Esse é um guia para fazer uma viagem no tempo! Em Guimarães, as ruas preservam a arquitetura antiga com construções em pedras ainda meio que em estilo medieval. Nos convidando a um passeio cheio de história por essa emblemática cidade ao norte de Portugal.
Aproveitamos uma promoção da CP Comboios de Portugal, companhia de Trem em Portugal e pagamos 2 euros na passagem de ida e volta de Aveiro até Guimarães (acompanhe no facebook, eles sempre tem essas promoções!). Ao chegar no centro da cidade qualquer um já se depara com um muro em pedras onde está escrito: “Aqui nasceu Portugal”.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A torre faz parte da antiga muralha de Guimarães, e o nosso ponto de partida para desbravar a cidade. Um dia foi o suficiente para conhecer os lugares mais importantes. A partir do Largo do Toural é possível encontrar cafeterias, restaurantes e belas lojas. Inclusive, muitas das melhores roupas e marcas de Portugal costumam vir das fábricas daquela região.
Entre as ruas e vielas, fomos andando a pé e vendo cada vez mais construções fenomenais desde pequenas casinhas num estilo que ainda se mantém. Chegamos no Largo da Oliveira, também carregado de história! Já pelo nome do local, que foi dado devido a uma árvore que secou e voltou a dar folhas anos depois e permanece até hoje. Mais a frente há um santuário gótico denominado por Padrão do Salado, erguido para comemorar a vitória contra os Mouros na Batalha do Salado. Ainda por ali está o edifício monumental que abrigava a prefeitura, e a igreja de Nossa Senhora de Oliveira, também em estilo gótico. Ao anoitecer esse largo fica cheio de gente que quer aproveitar a vida noturna da cidade para “tomar uns copos”.
Continuamos o nosso passeio a caminho do Castelo de Guimarães. Esse monumento foi erguido desde a época Portucalense, quando Portugal ainda era um condado.
Foi ali onde nasceu o famoso D. Afonso Henriques.
Passamos por escadas, terra batida, e muralhas em pedras para chegar ao topo! Os caminhos dentro do castelo levam a uma ponte até a torre central. Lá é possível conhecer muito mais da história de Portugal em como o condado virou país. Toda trajetória de D. Afonso Henriques, os territórios conquistados por ele, mais detalhes sobre a batalha de S. Mamede com as tropas enviadas pela própria mãe, dentre outras curiosidades. Toda a exposição no interior do castelo está em ordem cronológica e de forma interativa. Ou seja, é um passeio cultural agradável para todas as idades.
Ao continuarmos nossa caminhada pela cidade, paramos numa casa de doces regionais que nos chamou a atenção. Castelos, Toucinho do Céu e Doce de Guimarães são alguns deles. Experimentamos o ultimo que é feito com chila, amêndoas e doce de ovos moles. Muito bom!
Voltamos até o Largo do Toural por outro caminho. Passamos por mais construções antigas e algumas esculturas com designação católica. Chegando ao lindo jardim no Largo da República do Brasil, onde está a igreja de Nossa Senhora da Consolação ao fundo. A igreja também é conhecida como Igreja de São Gualter por ser centro das celebrações Gualterianas, uma comemoração típica realizada desde 1906 sempre no primeiro fim de semana de Agosto.
Caminhando mais um pouco, do lado esquerdo da igreja de São Gualter está a base de onde parte o teleférico para o Santuário da Penha. Uma ótima maneira de finalizar o passeio é vendo cidade pela vista lá de cima.
Para os amigos das trilhas, no alto da montanha da Penha também há alguns caminhos para passear, e quem não quiser pegar o teleférico pode optar subir de carro.
Quer passar a noite na cidade? Veja onde ficar em Guimarães no Booking.com
Leia mais sobre Portugal
- Roteiro de Trem por Portugal
- Passeios de trem a partir do Porto em Portugal
- Passeios de trem a partir de Lisboa em Portugal
- 10 coisas imperdíveis para fazer em Lisboa
- 10 coisas para fazer no Porto
- Morar em Portugal: vistos e experiências de quem já foi