A partir de terça-feira, dia 3 de Maio de 2016, quem comprar moeda estrangeira vai pagar mais caro. A Receita Federal anunciou o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre operações financeiras) de 0.38% para 1.1% então hoje é a última chance de comprar a moeda com o imposto antigo.
A medida pegou de surpresa os viajantes, que vem sendo atingidos pelas constantes mudanças nas alíquotas na hora de viajar. O último aumento aconteceu com imposto que encarece pacotes internacionais e antes disso o IOF dos cartões de pré-pago tinham aumentado de 0.38% para 6.38%, acabando com uma super vantagem desses cartões.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Levar dinheiro em espécie continua sendo mais barato, mas é preciso levar em consideração que se você perder o dinheiro ou for assaltado, não terá como reaver, então preste muita atenção nas dicas de segurança na hora de fazer compras no exterior.
Dicas na hora de comprar moeda estrangeira:
- Pesquise em diversas operadoras – Algumas operadores de câmbio vão dar descontos, principalmente essa semana para atrair os viajantes assustados com o aumento do IOF. Um bom site de comparação de câmbio é o Melhor Câmbio que compara várias operadores e te dá o melhor preço na cidade desejada.
- Verifique se a operadora é credenciada com o Banco Central – não se iluda com preço muito baixo e faça o dever de casa. Veja a lista aqui.
- Não deixe para comprar a moeda estrangeira na última hora – sem planejamento, você acabará sempre pagando mais caro.
- Planeje seu orçamento e faça a compra em várias vezes – se a viagem vai ser realizada em 3 meses ou mais, vá comprando aos poucos, dessa maneira você poderá pegar diferentes cotações da moeda.
- O cartão de crédito é necessário em alguns casos – para reservas de hotel, de carro, mas tente usá-lo apenas em situações em que ele realmente é requerido ou de emergência, pois como a cotação é apenas no fechamento da fatura, você pode ter uma surpresa desagradável na volta pra casa.
Quanto custa cada tipo de transação?
Dinheiro em espécie – 1,10% (a cotação é na hora da compra da moeda)
Cartão pré-pago – 6,38% (a cotação é a do dia do deposito no cartão, então se o dólar estiver em baixa, aproveite!)
Cartão de débito – 6,38% (cotação é da data da compra(se seu banco permitir) ou do saque)
Cartão de crédito – 6,38% (cotação na data de pagar a fatura)
E você? Tem planos pra viajar nas próximos semanas? Como planejou a compra da moeda estrangeira?