Bilbao é uma cidade pequena e muito fácil de ser explorada. É possível conhecer suas atrações principais em um fim de semana, mas antes de começar a bater perna recomendo vê-la do alto, a partir do Monte Artxanda.
Para chegar lá, use o Funicular de Artxanda, que tem serviço a cada 15 minutos praticamente o dia todo (das 7:15 as 22h nos dias de semana e 8:15 às 22h nos finais de semana) e não chega a custar 1 euro por pessoa cada perna (0,92 euros – não dá pra comprar bilhete ida e volta de uma vez, tem que comprar a ida lá embaixo e a volta quando for descer).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Lá no alto é possível entender a dinâmica da cidade com o Rio Nervión e mapear direitinho seu roteiro. Inclusive, dá pra avistar o aeroporto, assim como os pousos e decolagens. O protagonista da vista, claro, é o belíssimo Museu Guggenheim.
Demos sorte, já que o dia estava lindo e ensolarado. Mas mesmo assim lá em cima tem um ventinho, então é aconselhável levar um lenço ou jaqueta bem leve.
A ‘viagem’ até lá no alto (769 metros) é super rápida, leva cerca de 3 minutos, e o funicular é bem espaçoso. Aconselho ficar de pé, encostado no vidro olhando para trás, para ver como funcionam os cabos de aço que sustentam os ‘carros’.
Ficamos lá em cima cerca de meia hora, ou seja, é um passeio rápido, que pode ser encaixado em qualquer hora do dia.
Para ‘pegar’ o funicular, você pode ir passeando pela beira do rio, fica praticamente no meio do caminho entre o Casco Viejo (bairro antigo) e o Guggenheim, na altura da passarela Zubizuri (Plaza del Funicular, s/n).