Como base para nossa viagem pelas Highlands e subida do Ben Nevis, escolhemos Fort William, que é chamada de ‘capital outdoor do Reino Unido’. Isso porque a cidade (que é super pequena) está próxima a diversas trilhas e montanhas. Então, a maioria dos turistas que se hospeda lá acaba passando o dia fora, fazendo hiking, escalando montanhas ou até mesmo fazendo canoagem.
Fort William fica literalmente na base do Ben Nevis e na beira do Loch Linnhe, o que resume bem a região das Highlands. A cidade recebe turistas o ano todo, pois o inverno não afasta os aventureiros (nós mesmos estivemos lá no fim de março e havia muita neve na subida do Ben Nevis). Então, apesar de pequena, ela atende bem os turistas. Tem um monte de B&Bs, restaurantes e pubs, e também lojas que vendem equipamento para esportes outdoor.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como chegar em Fort William
Mesmo que você vá até a Escócia de avião – utilizando os aeroportos de Glasgow, Edimburgo ou Inverness – vai ter que chegar em Fort William de carro, não tem outro jeito. Nós dirigimos de Londres a Fort William (uma viagem MUITO longa, que levou cerca de 12 horas), e você também pode ir de trem. O trem que conecta as duas cidades direto é um trem dormitório (Caledonian Sleeper), que deve ser uma experiência bem bacana, mas infelizmente é bem carinho (saiba mais aqui). Também dá pra ir fazendo algumas trocas em estações ao longo do caminho, mas fica tão cansativo que não vale a pena.
Minha conclusão é: vá de avião até algum aeroporto na Escócia e alugue um carro. Até porque, é ideal que você tenha carro para explorar as Highlands da melhor maneira possível. É super fácil estacionar o carro na cidade, e todos os B&Bs tem estacionamento também.
O que fazer em Fort William
A High Street é a rua principal, onde circulam apenas pedestres. Ali estão os restaurantes e pubs, e também as lojas de equipamentos esportivos e de souvenir. Você também encontra supermercado, farmácia e cafés. Para quem tiver um tempinho e quiser aprender mais sobre a história da região, pode visitar o West Highland Museum, que também está na redondezas da High Street.
Outra atividade bacana, pra quem quer ter a vista do alto mas não tem pique para subir montanha, é a Gondola. Praticamente um bondinho que te leva até o alto de uma montanha (Aonach Mor) perto do Ben Nevis. Fica nos arredores da cidade, a cerca de 10km do centro de Fort William, e, se o tempo está bom, funciona todos os dias. Saiba mais aqui.
Onde se hospedar em Fort William
Eu já contei do B&B onde ficamos em um outro post. Mas na mesma rua desse B&B ficam muitos outros, um do lado outro praticamente. E quase todos oferecem quartos com banheiro e café da manhã. Veja mais opções de hospedagem no booking.com e no site de turismo de Fort William. Outra opção, para os mais aventureiros, é ficar em um camping nas redondezas.
[…] das vantagens de ter ido de carro de Londres até Fort William foi ter a oportunidade de curtir a paisagem no caminho. As Highlands escocesas são conhecidas […]
[…] Fort William: a capital outdoor do Reino Unido […]