A região montanhosa onde fica a Floresta Negra (no sudoeste da Alemanha) serviu de cenário e inspiração para diversas fábulas criadas pelos irmãos Grimm. Depois de ter conhecido esse lugar mágico, fica fácil imaginar essas histórias – Branca de Neve, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho – tomando corpo, e quando você caminha entre as árvores nevadas e encontra lagos que mais parecem um espelho, parece que a qualquer momento vai dar de cara com os sete anões voltando do trabalho ou a Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa da sua vó!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Estive na Floresta Negra em um fim de semana de fevereiro de 2016. Quando marquei a viagem, eu imaginava que iria encontrar uma paisagem bem típica de inverno, com neve, neblina e lagos congelados. Lembro de olhar fotos no Google e tentar desesperadamente descobrir o ponto exato onde aquela foto havia sido tirada, mas assim que dirigimos os primeiros quilômetros, nos demos conta que encontraríamos paisagens incríveis para onde quer a gente decidisse ir.
Como a grande parte dos lugares que a gente visita, o tempo disponível para explorar a Floresta Negra bateu de frente com tudo que queríamos ver e fazer. E é difícil seguir um roteiro ao pé da letra, já que é difícil resistir a uma estrada secundária margeada por árvores nevadas e as paradas pra tirar foto das montanhas, riachos e campos branquinhos são muito mais frequentes do que imaginávamos.
Mesmo no ápice do inverno, não tinha neve em muitos lugares, o que foi ótimo para ter uma ideia de como a Floresta Negra fica nos meses mais quentes. Em questão de 30 minutos a paisagem mudava bastante: de campo nevado a mata verdinha.
As cidades e vilarejos no meio da Floresta Negra também são encantadoras, e sempre uma oportunidade de fazer uma parada para um café ou refeição. Não espere que todos falem inglês, mas isso não foi impedimento para nos entendermos com ninguém. As pequenas estações de esqui pela estrada também são uma boa pedida para essas paradas estratégicas. E, para quem curte esportes de inverno, a viagem a Floresta Negra pode ser bastante produtiva! Além das pistas de esqui existem diversas rotas de trekking.
Acha que a Floresta Negra é o destino pra você? Então coloque suas botas impermeáveis, casaco quentinho, luvas e gorro e descubra esse lugar encantador!
Floresta Negra: informações práticas
Fui para a Floresta Negra a partir de Frankfurt. Alugamos um carro no aeroporto e dirigimos para Baden-Baden, cidade que usamos como base (nos hospedamos no hotel Heliopark Bad Hotel zum Hirsch.
Crie um mapa com alguns pontos de parada e anote o maior número de referências possíveis para localizar esses lugares com o GPS do carro. Algumas sugestões: Mummelsee, Titisee, Schiltach, Triberg, Freudenstadt. Entre um ponto e outro você irá encontrar muitos outros lugares para parar o carro ou estradas secundárias
É possível conhecer a Floresta Negra utilizando transporte público. Vários vilarejos tem estação de trem e vimos muitos pontos de ônibus pelo caminho. Optamos pelo carro para termos a liberdade de horário e roteiro. Dependendo da cidade onde você se hospeda, você tem direito ao KONUS, um cartão que dá livre acesso a transporte público na região. Consulte esse site para saber mais.
Taí um lugar que sempre tive vontade de conhecer. Inclusive quase fui estudar alemão em Freiburg, mas no final nem o curso nem um passeio por lá. Agora vai voltar à lista de lugares pra conhecer este ano. 🙂
eeee!!!!
Que demais esse lugar!! Acompanhei pelo insta e pelo snap a sua viagem e certamente entrou pra minha listinha!! A sensação é que vai mesmo aparecer alguma figura mágica no meio dessas arvores!!
E o quão profissa ficou esse vídeo?!!?
Parabéns, Helô!! E pro Martin tb, que mandou bem nas filmagens… hahaha 🙂
Beijão
Muito obrigada : ))))
Esse lugar é mágico! Identifiquei uma foto da cidadezinha de Schiltach alí! 😀
Estivemos na Floresta Negra ano passado, não tinha neve mas um sol de 40 graus!
Fizemos WWOOF em duas fazendas, se quiser dar uma olhada, fizemos vídeos lá também: youtube.com/jornadaviva
Abraços!
Adorei.
Gostaria de conhecer a rota dos irmãos grimm.
Vou levar meus filhos e gostaria de me hospedar nos castelos da Cinderela, rapunzel, lugarejos conto do chapeuzinho vermelho, flautista , gatos de botas, João e Maria
Na ordem da rota.
Quem já fez e puder ajudar agradeço.
Beijis
[…] Floresta Negra: o cenário dos contos de fadas dos irmãos Grimm […]
ameii, que lugar incrivel! farei esse roteiro em dezembro (dia 10 mais precisamente) .. será se tenho chances de ver neve tambem?
chances sempre tem! é ficar de olho na previsão!