Apesar do Jamie Oliver hoje comandar um império – mais que um chef, ele é uma marca – que inclui redes de restaurantes (como o Union Jacks e o Jamie’s Italian), livros, lojas (Recipease) programas de televisão, linha de produtos para cozinha entre muitas outras coisas – o restaurante Fifteen é seu mais icônico projeto, pelo menos aqui em Londres.
O Fifteen existe desde 2002 mas recentemente passou por uma reforma que não limitou-se apenas ao espaço físico: o conceito do restaurante foi reformulado. Antes, ele era dividido em dois ambientes, praticamente dois restaurantes diferentes – um mais descontraído no térreo e outro mais chique, na parte de baixo (eu não fui lá quando era assim, mas conheço várias pessoas que foram e me contaram).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Há mais ou menos 1 mês o Fifteen abriu novamente as portas, como uma coisa só: os dois ambientes servem o mesmo menu e tem o mesmo “jeito”. Mas o Fifteen continua sendo um restaurante escola, e todo o lucro é revertido para a Fundação Better Food – outro projeto “Oliveriano”.
Quando soube que reabriu, achei que era hora de finalmente ir lá. Fiz as reservas (acho difícil conseguir mesa sem reserva) com 3 semanas de antecedência, e lá fomos nós jantar no Fifteen num sábado a noite.
Olha, adorei. Mesmo! Achei a decoração bacana (não é aquele lugar metido a chique, é descontraído, as cadeiras poderiam ser da sala da nossa casa), o atendimento foi show, a comida estava muito bem feita (e as porções eram boas também) e a conta não é aquela coisa de outro mundo. Claro, não é o tipo de restaurante que dá pra ir todo mês, mas também não é aquela coisa “uma vez na vida”.
O menu não é dividido em entrada e prato principal: todos os pratos estão em uma única lista, e a ideia é pedir várias coisas e todo mundo dividir. Há uma boa variedade: tem carne bovina, de porco, salmão, carneiro, salada, carneiro – ou seja, a “base” é bem “British”. Eles usam apenas ingredientes locais e é possível que haja uma variação no cardápio no que diz respeito e verduras/legumes, por causa da estação.
Nós pedimos 3 pratos: sirloin grelhado (um corte de carne bovina, que veio fatiadinha), aspargos com ovo e trufas (aparentemente os ovos são da criação de galinhas do próprio Jamie), e ervilhas cozidas no vapor com queijo. Como as ervilhas demoraram, ganhamos também uma cesta de pães – devoramos absolutamente tudo!
De sobremesa eu fui de sorbet de pepino (o gosto do pepino é beeeeem lá no fundo, bem leve mesmo) e o Martin pediu torta de limão.
Tudo isso, com bebidas (um drink pra cada um) e serviço ficou em pouco menos de £100.
Fica aqui a minha recomendação! Mas não esqueçam de fazer a reserva (pelo site).
Fifteen:
15 Westland Place, N1 7LP
Segunda a domingo, abre do meio dia às 15h para o almoço e das 18h às 22h para o jantar
Helo
Ótima dica já que pretendo voltar a Londres este ano ainda.
Preços não são altos. Está no mesmo padrão dos Restaurante do Rio.
Bjs
Dani Bispo
Tenho curiosidade, mas, depois que comecei a assistir os programas de TV do Jamie Oliver, peguei implicância! Risos.
Nunca fui a Londres,não sei se terei oportunidade de ir algum dia.Conheci Jamie Olivier através de seu segundo livro”O retorno do chef sem mistérios” que peguei emprestado em uma biblioteca de minha cidade,simplesmente me apaixonei por seu trabalho.Logo em seguida comecei a assistir seus programas na televisão e descobri a respeito de seu programa de incentivo aos jovens no Fifteen. “Ele é o cara”