Fes (Fez) é a cidade imperial mais antiga e uma das mais fascinantes do Marrocos e o seu coração pulsa na medina.
Fes el-Bali é a medina ou cidade antiga de Fez, o principal ponto turístico da cidade. A mistura de cores e cheiros nas mais de 9.000 ruelas são extasiantes e a medina abriga atualmente mais de 150.000 moradores. Carros não entram na medina, então o transporte é feito nos lombos dos burros e carroças que dividem os apertados espaços com milhares de pessoas.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
De roupas a carnes expostas, vestidos de noiva a sapatos do Aladim, encontra-se de tudo na Medina. Algumas ruas são dedicadas a artigos específicos, em uma os mercados de prata, em outra as especiarias, tudo isso em uma confusão ordenada onde se avista até cabeças de cordeiro e perus vivos, sem contar a lâmpada do Aladim, a original, que é vendida a cada esquina.
Para aproveitar melhor a medina, o ideal é contratar um guia, dizer pra ele os pontos a serem vistos, pois ela é tão grande que a
chance de se perder nos labirintos é certa. Mas querendo mesmo se perder de propósito pelos corredores e ruas estreitas, uma dica do guia é procurar por duas vielas chamadas Talaa Kebira e Talaa Seghir que levam ao portal Bab Bou Jeloud, que sai da Medina.
Dentro da medina ficam os Riads, belíssimas casas onde moravam as famílias marroquinas, transformadas em pousadas, hotéis e restaurantes. Do lado de fora vemos apenas uma porta, mas depois que se entra, os azulejos e pisos decorados, as cores de tapeçarias e estofados mostram uma cena completamente diferente. Em comum, os riads tem uma área aberta no meio, cercado de pequenas salas e alcovas onde são servidas as refeições.
O Riad Tafilalet onde almoçamos tem além da excelente comida, uma vista incrível da Medina do seu terraço. De lá escuta-se o Adhan, o intenso chamado para as orações muçulmanas, que acontecem cinco vezes por dia.
O passeio à medina de Fez não estará completo sem uma visita aos curtumes. Cena muito comum na novela O Clone, ao dizer que sou brasileira, o funcionário de uma das lojas de couro cita o nome de Giovanna Antonelli. Sim, eles também nos associam a mesma novela que nós associamos ao Marrocos. A melhor vista do curtume é exatamente do andar superior das lojas que vendem artigos de couro, que por um minuto a gente acha que é o guia nos levando em algum lugar para receber algo troca. Confie e siga. Na entrada eles já te dão um ramo de menta, acessório indispensável para visitar o curtume com seu cheiro forte.
A medina de Fez tem duas Medersas (escolas religiosas) que valem a visita. A Medersa Bou Inania foi construída em 1300 e a Medersa el-Attarine além da arquitetura fantástica, tem vistas maravilhosas da medina. A Universidade de Al-Karaouine é a mais antiga universidade em operação do mundo. Mas nem tudo é arquitetura, história e belos azulejos. No meio da medina existem também fornos comunitários, onde os locais fazem pão, tão interessante, quanto vital para a sobrevivência da sociedade local.
A barganha é parte cultural do Marrocos. Aprendemos rápido que não se pergunta preço e vai embora. É preciso entrar no jogo da barganha e negociar pelo menos umas cinco rodadas de preço antes de sair andando a procura da próxima, ou corre-se o risco de ter toda a sua geração amaldiçoada (ou pelo menos é que o parece, na ininteligível língua berbere).
Para se hospedar em Fez, você pode escolher um Riad dentro da medina ou um hotel fora dela. Nos hospedamos em Fez no Hotel Les Merinides fica no alto de uma colina com uma vista incrível e é uma ótima opção na cidade.
Veja aqui todos os hotéis em Fez no Marrocos
Fez tem o Festival mundial de música sacra uma vez por ano, que pode ser em maio ou junho, um evento que vale a pena programar a viagem nesta época para ver.
Amei a cidade de Fez no Marrocos. E você? Já visitou o Marrocos?
Essa viagem teve o apoio do Turismo do Marrocos e Grupo Xaluca.
[…] Fez no Marrocos, do blog Aprendiz de Viajante: https://www.aprendizdeviajante.com/fez-no-marrocos/ […]
Gosto muito do teu blog e obrigado pelas dicas.Sou guia de viagem em Marrocos especializado ( idiomas portugues,francês e espanhol) por isso quero partilhar minha pagina web: https://viajar-marrocos.com/
Será um prazer ajudar a gente que querem visitar meu pais.