Recebi um convite na semana passada para jantar no restaurante Pabu do Chef Michael Mina em Baltimore juntamente com um grupo de jornalistas, profissionais de mídias sociais, relações públicas e blogueiros de Washington DC. Esses encontros acontecem frequentemente em DC em lugares diferentes a cada mês, mas um fato muito importante neste encontro organizado pela Ann Tran (@AnnTran_) : o jantar era COM o Chef Michael Mina e não apenas um jantar no restaurante dele.
O Pabu, que foi inaugurado em Maio de 2012, é um restaurante japonês do Chef Michael Mina em parceria com o Chef Japonês Ken Tominaga. Chef Tominaga é mais conhecido pelo restaurante japonês Hana em Sonoma, na Califórnia. O Pabu fica no Four Seasons, numa área lindíssima com vista para a baía de Baltimore.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Na terça-feira, dia do jantar, fui para Baltimore mais cedo para me despedir do Oscar. Aproveitamos para tomar um drink no Wit & Wisdom, que fica ao lado do Pabu e é também do mesmo grupo. Quando cheguei ao Pabu, uma parte do grupo estava lá, já provando algumas delícias do bar.
O restaurante tem uma decoração moderna e despojada. A cozinha aberta com um balcão é um convite perfeito para apreciar as delicias da comida japonesa.
Na foto abaixo, antes do jantar, no sentido horário: com o Chef Michael Mina, com o Chef Ken Tominaga, Executive Chef do Pabu Jonah Kim e Pastry Chef Chris Ford, o grupo de blogueiras e jornalistas: Monica Sethi, Elianne Ramos, eu, Ann Tran e Lisa Shapiro.
Michael Mina, para quem ainda não conhece, é um dos mais talentosos chefs da atualidade aqui nos Estados Unidos. Na verdade, ele não tem um programa de culinária na TV nem tem milhares de livros publicados. Seus feitos? Dezenove (19) restaurantes espalhados pelos Estados Unidos, dois deles com estrelas da Michelin – Michael Mina em São Francisco e Las Vegas, prêmio de Restauranteaur of the Year em 2011, Top Chef em São Francisco e Top Celebrity Chef em Las Vegas.
Agora imagine que oportunidade fantástica e a honra, não só de estar jantando num dos restaurantes dele, mas ter a companhia do próprio durante o jantar. Além dele, o Chef Ken Tominaga, responsável pelo cardápio, e Patric Yumul, sócio nos restaurantes também nos fizeram companhia.
Depois de um breve bate papo, apresentações e fotos com os convidados, fomos para um tatame reservado para o jantar.
O Menu, composto por 7 pratos e que apresentava uma variadade do que pode ser encontrado no menu tradicional do Pabu, estava impecável. Eu sou apaixonada por comida japonesa e sakê, então estava em estado de felicidade total, já que desde que cheguei aos Estados Unidos tive pouquíssimas chances de comer em restaurante japonês que eu tenha realmente gostado.
Pra começar a noite, o barman fez uma versão pra mim do que seria uma sakerinha de morango (foto abaixo a esquerda) que estava uma delícia e como parte do jantar, fizemos também o tasting de sakê, que era combinado com cada prato durante o jantar. Aliás, uma das muitas surpresas da noite, a @heysakelady também conhecida como Tiffany Soto é uma das poucas mulheres “Master Sommelier Sake” no mundo e a diretora de bebidas do Four Seasons, Pabu e Wit & Wisdom. Ela explica com maestria japonesa cada sakê, sua origem e qual a melhor combinação para cada prato.
Todos os pratos tinham alguma coisa especial.. no primeiro, meu favorito foi a “happy spoon”, que dispensa explicações… tem que provar. O sashimi feito com peixes frescos e até um vindo diretamente do Japão, do tipo que derrete na boca. E um dos meus preferidos: o Kokoro – coração de galinha no espeto com molho de sakê. Esse foi também o prato mais controverso, já que para os americanos da mesa, coração de galinha não é um prato comum.
Sushis e tempura de legumes completou o restante dos pratos. Tudo isso combinado com papos interessantes sobre mídias sociais, restaurantes, imigração, adversidades, São Francisco, vinhos, Sonoma, filhos, Twitter, Facebook ( o Chef Michael Mina iria fazer um jantar no dia seguinte com a irmã do Mark Zuckerberg para o projeto #CreativeLounge ) e até “twitter jail“. O Chef Ken Tominaga foi explicando um a um os pratos e qual o jeito certo de comer, como se come e o significado no Japão. Foi uma noite inesquecível, daquelas que a gente não tem como colocar preço, porque nem Mastercard pagaria.
E como não podia deixar de ser, minha parte predileta – a sobremesa, foi combinada com um sakê espumante, estilo champagne, que eu na minha ignorância “sakeristica” nem sabia que existia. Em série de quatro, feito no capricho pelo “Pastry Chef” Chris Ford do Four Seasons, as sobremesas (foto abaixo a direita): Strawberry Shortcake Cream Puff (muita gostosura pra traduzir!!! e meu favorito), Sesame Butter bon bon (Bombom de manteiga de gergelim) , Honey Panacotta (Panacota de mel) e Green Tea Mochi. Minha vontade era pedir bis, principalmente do Strawberry Shortcake. Simplesmente divino.
Preciso dizer que amei e muito? De toda a conversa ficou gravada uma frase dita pelo Chef Ken Tominaga:
“O segredo está nos pequenos detalhes.”
Informações Úteis
Pabu – no Four Seasons Baltimore
Culinária: Japonesa
Endereço: 725 Aliceanna Street – Baltimore, MD 21202
Twitter: @pabuizakaya
Obrigada a Ann Tran, ao Pabu e ao Chef Michael Mina pelo convite!
Nossa que delícia? Que tal postar essas "fotogastronomia" em nosso grupo SABOREANDO? https://www.facebook.com/groups/315635311848572/. Grande abraço.
Obrigada Susana, Publiquei lá! 😉
[…] em carnes, do Chef Michael Mina, que eu já contei pra vocês um pouquinho no post sobre o Pabu no Four Seasons de Baltimore. Os outros restaurantes da marca ficam em San Francisco, Scottsdale e Miami e estando aqui tão […]
Olá, gosto muito do seu blog, e gostaria de saber se vc tem alguma sugestão do que fazer em 1 dia em Baltimore?
[…] uma atividade ou outra, ver um show que está na cidade, ir jantar num restaurante novo (como o japonês Pabu que eu já contei aqui), ver os fogos no New Year’s Eve/ Reveillon, mas dessa vez decidimos […]