A região de Gamla Stan (Cidade Antiga) merece muitas e muitas visitas: eu por exemplo dei várias “passadinhas” por lá, meio sem saber porque, só por andar mesmo. Você vai ler em qualquer guia que é lá que estão concentrados muitos ícones da cidade, como o Palácio Real (Kungliga Slottet), a Catedral (Storkyrkan) e o Parlamento (Riksdagshuset), além de alguns museus pequenos e vários monumentos/estátuas históricos. Ok, tudo isso é legal, talvez valha a pena entrar em cada um desses lugares – mas Gamla Stan é uma atração por si só. Vá pra lá sem rumo e caminhe devagar nas ruas estreitas.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Obviamente as ruas principais estão apinhadas de restaurantes, cafés e lojas de souvenirs, mas todo esse conjunto tem seu encanto. É ali que você tem uma ideia de como era a Estocolmo medieval, e é bem legal ver como a vida moderna se encaixou em construções e ruas antigas.
Não tem segredo – atravesse uma das pontes que separa Gamla Stan da área “moderna” da cidade e pronto. Aliás, por mais que você queira se perder sempre vai acabar em uma das ruas principais ou em alguma praça imensa.
Gostei demais das lojas de souvenir de Gamla Stan, além das “normais”, que vendem ímãs, canecas, cartões postais e globos de neve, você também vai encontrar lojas com peças mais elaboradas – afinal não é a toa que a Suécia é referência quando o assunto é design de produto. A cidade toda tem muitos lugares legais que vendem objetos de decoração, mas as lojas de artistas e designers independentes de Gamla Stan tem um charme particular.
Agora, um lugar que você deve fazer uma paradinha estratégica, principalmente se estiver frio, é o Chokladkopen (endereço: Stortoget 18), um café que serve bebidas quentes deliciosas e super caprichadas – vá de chocolate quente!
Seu post está verdadeiramente gostoso…adorei, Bj
obrigada Marta!
Logo,logo,estaremos nesse lugar#morta de ansiosa.
ê, delícia!!!!
Eu também amei Gamla Stan! E não é mesmo preciso bater ponto por qualquer atração. Andar por aquelas ruas lindas já é um grande passeio!
Eu estive por lá e compartilho das suas impressões. Estocolmo é tudo de bom!!
[…] do frio implacável e da neve, nos apaixonamos por Estocolmo, e conseguimos aproveitar bastante. A cidade antiga é mega charmosa, e o Museu do Vasa (Vasamuseet) ultrapassou as minhas […]
[…] 2. Andar pelas ruazinhas de Gamla Stan, a cidade medieval de Estocolmo, descobrindo os cantinhos mais pitorescos no caminho. A Helô escreveu sobre Gamla Stan aqui. […]
[…] Gamla Stan: é a cidade medieval, onde Estocolmo foi fundada em 1252. Fica em uma pequena ilha, e seus prédios e ruas medievais estão lindamente preservados. O Palácio Real fica aqui, assim como a praça Stortorget, o Museu Nobel, a Catedral de Estocolmo, assim como muitas lojas, restaurantes e cafés. Vale a pena passear por Gamla Stan quantas vezes você puder, descobrindo os cantinhos mais pitorescos da cidade velha. A Helô já escreveu um post sobre Gamla Stan aqui. […]
Já estive lá em duas ocasiões, uma no inverno e na outra vez, esse ano, quase chegando o verão, com temperatura até elevada para a época. Muito interessante sempre.
Opa, anotei aqui pra lua-de-mel! Beijos flor.