Apesar da Europa ser incrível e de eu me encantar com cada novo lugar conhecido, Estocolmo despertou em mim um interesse diferente, uma certa fascinação que há algum tempo eu não sentia. Espero entender melhor essa paixão repentina através dos meus posts aqui! A viagem pra lá caiu na minha cabeça: de repente me toquei que a pessoa que cobria uma feira de móveis que rola lá todo ano não poderia ir dessa vez…. então fui eu! E, depois de muito tempo, consegui dar um jeito de levar o Martin junto comigo para aproveitarmos alguns dias antes de eu ter que trabalhar.
Então, no sábado pela manhã, embarcamos pra nossa primeira visita a Escandinávia. Eu estava sem muitas expectativas – acabo de fechar um mês muito corrido no trabalho, onde as viagens para visitar as feiras mais me consomem do que me encantam – e aí tomei um tapa na cara quando cheguei lá. Um frio danado, mas um sol lindo. Ótima recepção no hotel, com direito a dois cartões VIP para explorar as atrações da cidade gratuitamente (conto sobre isso depois!), e a grata descoberta que os suecos gostam tanto de café e de de design quanto eu.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Ou seja, me encontrei.
Nosso fiel mapinha foi super útil, mas achamos tranquilo caminhar pelo centro e aos poucos já andávamos com desenvoltura. De café em café, de loja de design a loja de design, de museu em museu.
Entre tudo de muito bacana que vimos/fizemos/visitamos, estão inclusos:
- um navio de madeira resgatado do fundo do mar depois de 333 afundado e esquecido
- renas, lobos, alces bisões e linces
- obras de arte assinadas por Rembrandt, Le Corbusier, Courbet, Degas e Rubens
- patos e cisnes alternando entre nadar e andar sobre pedaços de gelo
- um fim de tarde de cair o queixo sobre a cidade antiga (Gamla Stan)
- um mercado gastronômico de deixar os foodies malucos
- o restaurante onde, dizem por aí, em almoços informais, são escolhidos alguns dos vencedores do prêmio Nobel
- e uma cidade branquinha, tirada de um conto de fadas, mas onde nada para de funcionar
Como ainda vai levar um tempinho pra eu escrever tudo o que vi e fiz em Estocolmo aqui, fiz questão de deixar esse post – não muito didático, mas um tanto quanto apaixonado – pra te fazer incluir a cidade no seu roteiro Europeu. Que tal?
Opa. Sugestão mais do que aceita. Adorei o post e as fotos. 🙂
obrigada Nah! to namorando as fotos tbém, essa máquina nova é muito boa!
Já adorei e subiu muitas posições na minha lista! 🙂
Ai Lu, entao vc vai amar a série de posts que vem por aí!
Job done, ta na lista. A Escandinavia sempre me fascinou.
Nossa Chris, agora to com muita vontade de explorar mais essa regiao – antes nao era assim tao prioridade pra mim nao, confesso!
Já faz um tempo ando pensando em Estocolmo, agora fiquei ainda mais animado.
ae, que legal que meu post te animou ainda mais! vou agilizar pra escrever os outros
Me deu saudades! Também amei Estocolmo, Helô! Que cidade mais linda! Na verdade me apaixonei por tudo que conheci na Suécia. Já pedi pra minha amiga que mora lá me adotar. rsrs
Vc conhece bem a Suécia Cá? O interior deve ser lindo….
Bem não, Helô, mas viajamos com essa amiga e o marido dela, que é sueco, para o Norte, então deu pra ver um pouquinho. Voltei completamente apaixonada pela Suécia. Agora quero voltar para conhecer o sul do país e aproveitar mais Estocolmo.
uau, o norte deve ser liiindo. foi no inverno? deu pra ver a aurora boreal?
Helô, fomos no verão, apesar de termos pego 7 graus. rsrs Mas também não chegamos a ir tão ao norte. Subimos “só” uns 500 km acima de Estocolmo. Depois dá uma olhadinha lá no blog: http://www.viaggiando.com.br/2011/12/sueciaindice-de-posts.html As paisagens são mesmo lindas. Beijos!
Estocolmo, após apenas uma visita, virou um dos lugares mais queridos para visitar. Adorei. E a gentileza das pessoas, é comovente. Lugar incrível, para onde voltaremos, com certeza.
Adorei o post, Helô.
Obrigada marcie! realmente, as pessoas sao incriveis, mega atenciosas!
A Suécia é realmente um lugar apaixonante.
Também fiz um texto, para o blog, sobre Estocolmo, mas no verão!!!
http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/05/28/estocolmo-na-suecia-com-a-jessica/
Jéssica, fiquei com muita curiosidade pra conhecer Estocolmo no verao, já tinha lido seu post, claro!
Aaaaaah… pode anotar aí no caderninho que vale MUITO conhecer a Suécia no verão! É maravilhosa!
<3 amei!!
já queria ir, imagina agora!
vc vai gostar da série de posts que vou fazer entao! guentae : )
Ainda não sei de nenhum detalhe, mas as fotos e as suas palavras já me encantaram!!!
Esperando pelos posts!!
;D
poxa, assim eu me acho hehehehehe ; ) pode deixar, vou agilizar pq quero escrever com as ideias ainda “frescas” sabe?
Nossa Helo, obrigada por compartilhar essa maravilha de cidade!
Meu passaporte ficou coçando minha mão por aqui 🙂 A cidade entrou definitivamente na minha listinha de lugares no mundo para conhecer!
Beijo
Nossa to super contente que o pessoal tá se empolgando com Estocolmo! e esse foi só um preview hein? ; )
Helo
Agiliza entao pq vou estar la em maio com duas amigas,ja li muito sobre a cidade mas vindo de voce sei que a informacao é sempre a melhor.
Um abraco
pode deixar Paula, até meio acho que já terei publicado mais alguns posts ; )
Oi Heloisa,
Estocolmo è linda, eu gostei muito. Moro em Milao e fui para la 5 dias em agosto de 2010 e acho que realmente vale a pena inclui-la em uma visita a Europa.
Tivemos a sorte de pegar ainda um tempo legal (apesar que era metade de agosto e ja faziam SO’ 21 graus) e aproveitamos bastante.
Compramos a Stockholm Card que é fantastica e inclui os museus e transporte publico (incluindo os barquinhos que te levam de uma ilha a outra.). Ah, fizemos tb, incluida na card, uma visita guiada (em ingles) pela cidade com um guia muitoooo simpatico.
A cidade é muito limpa, organizada e segura,,,
Vale a pena!!!
Oi Mage – eu também tive acesso ao Stockholm Card, foi ótimo. Vou escrever aqui sobre isso! (tô agora fuçando seu blog, vou a Milão todo ano a trabalho e fico 4, 5 dias lá, em abril!)
Oi!! Vi que vc curtiu o blog… Obrigada, seja bem-vinda…
o blog é bem recem-nascido, tem 4 meses, mas esta indo, eu acho… Pelo menos eu estou me divertindo bastante e me dedicando…
Qdo vi o trabalho que vc faz, imaginei que vc viesse pra ca para o Salao do Movel em abril… Sei que è super corrido, mas se vc quiser, me de um toque qdo estiver aqui, que a gente pode se conhecer… Podemos montar um post juntas 🙂
Vou ficar esperando os outros posts de Estocolmo e te sugiro voltar no verao…
Um abraço e prazer!!
pode deixar Mage, a gente vai se falando! É bem corrido sim, e vou pra lá com toda a equipe do trabalho, mas não custa nada tentar! : ) seria muito legal escrever 1 post a 4 mãos sobre Milão aqui pro blog – eu tava pensando mesmo esses dias que já fui tantas vezes a Milão, mas é sempre nesse esquema de trabalho e fico meio “insegura” pois apesar de andar por toda a cidade, o foco é outro sabe? Vamos conversar então!
Helo esse seu trabalho nos mata ainda de inveja 🙂
Deve ser maravilhoso juntar tanta coisa em uma viagem de trabalho, como vc fez.
Parabéns pelo post, vcs estão super caprichando.
Helô! Adoro teus posts, te sigo no Twitter mas comento super pouco, acho que só uma ou duas vezes… Agora, precisei vir te dizer que em todos os meus sonhos de viagens (somos principiantes, meu marido e eu) Estocolmo sempre esteve no topo e nem sei bem explicar porque, talvez a sonoridade do nome, talvez os cenários, os mercados, as construções… Muito antes de Nova York, Paris ou Londres, esse é o destino paixão crônica! Então posso dizer que amei esse post e os outros que se seguem, já estão na minha lista de leitura e de viagem futura! Que seja um futuro próximo, espero!
Beijos!
Ah, estou sempre recomendando o Aprendiz, é bom demais!!! Obrigado por compartilhar com a gente tantas experiências boas e tantas dicas especiais!
Oi Heloisa, adorei os seus comentários! De repente posts apaixonados fazem mais efeito que os didáticos, né? Obrigado pelo site e pelas dicas. Já estive próximo da Suécia, mas parece que agora você me convenceu! rs. Então gostaria de saber quantos dias você recomendaria para conhecer Estocolmo. Eu e a minha esposa teremos cerca de 20 dias em abril/maio de 2014. Aí pensei em ficar um tempo em Estocolmo e depois fazer mais um ou dois países da região, quem sabe Dinamarca, Polônia ou algum outro.
Desde já muito obrigado!
Muito obrigado.
Abraço
Marcelo Balbino
Oi Marcelo! Olha, acho que pelo menos 3 dias inteiros viu? Em 2 dias dá pra ver bastante coisa, mas precisa ser um ritmo mais corrido! 3 dias vc consegue caminhar beeem mais tranquilo!
Oi Heloisa, muito obrigado por sua resposta! Normalmente nós preferimos fazer menos países, com calma, ainda que leve um tempo maior. Para Estocolmo havia pensado em 5 dias, mas então talvez seja muito, né? Comecei a elaborar meus próprios roteiros porque normalmente para as agências de viagens, quanto mais dias você tem para usar, mais países são inclusos nos pacotes. Só que aí fica tudo muito corrido e a gente acaba não conhecendo bem nenhum lugar. Dessa forma eu mesmo preparo os roteiros das viagens, a partir de guias, leituras e depoimentos. Por isso adorei esse blog com textos e fotos e vou continuar seguindo! Valeu! Obrigado! Abraços
Marcelo Balbino
Acho q em 5 dias certamente vc consegue fazer uns passeios bate e volta pra outras cidades perto! Boa viagem e depois conta como ficou o roteiro!
Legal! Combinado! Vou começar a estudar a região e planejar a viagem. No começo deste ano fizemos um roteiro legal, em pleno inverno, por Londres (avião), Viena, Munique e Praga (trem).
Valeu! Obrigado! Abraços
Marcelo Balbino
Você acha que da para ir em Fevereiro para lá? Ou vai ficar insano de frio? rsss
foi quando eu fui, Marcelo! Frio é sim, mas tudo depende da sua tolerância!! eu já moro em Londres então acho q estou mais preparada, mas pra quem não está acostumado com frio europeu, pode ser 1 choque. O negócio é se vestir bem agasalhado e nao deixar o frio atrapalhar!