Os Estados Unidos anunciaram neste domingo, dia 24 de maio, que viajantes que embarquem no Brasil terão sua entrada proibida nos Estados Unidos por causa do coronavírus. Não só Brasileiros estão na lista. Estrangeiros que tenham passado pelo menos 14 dias no Brasil, salvo raras exceções, também serão proibidos de entrar no país.
A medida que entra em vigor no dia 29 de maio, não é novidade, já que o presidente dos Estados Unidos havia sinalizado em outras ocasiões (dias 28 de abril e 19 de maio) que se a situação não melhorasse no Brasil, os Estados Unidos adotariam medidas severas. Inicialmente foi cogitada apenas a proibição da entrada de viajantes vindo do Brasil, na Flórida, quando o governador da Flórida foi à Washington DC, mas a medida vale para todo o país.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A nota diz que:
“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de viajar para os Estados Unidos. A ação de hoje vai garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”
Quem está isento
A medida não será aplicada a cidadão americanos que estejam no Brasil e queiram retornar, pessoas que tem residência permanente nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano. Estão isentos também filhos ou irmãos de americanos, desde que tenham menos de 21 anos. Membros das tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentas.
Outros países também passaram por medidas similares
Em fevereiro os Estados Unidos proibiu a entrada de pessoas provenientes da China (excluindo Hong Kong e Macau), do Irã. Em Março foi a vez de países europeus membros da zona Schengen, seguidos pelo Reino Unido e da Irlanda.
A medida com a proibição não tem data para acabar.