Em agosto passado nós passamos duas semanas entre Copenhague e Estocolmo, no verão escandinavo. Claro que o verão por lá é que nem inverno para uma carioca como eu, a temperatura média máxima estava na casa de 23 graus, e ainda esfriava a noite. Mesmo assim pegamos dias bonitos, principalmente em Estocolmo, e pudemos apreciar essas duas cidades lindas, civilizadíssimas, cheias de palácios, museus com muitas histórias dos seus antepassados vikings, boa comida, muita gente bonita e lojas com os produtos de design mais bacanas. Tudo isso sendo super kid-friendly, uma verdadeira lição pra muita cidade pelo mundo. Ainda vou escrever posts detalhados sobre cada cidade, mas este é o meu top 25 coisas que amei em Copenhague e Estocolmo.
1. Comer um autêntico smörgåsbord no Grand Hotel de Estocolmo, o buffet sueco que tem vários tipos de salmão, herring e outras comidinhas deliciosas, com direito a aquavit (a bebida local, lembra vodka).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
2. Andar pelas ruazinhas de Gamla Stan, a cidade medieval de Estocolmo, descobrindo os cantinhos mais pitorescos no caminho. A Helô escreveu sobre Gamla Stan aqui.
3. Levar os meus filhos ao verdadeiro Tivoli em Copenhague, o segundo mais antigo parque de diversões do mundo, que inspirou Walt Disney e tantos outros pelo mundo – e seus maravilhosos jardins.
4. Assar um pão viking (e comer depois de pronto) com as crianças no Historiska Museu em Estocolmo. Ficar maravilhada com o Gold Room deste mesmo museu, que tem todo o trabalho em ouro fantástico desde antes dos vikings.
5. Visitar o Castelo de Rosenborg, construído em 1606, ver as jóias da coroa dinamarquesa no subsolo e passear pelos lindos jardins (e ainda esbarrar com um amigo dos tempos de faculdade na saída, mega coincidência!).
6. Ver como os dinamarqueses de Copenhague vivem sobre as suas bicicletas, fazendo tudo com elas: carregando bebês, compras, levando as bicicletas em trens (com vagões para isso), tudo preparado para uma vida em duas rodas.
7. Ver o navio Vasa, o único navio praticamente intacto do século 17, no Vasamuseet em Estocolmo (a Helô já fez um post sobre ele aqui).
8. Babar nas lojinhas de produtos de design super descolados em Copenhague, como a Illums Bolighus e a Artium, onde eu não resisti e comprei várias coisinhas bacanas.
9. Ficar de queixo caído com a beleza das pontes e ilhas de Estocolmo passeando de barco pela cidade (o Arquipélago no mar Báltico do qual Estocolmo faz parte tem mais de 30.000 ilhas!).
10. Ver as casinhas coloridas do Nyhavn, um canal histórico de Copenhague atualmente cheio de restaurantes e lojinhas (sim, é super turístico, e sim, é muito bonitinho).
11. Fazer o tour do Stadhuis, a prefeitura de Estocolmo, onde acontece o baile com os vencedores do prêmio Nobel. O hall de mosaicos de ouro é lindíssimo. Do alto da torre do Stadhuis você tem a melhor vista da cidade.
12. Ficar hospedada em apartamentos de famílias locais em Copenhague e Estocolmo, vendo de perto como essas famílias vivem, aprendendo com eles um pouquinho mais sobre o seu dia-a-dia e lugares preferidos.
13. Passear pelas lindas ruas de pedestres de Copenhague, que foram das primeiras do tipo no mundo, e deixar o Eric correr atrás dos pombos.
14. Ouvir a música de parabéns em dinamarquês de pessoas sentadas ao nosso redor em mesinhas de rua, celebrando o aniversário de 6 anos da Julia (eles cantaram pra ela).
15. Ver a ótima exposição sobre os Vikings e descobrir a área interativa para crianças do Nationalmuseet em Copenhague.
16. Visitar o Palácio Real em Estocolmo, especialmente o Royal Armory com uma coleção de armaduras, armas e roupas incrível, as jóias da coroa sueca (não pode fotografar) e os Estábulos Reais com as carruagens (e até o trenó) reais.
17. Andar pelo Södermalm (bairro onde nos hospedamos em Estocolmo) a noite, vendo as ruas cheias de restaurantes e barzinhos lotadas de gente se divertindo.
18. Explorar o Skansen, um dos museus vivos mais antigos do mundo, cheio de construções interessantes, animais nativos da Suécia, música, atividades para as crianças, muito legal. A Helô escreveu um post sobre o Skansen aqui.
19. Ir até Birka, um sítio arqueológico viking e mais antiga cidade sueca, do século 8, e aprender mais sobre a história desse povo.
20. Ver os barcos e brincar de vikings em Copenhague, a caminho da Pequena Sereia, que estavam emprestados pelo museu de Roskilde.
21. Descobrir com os meus filhos os playgrounds mais legais espalhados por Copenhague e Estocolmo, apreciar como as cidades são bem-pensadas até para os pequenos.
22. Comer os melhores salmões da vida em Estocolmo.
23. Ficar muito impressionada com o aeroporto de Copenhague, que deixa os aeroportos americanos no chinelo. E ainda tem Lego pras crianças brincarem enquanto os pais esperam as malas na esteira…
24. Apreciar Copenhague e suas torres do alto, do observatório no topo da Rundetårn.
25. Ouvir e apreciar duas línguas tão diferentes das que eu estou acostumada (adorei ouvir o pessoal conversando em sons que eu nunca tinha escutado antes), e agradecer aos dinamarqueses e suecos por falarem tão bem o inglês!
Isso foi tudo que a gente fez? De jeito nenhum, tem muitas outras coisas legais mas que não entraram nessa lista. Mas vou escrever mais posts em breve sobre as duas cidades!
Agradecemos ao Visit Copenhagen e ao Visit Stockholm pelos ingressos para a maioria das atrações. Hospedagem, comida e transporte foram por nossa conta. O Aprendiz de Viajante mantém total controle editorial de todo conteúdo publicado neste site.
A MELHORRRRRR HERANÇA QUE PODERIAM DEIXAR PARA OS SEUS FILHOS ,,,PARABÉNS !!!
Eles adoraram 🙂
Adorei esta idéia de se hospedar em casa de família, existe algum site confiável onde a gente pode pesquisar referências?
Usamos o AirBnB pra alugar esses apartamentos, falamos sobre ele aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2013/09/26/airbnb/
Olá Luciana! Parabéns pelas fotos de Oslo e Copenhagen! Em nossa Lua de Mel, passamos por Copenhagen e foi muito bom rever essa cidade tão linda. O parque Tivoli, os bares na calçada e a simpatia de todos.. Fomos no mês de outubro e apesar de estar ensolarado, fazia um friozinho maravilhoso. Abrs a vocês. Imelton e Anita.
Obrigada Imelton e Anita! Estocolmo e Copenhague são realmente muito bonitas, Oslo estava no meu roteiro inicial mas desistimos, queríamos ter mais tempo pra explorar cada cidade. E que bom que vocês pegaram sol em Copenhague, a gente pegou um tempo muito doido, chovia e fazia sol alternadamente várias vezes ao dia. Abraço!
Meninas, vcs têm um olhar especialíssimo. Viajei na viagem de vcs. Queria muito o endereço onde possa encontrar tudo de todas as cidades que conhecem. Agradeço a atenção. E continuem viajando: excelente p vcs e p nós também. Abraço afetuoso. Maria (Recife Brasil).
Obrigada, Maria! Vou publicar o mapinha em breve com todos esses lugares!
Fantástico….parabéns! Porque muitos pais tem condições de passear com seus filhos e muito não fazem.
Eu adoro viajar e sempre que posso também curto com meus pequenos Nicolas (9) e Guilherme (6).
Continuem assim!
Abraços!
Giselia
Obrigada Giselia, a gente viaja com os dois desde bebês 🙂 E vamos nós, famílias viajantes!
Não conheci Estocolmo, mas adorei o interior da Suécia! E Copenhagen é tudo de bom mesmo!!!! Quando era adolescente fiz intercâmbio na Dinamarca, mas fiquei longe da capital, que visitei algumas vezes. Não tenho nem palavras pra dizer como o pais todo é sensacional!
Fernanda, eu quero muito voltar pra conhecer o resto do país! Tem tanto lugar legal que vi nos guias de viagem e eram muito longe pra conhecer dessa vez…mas voltaremos!
Belo post, Luciana! Anotei tudo e estarei por lá no segundo semestre!!!! Obrigada!
[…] Viram o post que eu escrevi esses dias lá no Aprendiz de Viajante com as 25 coisas que eu amei em Copenhague e Estocolmo? […]
Olá, Luciana … Tudo bem. Muito interessantes as suas postagens. Poderia me informar sobre qual a melhor forma de levar valores para uma viagem aos países escandinavos? Dinheiro, cartão, em qual(is) moedas – local ou euro? Obrigada .
Bethy, eu só levei cartão e sacamos dinheiro na moeda local lá, nas máquinas. Eu não costumo levar dinheiro em espécie não.
Ótimo ter o top 25 =) Adotei alguns e vão ser super úteis pra lua de mel! Beijos
EEEE Lelei, bom te ver por aqui, que delícia de viagem de lua-de-mel 🙂
Luciana, excelente seu blog! Só de ler é como se eu estivesse viajando!
Pretendo conhecer a Escandinavia, mas sempre fico pensando que deveria conhecer as três capitais: Copenhagen, Estocolmo e Oslo. Pelo seu relato vocês conheceram as duas primeiras. Suponho que sejam as melhores. Estou certo?
Se eu for a apenas uma delas, qual você recomendaria?
Desde já agradeço.
Paulo, se fosse pra escolher uma eu iria pra Estocolmo!
Preciso voltar à Escandinávia para fazer todas essas coisas!! Que delicia de viagem!
Vou para Escandinávia em julho. Chegarei por Oslo, onde ficaremos alguns dias e em Bergen também. Minha dúvida é se depois vamos para Estocolmo ou Copenhage. Qual das duas capitais valeria mais a pena? Poderia me dar sua opinião? Vamos com nossos três filhos (de 12, 19 e 20 anos).