Encaixamos uma visita a Erice meio sem querer, pois eu fiquei curiosa pra saber se a cidadezinha era mesmo tudo aquilo que o guia dizia. Nesse mesmo dia nós havíamos ido a Marsala e Segesta, já estávamos bem cansados e com muito calor. Mas o guia descrevia Erice como “uma esplêndida cidade medieval”, então não resisti! Programamos o GPS e lá fomos nós, montanha acima.
*** Leia também: roteiro de 2 semanas na Sicília***
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Erice fica no topo do Monte San Giuliano, e a estradinha cheia de curvas parece interminável (se você fica enjoado, já se prepare). Chegando lá, é preciso deixar o carro no estacionamento, na Piazza Grammatico (Tenha moedas! Custa cerca de 2 euros por hora) para caminhar pelas ruelas de pedra. Falando em ruelas de pedra, tome bastante cuidado! A superfície é escorregadia e tem alguns desníveis, qualquer distração e você pode levar um tombo.
Erice é muito pequena, e seu formato triangular facilita o passeio. Eu aconselho começar pela Via Vittorio Emanuele, onde você encontrará diversas lojas de souvenirs, ateliês de cerâmica, restaurantes e confeitarias. Aproveite para provar algumas das delícias sicilianas, caso você ainda não tenha tido a oportunidade. A partir dessa rua, a dica é criar seu próprio percurso, e entrar em algumas outras ruas menorzinhas e mais vazias. Repare nas fachadas das casas, muitas com pequenos altares ou placas de cerâmica pintadas a mão que indicam quem mora ali.
Caminhar pelas ruas de Erice me lembrou bastante dos passeios que fiz em Girona e Santillana del Mar (ambas na Espanha). Eu adoro pequenas cidades medievais, e acho maravilhoso ter a oportunidade de passar por ruas e monumentos que presenciaram tantas ocupações, batalhas e outros momentos históricos. Em Erice, por exemplo, você pode ver parte das muralhas originais da cidade, construídas no século 8. Outros monumentos da cidade são o Castello de Venere (de onde se tem uma vista sensacional do litoral noroeste da Sicília) e a Chiesa Matrice (Catedral), que fica pertinho do estacionamento na entrada da cidade. Eu não entrei em nenhum deles, mas sei que estão abertos para visitação.
Mas o que é impressionante é mesmo a vista. Conseguimos até ver os barcos saindo do Porto de Trapani em direção a Favignana, lugar que havíamos visitado apenas poucos dias antes.
Erice: informações práticas
- Como eu falei, cheguei lá de carro. Eu estava hospedada em San Vito Lo Capo e nesse mesmo dia já tinha passado por Marsala e Segesta. Cheguei em Erice cerca de 5 da tarde e fiquei até umas 7, mas gostaria de ter ficado mais. Aconselho resevar pelo menos 4 horas, mas não recomendo ficar hospedado lá, pois para chegar e sair você sempre terá que encarar a estrada sinuosa ou pegar o bondinho para Trapani. Consulte esse site para saber os preços e horários de funcionamento do bondinho.
- Eu estive lá no verão e estava um dia muito quente e abafado. Mas como a cidade é no topo da montanha, pode ter bastante vento e frio nos meses não tão quentes. Leve uma jaqueta!
- O blog Descobrindo a Sicília também tem um post ótimo sobre Erice, inclusive contando alguns fatos históricos. Vale a pena dar uma lida!
Olá boa tarde estou planejando ir para ibitipoca. Vocês poderiam me dar dicas de roteiro e lugar para hospedagem em conta.
Desde já agradeço
nunca fui, então não sei ; )
Helo, moro “perto” e nunca estive na Sicilia. Cada vez que vejo um post fico louca pra me organizar e fazer um passeio por lá. Que região linda e encantadora! Adorei o post!!!
Esperando vcs aqui em Firenze 😉
Bacione,
Denya
quero voltar, com certeza!
Denya, moras em Firenze? Se possível podias me enviar algumas dicas de hostel em Firenze e lugares na Toscana. 😀 e-mail: lucasdrd@live.com
[…] então você não precisa planejar uma viagem pra lá apenas pro verão, com foco na praia. Erice é um desses lugares, uma cidadezinha linda, no topo de uma montanha, charmosa em qualquer época […]