No início existiam as lojas de produtos alimentares, aqui na Itália chamadas Alimentari ou Drogherie. Mas já no final do século 19, um senhor tcheco chamado Francesco Peck abre uma loja que vendia presuntos de origem austríaca e alemã.
Alguns anos depois, a Peck já era um estabelecimento elegante onde as senhoras milanesas compravam raviolis para cozinhar em casa. Nascia assim, talvez o primeiro empório gastronômico em Milão.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nos últimos anos o interesse pela gastronomia cresceu e em um país como a Itália, de grande tradição culinária, a venda de produtos de qualidade e a possibilidade de experiências gastronômicas se misturam nos modernos empórios.
Nesse post deixo a dica de quatro empórios gastronômicos em Milão, começando com o mais antigo e chegando ao mais recente.
Peck
Loja de referência para produtos gastronômicos em Milão, a Peck nunca foi um empório para todos. Ainda hoje são as famílias mais abastadas da cidade que frequentam o lugar para fazer compras dos produtos mais variados, com tipos de queijo que custam 60 euros/Kg, passando as massas frescas a 40euros/Kg e chegando as trufas brancas a 9.000euros/Kg.
Além dos produtos frescos, é possível também comprar molhos, condimentos, chocolates, doces e o famoso panettone milanês, que é vendido o ano inteiro.
Ainda que sua carteira não seja das mais recheadas, vale entrar na loja para dar uma voltinha (nada de fotos) e respirar a tradição. No andar de cima, eles tem o bar e um restaurante com preços abordáveis, onde você pode parar para almoçar, para um chocolate quente no inverno ou só mesmo para um café em pé no balcão.
A Peck também tem no subsolo da loja a mais bem abastecida adega da cidade. Para quem não consegue ir embora sem levar uma garrafa de vinho.
Endereço: Via Spadari, 9
Horário de funcionamento: Segundas: das 15 às 21h / De terça a sexta: das 10 às 21h /Sábado: das 9 às 20h / Domingo: das 10 ás 17h
Eataly
É o empório gastronômico mais conhecido pelos brasileiros já que acabou de abrir uma em São Paulo e tem em Nova Iorque e em Chicago(entre outras cidades pelo mundo).
Não, o Eataly não é uma idéia do Mario Batalli (ele é só um dos sócios nas Américas) e nasceu no Piemonte, uma concepção do empresário Oscar Farinetti de levar o melhor dos produtos italianos para o mundo.
A primeira loja aberta foi a de Turim em 2007 e dalí para o mundo.
O Eataly Milão tem pouco mais de 1 ano e fica no sugestivo ex Teatro Smeraldo, motivo pelo qual os visitantes se deparam com um palco em um dos mezaninos.
A fórmula é simples e igual em todas as lojas: vários tipos de produtos à venda (massas, molhos, carne, peixe, frutas e verduras, queijos, pães e vinhos, utensílios de cozinha) emoldurados pelos restaurantes dedicados aos vários tipos de comida (massas, peixe, frituras, carnes, foccacia, piadina, chocolates e café). Para quem quer uma experiência estrelada, o restaurante Alice (uma estrela Michelin) oferece menus no almoço (preços mais baratos) e jantar .
Sempre cheio de turistas e locais, tenho a impressão que a filial milanesa já nasceu pequena. Mas vale uma passada para conhecer e se abastecer de geleias e mel para queijos, pestos, balas e chocolates italianos, torrones e o que mais você conseguir pensar e comer.
Endereço: Piazza XXV Aprile, 10
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 às 24
Eats
Menor que o Eataly e bem menos turístico, fica no subsolo da loja de departamentos Excelsior, bem no Corso Vittorio Emanuele.
Com uma seleção de produtos italianos e importados, frescos e secos, tem também um espaço com mesinhas para o almoço e parte superior da loja é reservada aos utensílios de cozinha.
E lá que eu compro um mel com trufas negras para acompanhar queijos, minha manga (chega de avião e são deliciosas…e caras) e o chá de alcaçuz que meu marido adora.
Endereço: Galleria del Corso, 4
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 às 21h
Il Mercato del Duomo
É o mais novo empório gastrônomico da cidade e o mais central, já que fica em um dos lados da Praça Duomo. Inaugurado dia 1 de maio de 2015, é distribuído em 3 andares onde se misturam o mercado com as propostas de frutas, verduras, carnes, queijos, doces e uma pequena seleção de produtos como molhos, condimentos e massas e os espaços destinados as refeições.
As opções vão desde pizzas, sanduíches e focaccias, passando pelo Ovo Bar (com crespes e ovo ‘in camicia’) até as opções do Bistrot Duomo, divido entre Winebar (tábuas de frios e queijos com vinho ou cerveja), Il Pastaio (primeiros pratos a base de massas) e La Cucina di Strada (segundos pratos a base de carne ou peixe grelhados).
É dentro do mercado que ficam também o bar Terazza Aperol e o Franciacorta Lounge e o restaurante Spazio Milano, comandado pelos discípulos do chef estrelado Niko Romito mas que promete menús com preços acessíveis no almoço.
Para terminar, os amantes do design milanês podem enlouquecer com um cantinho Kartell onde é possível comprar os objetos de plástico mas famosos do mundo.
Endereço: Galleria Vittorio Emanuele
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8 às 22h
Este post é parte de uma série sobre Milão escrito pela blogueira Magê Santos que mora na cidade, é guia turística e tem o blog Milão nas Mãos.
Nenhuma viagem minha é completa sem dar uma olhada nesses mercados deliciosos! @nao_gosto_de_canela
que maravilhoso este empório tem tudo de bom
[…] o Duomo por dentro, como ir nos terraços para ver a cidade do alto, fui conhecer e almoçar no Mercado do Duomo que fica na galeria Victorio Emmanuelle, ali bem do ladinho do Duomo. Comidinha rápida, deliciosa […]