Itália é um país que desperta emoções fortes nos visitantes. Há quem ame de paixão e há quem se prometa nunca mais voltar. Há quem curta o caos dos grandes centros turísticos e há os que procurem a tranquilidade das cidades do interior.
Eu pertenço ao time dos apaixonados, alguém que quase nada esperava da visita que fez alguns anos atrás e que aprendeu a amar essa terra e sentir saudades como se fosse sua. Talvez por ter convivido tão de perto com descendentes de italianos, tendo a culinária como agregador em domingos de conversas animadas ao redor da mesa, achei fácil me entrosar na rotina meio caótica e super turística das cidades que fazem parte do roteiro de primeira viagem.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A Emilia Romagna
A viagem que dividirei com vocês é a que fiz na minha terceira visita ao país e o destino e a proposta são totalmente diferentes das outras duas: uma semana “comendo, vivendo e sentindo” com um local na Emilia-Romagna.
Você pode achar que nunca ouviu falar dessa região, mas você sabe muito mais do que imagina. As chances são altas de você já ter ouvido falar ou lido algo sobre Bolonha ou Ímola – onde acontece a F1. Para os apaixonados por automobilismo, é na Emilia-Romagna que ficam as fábricas da Ferrari, Lamborghini, Maseratti e Ducati
A culinária também deu suas contribuições para o mundo… o presunto de Parma, a mortadela de Bolonha, o queijo parmesão, molho a bolonhesa(que na verdade se chama ragú), o vinagre balsâmico de Modena são produtos típicos da região.
Como Chegar
O principal ponto de entrada internacional na Emilia Romagna é Bolonha. Além de estar servida pelo aeroporto internacional de Bolonha Guglielmo Marconi(BLQ), Bolonha tem uma ótima malha ferroviária e também estradas que ligam a cidade a outras importantes cidades na Itália: Milão, Florença e Roma. Do aeroporto para o centro de Bolonha são apenas 6km e você pode ir de táxi ou ônibus que te deixa em vários locais da cidade ou na estação central de trem de Bolonha.
Distância de Bolonha para as principais cidades italianas:
- Bolonha a Florença – 111Km (40 min de trem)
- Bolonha a Veneza – 153 km (1 hora e 14 min de trem)
- Bolonha a Milão – 214.8 km ( 2 horas e 7 min de trem)
- Bolonha a Roma – 378 Km ( 2 horas e 5 min de trem)
Informações Úteis
Língua: Italiano
Moeda: Euro
Visto: Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias.
As Cidades e Atrações na Emilia Romagna
Tudo o que fiz durante esses dias na Emilia Romagna estão nos posts abaixo. Cada post tem mais detalhes sobre as cidades e atrações visitadas.
- Itália: Bolonha – Cidade Base para Viajar pela Itália
- Itália: Ravenna e suas Surpresas
- Itália: Aprendendo a Fazer Massa Fresca com as Mamas Italianas em Bolonha
- Itália: 25 coisas Que Eu Amei na Emilia Romagna
- Itália: Rimini – Terra do Federico Fellini
- Itália: Passando o Dia na Praia em Milano Maritima
- Itália: Roteiro de 1 Dia em Modena na Emilia Romagna
- Museu da Ferrari em Maranello na Itália
- Visitando o Museo Casa Enzo Ferrari em Modena na Itália
- Itália: A Cidade Medieval de Ferrara
- Direto da Emilia Romagna na Itália: Milano Marittima, Rimini e Ravenna
- Direto da Emilia Romagna na Itália: Bolonha, Ferrara e Modena
Espero que você curta a Emilia Romagna tanto quando eu curti! Mas se ela não está nos seus planos, veja as cidades próximas e quem sabe planeje um bate e volta pra começar.
Outros Posts da Emilia Romagna
- Itália: Ferrari, Balsâmico, Lambrusco e Queijo na Emilia-Romagna
- Emilia Romagna: o incrível Pallazo Ducale de Sassuolo
Outras Cidades Italianas Próximas
De Bolonha é muito fácil visitar de trem cidades que ficam em outras regiões da Itália como:
Veneza
- Veneza – Dicas Práticas
- Hotéis em Veneza
- A nossa Veneza
- Veneza: To Gondola or Not to Gondola
- Veneza: Peggy Guggenheim Collection
Florença
- 10 coisas para fazer em Florença
- Florença: restaurante Il Latini
- Florença do alto: Piazzale Michelangelo
- Florença: Mercado Central
- Florença: Basílica de Santa Croce
- Restaurante em Florença: Il Santo Bevitore
- Review: Hotel Room Mate Isabella, Florença
A região da Toscana e as cidades de Milão e Roma também são próximas de Bolonha e outras cidades da Emilia Romagna. Vale a pena incluir a região no seu roteiro da Itália.
Veja mais posts sobre a Itália no nosso Guia da Itália.
Essa viagem a Itália para o projeto BlogVille aconteceu a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism. Todas as opiniões como sempre, são minhas.
Adorei sua publicação.
Moro em Bologna, meu pai Modenese e minha mãe brasileira sou apaixonado por essa terra em especial a Emilia (Que vai de Parma a Bologna).
Parabéns pelo artigo, uma correção de Bologna a Milano são 50 mim de Frecciarossa, o meio mais comum quando uma pessoa tem um compromisso, e se comprado com antecedência custa o mesmo preço do regional (2 horas).
[…] Eu amo viajar de trem na Europa e a cada viagem que faço fico ainda mais empolgada com esse meio de transporte tão pouco utilizado em outros continentes. Eu já fiz viagens de trem entre países e dentro dos países. A mais popular é essa de Eurostar de Paris para Londres e de Londres para Paris que já fiz dezenas de vezes, mas também fiz recentemente uma pela Inglaterra, pela Lombardia na Itália, pela Suíca, Alemanha e pela Emilia Romagna na Itália. […]
Olá Claudia estou adorando ler seus post sobre a Itália estarei indo p lá no fim de agosto, já sei q é super quente mas como moro em Manaus duvido q seja mais quente do q aqui Rsrs
Eu tenho uma dúvida sobre viajar de bike pela Itália é tão fácil cm na Alemanha ou França? Vi q em alguns post vc escreve q é bacana conhecer a cidade de bike, mas as cidades tem uma estrutura legal p Qm vai de bike?