Pedi para os meus amigos Paula e Filipe contarem aqui no blog como foi que eles montaram o roteiro para Tailândia e Camboja, viagem que eles fizeram em janeiro de 2016. Eu tenho muita vontade de ir para o sudeste asiático mas confesso que não sei por onde começar! São tantos países com tantas atrações maravilhosas e praias paradisíacas, que dá aquele desespero de querer ver tudo mas não ter tempo suficiente.
As dicas da Paula e do Filipe já me deixaram animada a começar a planejar uma viagem para Tailândia e Camboja – e essas fotos então? Todas de autoria do Filipe, que é fotógrafo e faz um trabalho incrível em Paris. Espero que vocês gostem das dicas e também comecem a pensar em um roteiro para Tailândia e Camboja. Vamos?
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
(foto destaque: Wat Pho, Tailândia)
*****
A Ásia sempre teve um lugar especial no meu coração depois que eu tive a oportunidade de conhecer a Índia numa viagem a trabalho. Desde então eu passei por Taiwan, Singapura e Indonésia, e fazia tempo que estava ensaiando o planejamento de uma viagem de férias com o meu marido (Filipe Xavier) pelo sudeste asiático. No final do ano passado ele me deu um empurrãozinho e eu decidi concretizar este sonho em janeiro de 2016!
Não é fácil programar uma viagem nesta região: há tantos lugares lindos e de culturas tão ricas para visitar que é quase um sacrifício cortar um país ou parte dele do seu roteiro, mas acredite, você vai precisar fazê-lo! Nós tínhamos praticamente 3 semanas de férias, e depois de muuuito pesquisar e testar várias alternativas de roteiro, o nosso trajeto se definiu e os países escolhidos foram a Tailândia e o Camboja. Tentei de todo jeito encaixar o Laos mas infelizmente não deu, pois a viagem ficaria muito corrida (assim teremos desculpa para voltar pros lados de lá 😉 ).
Resolvi escrever este post a convite do Aprendiz para dar algumas dicas de como planejei a nossa viagem, e assim facilitar a vida de quem queira fazer o mesmo.
Dica #1: O Sudeste Asiático não é tão pequeno assim…
Ok, esse na verdade é um fato e não uma dica, mas na empolgação do planejamento podemos ficar tentados a fazer roteiros mirabolantes e praticamente descer de um avião para entrar em outro. Segure a onda e pense nas suas prioridades: que lugares você realmente não abre mão de conhecer? Será que vale a pena fazer um deslocamento que vai matar boa parte do seu tempo e orçamento só para encaixar uma atração de um dia? O que você pode deixar para outra vez? (e que feche num segundo roteiro – essa é para os maníacos por planejamento de viagens como eu! Hehe!)
Dica #2: Condições meteorológicas
Se você pretende pegar praia é imprescindível pesquisar o período das monções no seu destino. Obviamente que as passagens e hospedagens são mais baratas nesta época, mas imagina o perrengue de pegar chuva todo dia ou talvez nem chegar ao seu destino porque as balsas foram canceladas…
Na Tailândia fomos para Railay e Ko Phi Phi, e ali a época boa é de outubro a março. Pegamos um tempo excelente por lá!
Quando estive em Singapura a trabalho era o mês de agosto, então decidi emendar uma semaninha em Bali, em que o período seco é de junho a setembro. Não peguei nem uma gota de chuva!
Dica #3: Definindo quantos dias ficar em cada cidade base
Uma vez escolhidos os destinos da viagem, é hora de definir quantos dias devemos dedicar a cada cidade que servirá como base no roteiro.
Eu considero que esta viagem não deve ser feita com pressa. Você está indo para o outro lado do planeta, vai chegar cansado, com o fuso bagunçado, vai ter uma alimentação bem diferente de casa… Além de que é importante ter tempo de realmente curtir o passeio e não apenas fotografar e sair correndo, e ver direito por onde passou somente quando voltar para casa! Em geral eu evito passar menos de 3 dias em cada base, e isso funcionou muito bem no nosso roteiro.
Dica #4: Definindo a ordem do roteiro
Sabendo quantos dias passaríamos em cada lugar, a estratégia que usei foi a seguinte: a partir da cidade por onde chegaríamos e voltaríamos da Ásia, testei vários trajetos diferentes passando por todas as cidades que iríamos visitar e escolhi o melhor custo benefício (mais barato, porém também evitando ao máximo conexões desnecessárias e voos em horários inconvenientes). Você pode fazer isso facilmente através de sites de busca de passagens (eu uso o Skyscanner).
Não tenha medo das low cost asiáticas. Claro que tem de tudo, mas pesquisando um pouquinho dá para saber quais são confiáveis. Eu já viajei várias vezes de Air Asia e sobrevivi. Quanto aos trechos de barco usei o site da Pukhet Ferry para verificar os horários disponíveis, porém comprei os bilhetes por lá mesmo, na véspera dos deslocamentos.
Pronto! A parte mais difícil já passou! Agora só falta reservar os hotéis e os passeios que quiser!
Dica #5: Siga o seu coração
Não deixe de fazer alguma coisa que tem vontade ou curiosidade somente porque não faz parte do principal circuito turístico da região que você vai visitar. Inversamente, sinta-se à vontade de pular alguns passeios que não combinam com você: em Bangkok, não fomos na Khao San Road a noite e nem no mercado flutuante, e não nos arrependemos nem por um minuto.
Roteiro para Tailândia e Camboja (3 semanas):
Dia 1: Saída de Paris de manhã com destino a Bangkok, com escala de 3h em Dubai (Emirates Airlines)
Dia 2-5: Bangkok
Dia 6: Voo de Bangkok a Krabi de manhã (Bangkok Airways), depois taxi + barco para Railay
Dia 7-8: Railay
Dia 9: Balsa de Railay a Ko Phi Phi de manhã
Dia 10-11: Ko Phi Phi
Dia 12: Balsa de Ko Phi Phi a Krabi no final da tarde + voo para Chiang Mai (Air Asia)
Dia 13-14: Chiang Mai
Dia 15: Voo de Chiang Mai a Siem Reap no final da tarde, com escala em Bangkok (Air Asia)
Dia 16-17: Siem Reap
Dia 18: Voo Siem Reap a Bangkok a noite (Air Asia)
Dia 19: Voo de Bangkok a Paris a noite
Dia 20: Chegada em Paris
Espero que este relato ajude quem está sonhando com o Sudeste Asiático a tirar a viagem do papel! Já estou com vontade de voltar!
E onde voce se hospedou?
Carolina, vou perguntar para a Paula e retorno a resposta aqui
Também gostaria de ler as dicas de hospedagem.
Roteiro com muitos dias em Bangkok…. não tem muita coisa interessante para fazer…muito programa enrola turista… e poucos dias em Phi Phi
Ideal 1 dia e 01 noite em Bangkok …minimo 4 dias em Phi Phi.. la sim tem muita coisa para fazer… muitas ilhas, passeios, mergulhos e atividades alem de festas.
cada um sabe qual o seu ideal em cada lugar. essa é só uma sugestão.
Fiquei 4 dias em Bangkok e achei pouco para conhecer tudo que a cidade proporciona ( já que um dia gastei pra ir na cidade pertinho, Ayutthaya, que aliás, é imperdível).
Todos os passeios fizemos por conta própria, com a ajuda da internet, que lá funciona muito bem!
Já os cinco dias que passamos em phi phi, na minha opinião foram muitos..
Chiang Mai e Chiang Raí são cidades muito peculiares que me arrependi muito ter ficado apenas três dias nas duas..
O que posso concluir é que, só vamos acertar os dias corretamente, quando vamos pra lá e vemos o que nos agrada.
Muito legal a matéria sobre como planejar, e o roteiro, mas como sempre queremos mais e mais detalhes, gostaria de saber os hoteis que se hospedou e os passeios em qual praias foi alem da PHiPHI e de onde fez ou passeio se de Phi Phi ou Maya Bai.
[…] Tailandia e Camboja – Dicas para montar o roteiro da sua viagem […]