Esse ano a Bombay Sapphire contratou o designer e arquiteto britânico Thomas Heatherwick (um dos ícones do design britânico dessa geração, fiquem de olho nele! Ele que criou a pira olímpica de 2012 e o novo ônibus double decker de Londres que já circula em peso pela cidade) para projetar uma parte nova da destilaria que fica no condado de Hampshire, as ‘Botanical Glasshouses’. Foi por causa disso que eu fiquei sabendo que era possível visitar o lugar, e como uma grande apreciadora do ‘gin & tonic’ (alguém me acompanha?), achei que seria super legal conhecer o lugar e aprender sobre o processo de fabricação de gin.
Uma das coisas mais legais sobre essa visita é que o lugar que a destilaria ocupa hoje sempre foi uma fábrica, desde 1086 (até antes, mas foi nesse ano que aconteceu um censo e então essa é a data que temos oficialmente). Isso por causa de sua localização privilegiada, do lado do Rio Test.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A visita é feita de forma independente: você chega lá, faz seu ‘check in’ utilizando o número da sua reserva, ganha um mapa que vem com um microchip (e esse microchip ativa pontos de áudio ao longo do tour), e explora as diferentes áreas da destilaria. O único lugar que não é permitido entrar sozinho é na ‘Still House’ onde de fato o gin é produzido. Um guia explica todo o processo e é possível inclusive sentir o gosto do gin ainda antes de ser diluído (só um dedinho, porque é fooooorte!!!).
As glasshouses (estufas) são usadas para mostrar todas as plantas (que eles chamam de ‘botanicals’) utilizadas pela Bombay Sapphire para produzir o gin em seu habitat natural (cada uma vem de um lugar do mundo, e as que estão ali são apenas para visualizar, elas não são utilizadas na produção). Outro destaque é o ‘Dry Room’, onde você tem uma experiência olfativa: da pra cheirar cada um dos botanicals e marcar no seu mapa qual seu preferido, para no fim do tour você tomar um drink que mais tem a ver com o seu gosto.
Pois é! A visita termina no bar, como não poderia deixar de ser. Você pode escolher entre 10 drinks (o ingresso do tour da direito a um drink), e ficar por ali até a hora que quiser. Antes de ir embora não deixe de passar na lojinha, além das garrafas de Bombay Sapphire há também uma coleção de produtos como taças, copos e acessórios para fazer coquetéis.
Cheers!
Bombay Sapphire Distillery: informações práticas
- Os tickets devem ser comprados com antecedência pelo site, com hora marcada. Além do self discovery tour, que é o que eu fiz, eles oferecem outras experiências, como o ‘Gin Workshop’ e o ‘Cocktail Masterclass’
- O valor do tour básico é £15 por pessoa
- O lugar não tem restaurante – na lojinha eles vendem sanduíches prontos, desses que compra no supermercado. Leve comida ou programe-se para parar em algum lugar para comer
- A destilaria fica no condado de Hampshire, para chegar lá de carro utilize o código postal RG28 7NR no seu GPS (cerca de 1h30m do centro de Londres)
- Para ir de transporte público: trens a partir da estação de Waterloo em Londres para Overton ou Whitchurch. Da estação de Whitchurch pegue o ônibus 76 ou 86, que param na porta da destilaria. De Overton você pode ir caminhando pela London Road, são 40 minutos. Utilize o site thetrainline.com para comprar a passagem de trem.
- Outra opção é contratar o serviço de motorista brasileiro, que te busca no hotel e te leva até lá – é possível contratar por hora. Mande email para londrestransfer@gmail.com ou leia esse post para mais informações.
- Todas as informações estão disponíveis no site da Bombay Sapphire Distillary
Outros passeios a partir de Londres:
- Mayfield Lavender: campo de lavanda perto de Londres
- Highclere Castle (casa de Downton Abbey)
- Jane Austen’s House Museum
- Cambridge
- Down House – a casa de Charles Darwin
- Leeds Castle
- Eastbourne e Beachy Head
- Stonehenge