Uma opção de passeio pra quem vai a Edimburgo com tempo de sobra é uma day trip pra St. Andrews – cidadezinha litorânea que ficou mais conhecida pelo público internacional depois que o Príncipe William foi fazer faculdade lá, na University of St. Andrews (e onde conheceu a esposa, Kate Middleton). E é claro que alguns comerciantes tiram o maior proveito disso!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Outra coisa que faz de St. Andrews um local bastante procurado por turistas são os campos de golfe – pelo que entendi a cidade tem um tradicional clube que recebe entusiastas do esporte do mundo todo. Mas realmente não tenho interesse algum por golfe, então prefiro nem entrar nesse assunto!
As duas grandes atrações – além do golfe! – são as ruínas da Catedral de St. Andrews e do Castelo de St. Andrews (clique nos links para informações práticas, como horários e preço dos ingressos). E o mais legal desses dois pontos turísticos é que eles estão “na beira da praia”: a vista para o Mar do Norte é espetacular. Outra coisa que impressiona são as datas: a Catedral começou a ser construída em 1158 (1158 gente!!!) – e levou um século pra ficar pronta – já o Castelo data de 1189 (aproximadamente). Ambos passaram por poucas e boas: invasões, destruições, incêndios e por fim, ruína total.
Algumas fotos da Catedral (não é preciso pagar pra entrar nessa parte, apenas pra subir na torre):
E mais algumas do Castelo (não entramos, fotos tiradas do lado de fora):
A cidade em si e fofa, super pequena e fácil de andar. Como é uma cidade de estudantes, é tranquilo encontrar cafés, restaurantes, delis e pubs. Opção de lugar pra comer é o que não falta!
Mas nossa ida a St. Andrews valeu ainda mais a pena porque no caminho paramos em alguns vilarejos, minúsculos, no litoral do Mar do Norte. Aliás, um dos pontos fortes dessa day trip é logo no começo: a Forth Bridge, que fica a penas 14Km de Edimburgo. Ela atravessa o Firth of Forth (haja “f” hein?!) e um dos cartões postais da região.
Achei fantástico visitar esses vilarejos e ver como a Grã Bretanha mesmo sendo tão pequena é tão diferente. Ficava olhando para os moradores e pensando: o que será que eles acham da nossa vida corrida em Londres? Ok, apesar do Mar do Norte não ser o mar ideal pra dar um mergulho e ir pra praia, achei o visual maravilhoso e compreendi o que atrai tanta gente para o interior do país.
Fechamos esse passeio com uma das muitas operadoras de turismo que existem em Edimburgo (nossa escolha foi a Rabbies, pagamos £35 por pessoa): fomos em uma van com mais uns 3 casais. O motorista sabia tudo da história da Escócia, e foi falando o caminho TODO – ida e volta. Um pouco até demais, mas pra nós valeu a pena pois temos motivação zero de alugar carro e ter trabalho de ver mapas, achar lugar pra estacionar, colocar combustível etc.
Meus pais adoraram e eu e o Martin também – um pedacinho a mais da lindíssima Escócia que entrou no nosso mapa!
Oi Heloisa,
Sei que não quis entrar no assunto, mas só para conhecimento, mas St. Andrews é o berço de origem do golf. Daí o tradicional clube e a visita de golfistas do mundo todo a este clube e a esta cidade.
Boas Festas!
Beatriz
Obrigada Beatriz! valeu mesmo pela info!
Oi Heloisa! Oi meninas!!
Hahaha bom saber q não sou a unica a não achar nada d+ naqueles campos de golf! Ate fui caminhar por lá, olhei um pouco o pessoal jogar.. Mas emoção zero!
Também fiz o tour com essa mesma empresa (vi eles la no WTM). Os vilarejos de Anstruther e Crail sao bem bonitinhos! Tu chegou a reparar nas portas das casinhas em Crail os “enfeites maritimos”?!? 🙂
Oi Bruna! putz, agora assim nao me lembro, vou dar uma olhada nas fotos- mas tbem fiquei encantada com eles!
Helô, não conheço essa parte da Escócia e fiquei com vontade. Aliás, como não amar a Escócia? Eu acho tudo lá com cara daquela Europa que a gente tem na imaginação antes de conhecer. Tudo antigo e aconchegante. Sem contar com as belezas naturais.
[…] Lá do alto dá pra ver não apenas toda a extensão da Princes Street, mas também o lindo perfil do Castelo de Edimburgo. Como a área de Calton Hill é grande, do outro lado você consegue avistar o Mar do Norte e até a Forth Bridge. […]
[…] a mesma universidade, na fofíssima cidade de St. Andrews, a qual é possível conhecer em um passeio bate-volta a partir de Edimburgo. Pra quem gosta de golfe, St Andrews é um reduto do esporte, e ganhou o apelido de ‘home of […]
[…] Leia também: passeio bate e volta de Edimburgo para St Andrews […]
[…] De Edimburgo a St. Andrews […]