Como estávamos em Copenhague no verão, não poderíamos deixar de visitar um dos mais antigos e famosos parques e jardins do mundo, o Tivoli. O Tivoli abriu as portas em 15 de agosto de 1843 e estávamos lá alguns dias antes do seu aniversário de 170 anos. Se você se impressionou com a data, saiba que o parque mais antigo do mundo fica também na Dinamarca, o Bakken, que abriu em 1583! Gente, o Brasil não tinha nem um século e os Dinamarqueses já estavam criando um parque de diversões…temos muito arroz com feijão pra comer ainda mesmo. Mas voltando ao Tivoli…
Este enorme jardim de quase 86 mil metros quadrados já mereceria a sua visita pela beleza do paisagismo, mesmo se não tivesse um monte de restaurantes, shows, parque de diversões e lojas lá dentro. Fica lindo tanto de dia quanto a noite, então eu recomendo que você passe o dia por lá, como nós fizemos, ou pelo menos chegue enquanto ainda há luz do dia, para ver a mudança de atmosfera com as luzes coloridas acendendo ao cair da noite. Dizem que Walt Disney visitou o Tivoli com sua esposa e se inspirou no parque dinamarquês para criar a Disneyland na Califórnia. E eu imagino que o show das fontes do hotel Bellagio em Las Vegas também tenha sido inspirado pelo show das fontes do Tivoli.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Se você pensa que como o parque é antigo as atrações são todas velhas e bobinhas, está muito enganado! Tem de tudo, incluindo montanhas-russas radicais, brinquedos de queda, que viram você de cabeça pra baixo, lado a lado com as atrações antigas como o carrosel, carrinhos antigos em trilhos e barquinhos. É só escolher que tipo de atração te agrada, e são muitas.
Almoçamos em um grill perto do gramado onde estava tendo um show (de música country americana, haha!), sanduíches gostosos e um pavão branco passeando pelo jardim no telhado do restaurante!
Dei uma passada na Illums Bolighus e fiz um pequeno estrago, tem muita coisa bonitinha nessa loja para casa: itens de cozinha coloridíssimos e modernos, alguns brinquedinhos, os pesos pra livros mais bonitos que eu já vi, enfeites de Natal…eu que nem sou de fazer compras em viagem não resisti ao design dinamarquês. E a Julia ganhou um Hoptimist, esse bonequinho de mola simpático que está por todo lugar (tinha um no apartamento onde ficamos hospedados, a garotinha que mora lá tem um Hoptimist grandão e a Julia já tinha ficado apaixonada). A outra loja tem um monte de enfeitinhos coloridos, Glaskompagniet, um mais bonitinho que o outro, separados por cores.
Nós passeamos pelos jardins e levamos as crianças em algumas das atrações mais bobinhas, pra idade deles. No dia que nós fomos pegamos uma chuvinha no início da tarde mas felizmente parou e o tempo melhorou depois, como vocês podem ver pelas fotos. Mas esse tempo não é incomum em Copenhague, esteja preparado pra pegar chuva e sol no mesmo dia, alguns dias até várias vezes no mesmo dia!
Seguimos tomando sorvete e passeando ao redor do Tivoli Lake, o lago onde tem o show das águas a noite, chamado Tivoli Illuminations (mera semelhança com o nome do show do Epcot?).
As crianças simplesmente amaram o playground chamado Petzi’s World, realmente um dos melhores playgrounds que já vimos. Com um tema náutico, piso emborrachado e muitos brinquedos – escorregas saindo de dentro de um barco, um farol, muitas coisas pra escalar, tudo muito colorido e bem feito, esse parquinho dentro do parque merece tempo para ser explorado para quem está com crianças pequenas.
Logo adiante (em direção a entrada principal) está uma parte lindíssima do jardim, com muitas flores e o Cafe Ultimo, onde acabamos jantando mais tarde.
Voltamos para o Palácio Mouro para tirar umas fotos com a última luz do dia…
Jantamos no Cafe Ultimo antes do show Illuminations, senão ia ficar muito tarde pras crianças comer depois. A comida estava bem gostosa, as crianças comeram um gnocchi com frango que até eu roubei, eu pedi um risotto que estava bom apesar de não estar no ponto e o Gabe pediu um prato de carne que ele adorou. De sobremesa pedi um tiramisu que demorou séculos pra chegar e a Julia roubou todas as framboesas que eles colocaram pras crianças comerem mesmo.
O Gabe saiu do restaurante enquanto eu terminava a sobremesa pra pegar um lugar pro show e foi a sorte, senão não teríamos conseguido um lugar legal pra ver. O show é legal, com as águas dançando ao som de várias músicas e as luzes e efeitos pirotécnicos acompanhando. As crianças ficaram vidradas assistindo.
Depois do show fomos saindo do Tivoli parando para admirar a iluminação: lindo a qualquer hora.
Eu estava aqui fazendo este post, a Julia chegou pra ver as fotos e falou: “eu lembro desse lugar, gostei muito dele”. Eu também, Julia.
Agradecemos ao Visit Copenhagen pelos ingressos para o Tivoli Gardens. O ingresso que dá direito as atrações do parque de diversões é pago separadamente e compramos por nossa conta, assim como as refeições.
Informações úteis:
Tivoli
Endereço: Vesterbrogade 3, 1630 København V
Telefone: +45 33151001
O Tivoli está cercado por prédios importantes: a Estação Central (de trens, é só atravessar a rua), a Praça da Prefeitura (Rådhuspladsen) e o museu Ny Carlsberg Glyptotek são alguns deles.
Datas de funcionamento: 10 Abril 2014 a 21 Setembro 2014
Horários: Domingo a Quinta-feira das 11h-23h e Sextas e Sábados das 11h a meia-noite.
Ingressos podem ser comprados na bilheteria, faz parte do Copenhagen Card se você tiver um.
Acima de 8 anos de idade (considerado ingresso inteiro, Adulto): DKK 99
Criança até 7 anos: Grátis
Ingressos para os brinquedos do parque de diversões são vendidos separadamente e custam DKK 25 por ingresso, cada brinquedo usa de 1 a 3 ingressos por vez. Você pode comprar um pacote de ingressos se quiser usar muitos brinquedos, custa DKK 199. Para crianças até 7 anos, tem que comprar o pacote de DKK 398 pra levar um adulto responsável junto com a criança. Nós preferimos comprar os ingressos avulsos, até porque não eram muitas as atrações adequadas pros meus filhos.
Alguns restaurantes dentro do Tivoli tem também entrada externa, como o Nimb Brasserie e o Wagamana.
Eu visitei o Tivoli e o Bakken quando fiz intercâmbio lá! O Tivoli é uma graça!
Nós estivemos no Tivoli quando estivemos em Copenhagen durante a nossa lua de mel.
Que saudade.. Linda cidade, lindo parque e pessoas tão gentis. Ainda voltaremos com nossos kids.
[…] Parque Tivoli – é um parque de diversões, um dos mais antigos do mundo. Não é sempre que o parque está aberto, por isso eu não o conheci. Ele abre no verão, para o Halloween e para o Natal – todas as outras épocas está fechado. Mas é claro que é um super programa com crianças, montanhas russas e junk food… Você pode ler tudo sobre o parque neste post do Blog Aprendiz de Viajante. […]