A Copa do Mundo no Brasil finalmente está aí e se você quer saber como é assistir um jogo ao vivo, a Lena Máximo, uma amiga querida, conseguiu de última hora um ingresso para a abertura da Copa e jogo de estréia do Brasil no Itaquerão em São Paulo. Aqui ela conta as suas impressões, o que funcionou e o que é preciso prestar atenção para aproveitar melhor os jogos da Copa.
*******
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Demorou, mas chegou. Sou daquelas pessoas que não torce para um time de futebol específico, não acompanha campeonato nacional e, via de regra, só toma conhecimento do assunto a cada quatro anos, na Copa do Mundo. A-D-O-R-O Copa! Meu time é a Seleção Canarinho. Não consigo me empolgar por nenhum outro time.
Sendo assim, mesmo achando que fazer uma Copa no Brasil, neste momento, não era uma grande idéia do ponto de vista econômico, já que ela aconteceria mesmo, meu maior desejo era assistir aos jogos ao vivo e a cores! Que grande frustração não ter sido sorteada nas primeiras levas de ingresso, nem ter conseguido um ingresso nas etapas seguintes. Mas, que enorme alegria finalmente conseguir comprar um ingresso, no último minuto do segundo tempo, para o jogo que mais queria ver: Brasil, jogando na minha cidade, São Paulo. O jogo da abertura da Copa de 2014 ☺
Então, eis aqui minhas impressões deste dia especial, para quem já está com o ingresso na mão ou ainda não comprou o seu. Jura que ainda não comprou? Então, corre para o site da FIFA, faça o seu cadastro e tente. Tente muito. As chances de essa ser sua última oportunidade de assistir a um jogo de Copa do Mundo são grandes. Os ingressos devolvidos estarão à venda até o último jogo. A disponibilidade é atualizada a cada 5 minutos, então tem que insistir muito.
A Copa do Mundo é antes de tudo uma festa! Uma festa da família, de amigos, em torno de uma paixão: seu país. É o momento onde é autorizado ser bairrista, ser nacionalista, sem parecer louco ou alienado. No nosso caso, temos ainda uma vantagem: nossa seleção adquiriu ao longo dos anos a fama de melhor do mundo. Então podemos torcer à vontade, sem parecermos sonhadores sem noção. E de lambuja, ainda recebemos o apoio de muitos torcedores sem time ou com time no mundo 😉
Na véspera do jogo já se sentia a empolgação na cidade. Todas as lojas que vendiam quinquilharias temáticas de Copa do Mundo estavam lotadas. O mesmo acontecia nas lojas de artigos esportivos, com longas filas para a compra de camisetas.
No dia do jogo saí de casa por volta das 13 horas, para chegar ao estádio por volta das 14 horas, comer um lanche, achar meu lugar, curtir um pouco a bagunça e assistir a cerimônia de abertura, marcada para às 15:15. A única forma de chegar à Arena Corinthians era de metrô ou trem. O estádio está localizado entre duas estações de metrô: Arthur Alvim e Itaquera. Dependendo da Entrada (Leste ou Oeste) marcada em seu ingresso, você deveria descer em uma ou outra estação. Minha entrada era a Oeste e por isso desci na Arthur Alvim. Torcedores com ingressos para Entrada Leste podiam seguir no metrô até a Estação Itaquera ou tomar o trem da CPTM na Estação Luz. Uma composição especial chamada Expresso Copa foi disponibilizada para os dias de jogos. Esta composição não para nas demais estações e vai direto para Itaquera.
No vagão do metrô, a cada estação, mais torcedores iam entrando e se reconhecendo. Na ida não vi nenhum torcedor da Croácia no vagão. Mas estava cheio de canarinhos 😉 Os trens funcionaram normalmente, apesar da disposição do sindicato dos metroviários de acabar com a nossa festa, humpf!
Chegando a Arthur Alvim, voluntários já seguravam cartazes indicando a direção a ser tomada para a entrada Oeste.
Daí em diante foi uma festa só! No percurso da estação à área de isolamento do estádio, a partir de onde só pode passar quem tem ingresso, a alegria e confraternização de torcidas davam o tom. Os moradores do bairro estavam nas ruas, vestidos de verde-amarelo; famílias inteiras, cachorros, bares, casas, todos enfeitados! Cornetas, apitos, música. Carnaval em junho! Torcedores de outros países com roupas típicas e uniformes de seus times, tirando fotos com os brasileiros.
Quem tem a sorte de morar em uma das capitais praianas que são sede da Copa, imagino que já tenha presenciado esse clima pelos seus calçadões. Mas aos paulistanos recomendo que deem uma chegadinha ao Itaquerão em dia de jogo, só para sentir a festa. É muito divertido!
Pelo que li, 900 metros separam a estação do estádio. Foi bem rápido. Pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar uma van para fazer este trajeto. A área a partir da qual é solicitada a apresentação do ingresso já é uma passarela que dá acesso ao estádio.
A área externa do estádio estava cheia de voluntários com placas de sinalização e crachás indicando o idioma que falavam. Alguns voluntários estavam em cima de escadas, como salva-vidas, com megafones dando as boas vindas.
A área chamada de Mag & Bag, que é a área de revista e segurança, possui várias esteiras com raios-X, como nos aeroportos. A minha passagem por ali também foi bem rápida. Devo ter ficado menos de 5 minutos na fila única, que depois era distribuída nas várias esteiras. Não é permitida a entrada de alimentos, bebidas, instrumentos musicais (Vuvuzelas! Ô horror!!), etc. Eu carregava uma bandeirinha do Brasil com seu cabinho de plástico e tive que arrancar :/ Pelo que vi de comentários de torcedores que foram aos outros jogos, as filas nessa área têm sido grandes. Por isso procurem chegar cedo.
Passando por ali, fui direto para o meu portão, dei uma olhada geral na arena (achei bem bonita) e voltei para tentar comer. Ah… doce ilusão. As filas eram enormes! Percebi que havia uma certa desorganização. Já imaginando a possibilidade de me chatear com gente tentando furar fila, preferi dispensar o lanche. Havia também vários carrinhos de sorvetes e de refrigerantes/água espalhados pela área. Comprei um sorvete e fui procurar meu lugar. Neste ponto uma falha: como tenho lido nos demais depoimentos, de fato os fiscais não sabiam muito bem indicar a localização de seu ingresso. Eu já tinha dado uma olhada no mapa de assentos antes de sair de casa, então tinha mais ou menos uma idéia e não segui a indicação do fiscal, que me mandou para outro lugar.
Meu lugar era excelente! Sou bem míope e fiquei bastante satisfeita com a visibilidade do campo. A disposição das arquibancadas do Itaquerão, me pareceu muito boa. Levei binóculos, mas nem usei quase.
O estádio ainda estava bem vazio, quando os figurantes começaram a entrar no campo. Sem que os alto-falantes anunciassem, a coreografia da cerimônia começou. Não havia um som audível. As pessoas continuavam chegando e andando pra lá e pra cá, e uma apresentação estava ocorrendo no campo.
Imagino que o público só tenha se tocado de que aquela era a cerimônia de abertura, quando o Globo central se abriu e dele saiu Cláudia Leite.
Aí sim, uma música reconhecível e consideravelmente mais alta pode ser ouvida e a galera começou a dançar e cantar. Pena que já faltava pouco para acabar…
Mais um tempinho se passou antes do início do jogo. Enquanto limpavam o campo para o início, a farra rolava nas arquibancadas. Quanto mais exagerada a fantasia, maior o assédio para um selfie compartilhado 😉 Do lado oposto ao meu, havia uma pequena concentração de croatas. Outros croatas pipocavam aqui e ali, espalhados por outras áreas da arena dominada pelo amarelo. Tão lindo de ver 🙂
Quando os jogadores entram é só amor! A platéia AMA o seu time. Muito louco isso! Por isso alguns jogadores choram! É muita emoção BRASIL! Aí vem o hino, cantado à capela, por 60 mil. Não dá, né? Haja coração!
O jogo mal tinha começado e pimba, gol contra! Hã? Pois é… Um certo mal estar no estádio, mas nada que tirasse a empolgação e a intenção de apoiar aquele time. Do campo, Neymar gesticulava puxando a torcida. Tão legal como eles curtem e precisam disso ☺
O jogo, admito, não foi o mais empolgante. Mas a torcida estava ali para torcer e não deixou a peteca cair. Dois gols vieram para assumirmos a dianteira e o terceiro veio para dar gostinho de vitória mesmo (e colocar uma pá de cal sobre o controverso pênalti)! Assistir a um jogo no campo é bem diferente de vê-lo pela TV. Perde-se muito dos lances e dos detalhes. Mas ganha-se muito em emoção e vibração! Recomendo 😉
Dia lindo, coroado com um céu cor de rosa ao por do sol. Saí de lá com gostinho de quero ver outros!
Na volta para casa, o metrô veio bem mais cheio. Além de sairmos todos na mesma hora, o trem chega na Arthur Alvim já com os torcedores que entraram em Itaquera. Neste sim, croatas e brasileiros estavam juntos, cantando o Lepo Lepo e tudo 😉
Os Centros de Distribuição de Ingressos FIFA:
Assim que obtive a confirmação da compra do ingresso (foi um dia antes do jogo), tratei de ir até um Centro de Distribuição buscá-lo. O principal em São Paulo está localizado no Ginásio do Ibirapuera. Mas há pontos adicionais nos aeroportos, no Centro Cultural São Paulo e no Centro da cidade. Fui ao Centro Cultural, por estar localizado próximo a uma estação de metrô. Não havia filas. Os ingressos podem ser retirados em caixas automáticos, apenas com o cartão de crédito com o qual foi feita a compra, ou nos guichês, com um documento de identidade.
*******
Obrigada Lena pelo relato! E você? Foi ou vai assistir algum jogo da Copa do Mundo no Brasil? Conte pra gente aqui!
Sensacional, Lena! Muito bom termos uma representante no estádio! Deu pra sacar um pouquinho do evento – Claudia e Lena, obrigada por compartilharem!
Se não fosse você, né Adri? Eu é que agradeço! Muito
Que delícia, hein, Lenoca?! Fiquei MUITO feliz (e invejay horrores hahahaha) com seu ingresso last minute e adorei esse relato. E as fotos ficaram lindas!!! Que venha o próximo 🙂
Obrigada, Maricota! Dedinhos cruzados para uma super final VnVética no Rio
Boa, Lena! Fiquei muito feliz por você ter conseguido ingresso. E mais ainda por você ter nos representado!
Obrigada, Marcie!
Show de bola Lena… muito legal mesmo que conseguiu os ingressos e veio aqui no Aprendiz dividir a experiência com a gente!!!!
bjão e escreva mais
Obrigada, Mi! 😉 :*
Cláudia,
Obrigada pelo convite para postar no AdV. Adorei 😉
Obrigada a você por ter postado… a gente torceu lá com você e foi bom saber um pouquinho como estava tudo por lá! 😉
Adorei Lena! E eu que não sabia que as vuvuzelas estavam proibidas… Por isto não ouvi nenhuma até agora
Foi a melhor notícia né? 😉
Lú, no ingresso diz que é proibido a entrada com instrumentos musicais. Eu tive que arrancar o cabinho da minha bandeirinha. Mas lá dentro vi gente com cabão na bandeira e ouvi umas cornetinhas… Vai saber, né?
Lena que sorte! Não sabia que vc tinha conseguido o ingresso de última hora! Assim não perco as esperanças de conseguir ir num jogo também, mas olha, não está fácil viu rs…Mas como boa brasileira, não desisto nunca! rs
Adorei o relato!
Para quem pode participar, deve ter sido muito bacana ter visto um jogo no país, com exceção dos que assistiram o episódio do 7×1.