Sempre que viajo de trem pela Grã Bretanha – seja um passeio bate e volta ou uma viagem mais longa – utilizo o site www.thetrainline.com para comprar as passagens. É a plataforma que recomendo pois abrange todo o sistema ferroviário e permite que você compare preços e rotas em dias e horários diferentes. Além disso, permite que você pague com Paypal e Apple Pay e retire sua passagem em qualquer estação ferroviária assim que você efetua a compra. Então vou mostrar aqui o passo a passo e mostrar como comprar passagem de trem na Inglaterra (vale também para os demais países da Grã Bretanha).
Sugestões de passeios bate-volta de Londres:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como as linhas de trem na Grã Bretanha são utilizadas por dezenas de empresas dependendo do trajeto e da região (e essas concessões mudam de tempos em tempos), é muito mais fácil usar esse site, já que você não precisa saber que empresa faz qual trajeto. Você apenas precisa saber de onde quer sair e aonde quer chegar.
Como comprar passagem de trem na Inglaterra
Passo a passo (atenção: o site está em inglês)
1. Acesse www.thetrainline.com e na caixa ‘From’ escolha: London, Any
2. Na caixa ‘To’ escolha seu destino
3. Em ‘Out’, coloque a data e horário aproximado que você quer sair de Londres
4. Em ‘Return’ clique em ‘Same Day’ e coloque o horário aproximado que você quer voltar (se não for uma viagem bate-volta, escolha a data do retorno)
5. Escolha a quantidade de pessoas (‘Adults’ e ‘Child’) que farão a viagem
6. Clique em ‘Get Times and Tickets’
7. A página seguinte mostrará as opções de horários e preços na data escolhida. Você pode ver os outros horários clicando em ‘Earlier’ ou ‘Later’
ATENÇÃO: nessa página você verá qual estação de partida do trem em Londres (dependendo do destino há mais de uma opção) e também se a rota sugerida tem troca de trens. As vezes, se o preço está barato, é porque é preciso fazer troca, o que é melhor evitar. Tente achar uma opção onde está escrito ‘Direct’ (logo abaixo do tempo de viagem). Não estranhe se o tempo de viagem da ida e da volta são diferentes: existem trens que param em diversas estações ao longo do caminho, e outros que param menos.
8. Clicando nas opções escolhidas, o preço total aparecerá na coluna direita. Confira se está tudo correto e clique em ‘Continue’ (há a opção ‘Quick buy ticket’, mas aconselho a fazer o processo mais longo, pois caso seja oferecida a oportunidade de reservar assento, o ‘Quick buy ticket’ não mostra)
ATENÇÃO: a passagem ‘Cheapest Standard Single’ é geralmente a mais barata. Não acho necessário comprar ‘First Class’ em viagens curtas, de até duas horas (até porque a diferença de preço não vale a pena e não há uma grande vantagem de acomodação dentro do trem). Em algumas situações, a opção ‘Anytime Day Return’ pode valer a pena, pois permite que você pegue qualquer trem a qualquer hora do dia. Vale lembrar que, comprando a passagem mais barata, você não terá direito a reembolso ou troca caso perca seu trem.
9. A próxima página oferece uma série de adendos, como seguro de viagem e até mesmo tickets de metrô em Londres. Mas, o mais importante está no topo da página, onde em alguns casos você pode escolher seu assento. Faça sua escolha (Direction: se o seu assento estará no sentido para onde vai o trem ou de costas ; Position: janela ou corredor ; Coach type: aqui você pode escolher se quer resrevar um assento no vagão silencioso, onde é proibido fazar barulho ). Clique novamente em ‘Continue’ para finalizar a compra
10. Na próxima página você terá a oportunidade de fazer login caso seja um cliente cadastrado, ou de finalizar sua compra como convidado, sem a necessida de criar usuário e senha. Se esse for o seu caso, clique em ‘I’m a new customer (check out as guest)’. Insira seu email (pois você receberá a confirmação de compra e código de reserva dessa forma) e clique em ‘Continue’
11. Aqui, você escolherá de que forma irá retirar sua passagem. A melhor maneira é a primeira opção: ‘Collect from any station with a ticket machine’. Dessa forma, você não precisa pagar pelo envio e pode retirar a passagem quando quiser, em qualquer estação que tenha máquinas automáticas para compra de bilhetes (todas as grandes estações de trem em Londres como Waterloo, Paddington, Liverpool Street, King’s Cross e Marylebone tem). Você apenas precisará do código de reserva que será enviado por email e de um cartão de banco (que não será debitado). Assim que você clicar nessa opção, terá a oportunidade de conferir se o seu endereço de email está correto. Clique em ‘Continue’
12. A última página mostra um resumo da viagem (última chance para conferir se o dia e os horários estão corretos, leia com atenção) e as opções de pagamento: cartão ou Paypal. Faça sua escolha, preencha os dados solicitados e pronto! A confirmação aparecerá na tela e você recebe um email dentro de poucos minutos
Como retirar sua passagem na estação
1. As máquina automáticas para compra e retirada de bilhetes estão no saguão das estações, em frente as plataformas. Em cada estação elas podem ter um aspecto diferente (como o logo da empresa de trem que opera a partir daquela determinada estação), mas a retirada da passagem é similar em qualquer uma delas.
2. Na tela inicial, procure a opção ‘Collect Tickets’ ou ‘Pre Booked Tickets’
3. Insira um cartão: ou o que foi utilizado para compra ou, no caso de Paypal, qualquer cartão de banco (internacional). Aguarde a instrução para retirar o cartão
4. Digite o código de reserva recebido por email
5. Pronto! Agora é só clicar em ‘Print all tickets’ e esperar as passagens serem impressas. Certifique-se de que você recolheu tudo que foi impresso. Em alguns casos, cada perna da viagem possui dois tickets: a passagem e a reserva com o vagão e o assento, A passagem você precisa para passar da catraca, e a reserva para mostrar ao inspetor durante a viagem.
[…] viagem de trem em Londres e Windsor leva cerca de uma hora (veja aqui como comprar sua passagem de trem com antecedência). Poderia até ser mais rápido, mas o trem faz várias paradas pelo caminho. Chegando em qualquer […]
Olá Heloisa! estou amando os posts! irei para londres 3 de janeiro de 2019. e gostaria de saber como faço para comprar as passagens de trem e entrada para atrações em londres aqui do brasil. você teria algum site seguro para me indicar?
Olá, tudo bom? Tentei comprar hoje dois tickets Liverpool x Manchester e Manchester x Londres pela trainline.com e apareceu mensagem de erro de que não estava permitido a compra no cartão e nem pelo Paypal (devido a erro no sistema – eles disseram). Acredito que não seja problema no cartão pois já comprei 3 passagens pela Ryanair recentemente. Será que não está permitido a compra em outros países? Se puder dar uma dica, agradeço!!
Pessoal, acredito que tenha sido um erro do site. EStavam as duas passagens no carrinho e deu erro. Tentei cada uma separada e deu certo pelo Paypal. Abrços!!
Olá Heloisa, Super bem explicado seu post. Fiquei apenas com uma dúvida: o site me permite escolher visualizar os valores das passagens em libras, euro ou dolares. Qualquer uma destas moedas é permitido realizar a compra? Você sabe se existe alguma regra para comprar aqui do Brasil? Além da diferença de câmbio, há outra diferença? Obrigada!
Boa noite Heloisa, gostaria de saber se esse “passo a passo” de como comprar passagem de trem na Inglaterra, esta incluído no GUIA DE LONDRES?