Veneza não é um destino barato. Além de viver do turismo, a cidade tem uma logística muito complicada, que contribui ainda mais para os preços elevados. Imaginem só o transporte dos alimentos até supermercados e restaurantes, e a coleta do lixo na cidade. Complicado, vero?
Mas não é impossível comer bem, gastar pouco e de quebra evitar as furadas. Para isso existem as osterias, mais conhecidas como bàcari, uma verdadeira instituição na cidade. Os venezianos costumam a frequentar as osterias para fazer um lanche e jogar conversa fora, acompanhado da famosa “ombra di vin”, um cálice de vinho.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Geralmente as osterias servem pequenos paninos e tira-gostos, chamados de cicchetti (se pronunca tchiquêti). Os mais famosos são as polpetas e os crostini. O custo de um cicchetto varia de 1,50 euro a 2 euros e uma taça de vinho ou um spritz custam 2,30 e 2,50 respectivamente. Viu só como dá pra comer bem e gastar pouco? Na maioria das osterias não tem lugar para sentar. Você come em pé apoiado no balcão.
Iguarias típicas:
- Sarda in saor: camadas de sardinhas alternadas com camadas de cebola regadas com vinagre. Os mais tradicionais acrescentam a uva passa.
- Polpetta de peixe: a tradicional polpetta(como nosso croquete), mas feita com peixe, produto tradicional da culinária da laguna.
- Crostini com baccalà mantecato: outro tira-gosto tradicional, feito com um creme de bacalhau muito gostoso. Em algumas osterias você pode escolher a versão com o sem alho.
Algumas osterias:
- Bacaretto da Lele: no final da manhã, perto do horário do almoço fica sempre lotado. As pessoas fazem fila para comer os paninos desta osteria, que é um espaço minúsculo. Mas vale a pena enfrentar a fila. Campo dei Tolentini,183
- Osteria La Patatina: é um restaurante, mas dentro você pode comer o tira-gosto no balcão. Eles são especializados em batata frita, realmente uma delícia. Muito frequentado pelos gondoleiros. Tem sempre muitos no horário de almoço. Fica no bairro de San Polo. Atrações próximas: Scuola Grande di San Rocco. Igreja Santa Maria dei Frari. San Polo 2741 – A
- Al Mercà: típica osteria onde você pede o tira-gosto e come em pé apoiado em um dos tonéis de vinho que ficam em frente ao local. A polpetta é muito boa. Fica bem perto do Mercado de Rialto e da Ponte de Rialto. San Polo 213 (Mercado de Rialto, Campo Erberia)
- Al Portego: outra ótima osteria frequentada pelos jovens. Aqui o destaque são os crostini muito saborosos e variados. É um pouquinho mais escondida, mas não fica tão longe de San Marco. Castello San Lio 6014 (San Lio)
- Al Bottegon: uma das minhas preferidas na cidade. Fica próxima à Galeria da Academia e faz os melhores crostini da cidade. Você irá encontrar no balcão uma senhorinha, é ela quem faz os crostini. Boa seleção de vinhos também. Vale a pena comer do lado de fora, apoiado na mureta que dá para o canal. Eu costumo dizer que Al Bottegon é a versão veneziana da Muretinha da Urca, no Rio. Fondamenta Nani 992 (Dorsoduro)
Para mais dicas de Veneza e da Itália do blog Itália Per Amore, clique aqui (Siga o Italia per amore no Instagram também!)
Para ver todos os nossos posts sobre a Itália, clique aqui.
Estamos pensando em ir para Potenza,cidade dos meus bisavós.Vc poderia nos dar uma orientação?Queremos descobrir onde eles nasceram,.
Oi Aparecido – a gente nunca foi a essa cidade, então é difícil falar qualquer coisa!
Nessas osterias existem lanches vegetarianos ou feitos com carne? Ou só com peixe?
Vou pra lá e estou já preocupada, pois não como peixe… :/
sim, existem
[…] Leia também o outro post escrito pela Isabela: Comer bem e barato em Veneza […]
Estava procurando locais para comer em Veneza e super adorei sua dica amanha vou tentar aplica-la! N Hoje eu comi em restaurante perto da praça San Marco que se chama Beppino. Fica na Calle Larga S.Marco e apesar de ser um local perto de uma atracao turistica, eu achei os preços bem bacanas diferente dos outros restaurantes na mesma regiao O atendimento é fantastico! Sao todos muito simpaticos desde o atendente da porta ate o cozinheiro. Com toda certeza se voce vai a Veneza vale a pena conhecer esse restaurante porque alem da comida ser muito boa, o atendimento é fantastatico! Alem disso, eles falam varios idiomas e sao super queridos com brasileiros. Super recomendo a todos que buscam restaurantes de boa qualidade em Veneza! Infelizmente, ja comi em outros restaurantes aqui que realmente tinham qualidade ruim e/ou atendimento pessimo. Mas com o restaurante Beppino foi só alegria!