A Colombia é mais um país da América Latina que começa a exigir o certificado de vacinação da febre amarela. Acabei de chegar da Colombia e para minha surpresa, já no checkin no Brasil estavam exigindo o certificado e quem não tinha, não estava conseguindo embarcar. Novamente na chegada na Colombia pediram o certificado para conferir.
Desde o dia 30 de março de 2017, os turistas brasileiros que queiram visitar a Colômbia deverão apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde colombiano, por conta dos crescentes casos de febre amarela no Brasil.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Já temos um post explicativo com os países que exigem a vacinação contra a febre amarela.
* Atenção: Antes de viajar, dê uma olhada na lista da Organização mundial de saúde para verificar se o país que você vai visitar precisa ou não do certificado de vacinação da febre amarela. Essa lista muda o tempo todo e como a gente não consegue atualizar automaticamente, é sempre prudente dar uma olhadinha por lá.
Onde tomar a vacina da febre amarela
Se você pretende viajar para a Colômbia, não deixe para última hora. A vacina que atualmente tem validade para a vida toda (antigamente recomendava-se uma nova dose a cada 10 anos) precisa ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência. Pode ser tomada gratuitamente em qualquer posto de saúde do SUS ou, se preferirem, podem buscar um serviço de vacinação privado credenciado.
Como emitir o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia)
Depois de tomar a vacina e ter a informação cadastrada na sua caderneta de vacinação, faça o pré-cadastro no site do viajante da Anvisa.
Compareça com o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto, a um dos centros autorizados para fazer a emissão do certificado. Os centros da ANVISA apenas emitem o CIVP e não realizam vacinação. Os Centros de gestão privada emitem o CIVP somente para viajantes vacinados no próprio serviço.
Menores de 18 anos não precisam comparecer, desde que os pais ou responsáveis levem a documentação necessária. O comprovante deve ser solicitado aos passageiros durante o check-in ou antes do embarque.
Como emitir o certificado de Isenção
Grávidas, crianças menores de nove meses, pessoas maiores de 60 anos ou pessoas com doenças graves imunodeficientes não precisam apresentar o comprovante de vacinação. Isto porque vacina da febre amarela só pode ser tomada por pessoas com mais de 9 meses e menos de 60 anos. Ela não é recomendada para quem tem doenças como câncer, HIV e lúpus por causa da baixa imunidade. Grávidas e quem tem alergias a gelatina e ovo também não podem tomar por conta das reações adversas.
Para emitir o certificado de isenção é só ir a um dos centros de emissão da Anvisa com um atestado médico comprovando a isenção e o certificado sai na hora.
[…] Colombia agora exige vacina da febre amarela […]