Esse ano tive o privilégio de conhecer dois lugares incríveis na Itália: Cinque Terre e Costa Amalfitana. E quando postei fotos e relatos aqui no blog e também na página do Facebook e Instagram, algumas pessoas me perguntaram qual das duas regiões eu gostei mais ou então qual eu aconselharia conhecer primeiro.
Bom gente, já aviso que não vou escolher uma preferida (não dá!) mas pensando bem é possível destacar algumas coisas de cada um desses destinos que podem fazer você se decidir. Afinal, tudo depende do estilo do viajante, tempo disponível e, é claro, orçamento.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Cinque Terre ou Costa Amalfitana?
Round 1: estilo de viagem
Cinque Terre não tem a atmosfera ‘cool’ que tem na Costa Amalfitana (você pode interpretar isso de forma positiva ou negativa, eu vejo positivamente). As cinco cidadezinhas, por mais que sejam famosas e dependentes do turismo, ainda conservam um jeitão mais tranquilo, aquela coisa que faz você pensar ‘eu poderia morar aqui quando me aposentar’. Na Costa Amalfitana, eu tive outra impressão, não é sossegado, pelo contrário, achei ligado no 220!
(é claro que é possível achar cantos sossegados na Costa Amalfitana, lembrando que estou fazendo um panorama geral de acordo com as minhas impressões dos lugares ok?)
Inclusive, quando estava estudando o guia de viagem de Cinque Terre antes de ir pra lá, havia uma observação do autor quanto a isso: ele aconselhava quem quisesse fazer balada que fosse para Portofino, porque a noite nos vilarejos terminam cedo, você não ouve aquela música alta num bar distante ou um grupo de pessoas bebendo e falando alto na rua. Todo mundo sai pra jantar, mas é isso. Nas cidades que visitei da Costa Amalfitana, a turma ficava na rua até tarde. A gente saía pra jantar e quando voltava pro hotel ainda estava tudo lotado, clima bem animado.
Loading
Round 2: praia
Se você faz questão de praia, é pra Costa Amalfitana que você tem que ir. Sim, Cinque Terre tem praia (além da praia propriamente dita em Monterosso, existem outros ‘pontos de banho’ em algumas das outras terres), mas a oferta em Positano e arredores é maior (e melhor, já que a água é um pouco menos fria). Em Cinque Terre, o único lugar com estrutura (cadeiras+guarda sol) é em Monterosso, enquanto na Costa Anmalfitana em qualquer metro quadrado de praia já tem bar, cadeira, guarda sol, wifi, chuveiro, stand-up paddle etc etc etc. Em ambos destinos é preciso pagar para usar essa estrutura, mas também em ambos existem pedaços ‘livres’, que é só chegar e estender a toalha.
Round 3: tempo disponível
Se você tiver como critério seu tempo disponível, a escolha é fácil: Cinque Terre dá pra conhecer em 2, 3 dias e a Costa Amalfitana precisa de pelo menos 5 dias. Obviamente que você pode escolher apenas uma cidade da Costa Amalfitana e não arredar pé de lá, assim como dá pra passar fácil 5 ou mais dias em Cinque Terre (que foi o que eu fiz) e fazer passeios extras. Mas, de novo, estou generalizando e tentando ajudar no planejamento de quem está na dúvida. Leia mais: roteiro de 9 dias na Costa Amalfitana e roteiro de uma semana em Cinque Terre
Round 4: deslocamento
Como a região de Cinque Terre é muito menor, fica bem mais fácil fazer os deslocamentos entre as cidades. Fora que existem três opções simples de transporte entre as terres: trem, barco ou caminhada – já falei sobre esse assunto aqui. Na Costa Amalfitana também existem vários meios, mas como são mais cidades, tudo leva mais tempo e é mais caro. Existem os ônibus, dezenas de empresas que prestam serviço de motorista particular e vários passeios de barco e ferries disponíveis. Mas a impressão que tive é que tudo leva mais tempo, é mais lotado e as instruções menos óbvias do que em Cinque Terre. E para chegar, saindo do Brasil? É mais fácil chegar em Cinque Terre (por transporte público) do que na Costa Amalfitana. Para Cinque Terre, pegue um vôo para Milão e então um trem da estação central de Milão para Monterosso Al Mare. Já para a Costa Amalfitana, o mair perto é ir para Roma e de lá você pode pegar um trem para Nápoles e então um ônibus para Positano ou Amalfi, ou então outro trem para Sorrento. Por isso, talvez valha a pena contratar um shuttle particular pra te buscar no aeroporto em Roma.
Round 5: preço
Barato, nenhum lugar é. São destinos super visados (merecidamente), e apesar de ser possível fazer uma viagem sem gastar a poupança acumulada nos último 10 anos (caso você não faça questão de ir em restaurantes todos os dias, fazer passeios de barco ou comprar souvenirs), o custo de uma viagem para a Europa sempre faz uma marca no bolso, creio eu. Mas, por causa dos fatores citados acima, Cinque Terre acaba sendo um pouco mais em conta: afinal, da pra visitar em menos dias e com opções mais baratas de transporte. Uma viagem a Costa Amalfitana geralmente inclui uma visitinha a ilha de Capri – e não apenas Capri é um destino careiro como a viagem até lá pode custar uns 60 euros por pessoa.
Cinque Terre ou Costa Amalfitana? Conclusão:
- Cinque Terre: ideal para quem tem menos tempo e prefere uma atmosfera mais tranquila. Pode rolar praia, mas esse não deve ser o objetivo principal da cidade
- Costa Amalfitana: para férias de pelo menos uma semana (e orçamentos um pouco mais generosos) ou para quem quer pegar praia ou curte ficar até mais tarde em barzinhos
- Ambos: paisagens lindas, boa comida, souvenir artesanais, bons hotéis, facilidade para se comunicar em inglês, clima agradável
Loading
Ah, Positano… #nofilter View on Instagram
*****
Leia todos os posts sobre a Costa Amalfitana
Leia todos os posts sobre Cinque Terre
Veja nossa página especial dedicada a Itália
*****
Que delicia!!! Compartilho absolutamente suas opinioes! Cinq Terres é mais introspectivo….curtir a paisagem, andar pela Via de l’amore…agora Positano agito total!!!Mas lindas e maravilhosas!!!
[…] Itália: Cinque Terre ou Costa Amalfitana? (Ó dúvida cruel!) (Aprendiz de […]
Sou suspeita, mas apesar de achar os dois lugares maravilhosos, amo demais a Costa Amalfitana e Positano em especial. Voltarei outras vezes.
Já fui a Cinqueterre e amei! Lindo demais.
A Costa Malfitana ainda me falta haha
Muito bom o texto. Eu apenas visitei a Costa Amalfitana, mas me apaixonei. Com certeza, voltarei outras vezes a Positiano. Lindo demais e a atmosfera alegre me encantou muito mais.
Olá! Neste momento estou em Nápoles vim da Costa Amalfitana e estou indo para a Toscana. informo que tem ônibus direto de Roma a Sorrento da Cia Marozzi. Foi o que tomei. Me hospedei em Sant’agnello a 5 minutinhos de Sorrento. E Fiz todos os passeios, Capri, Grotta Azzurra, Positano, Amalfi. Outra info: nesta época outubro, os preços caíram muito!
Olá Helô, tudo bem?
Quantas vezes eu já ouvi essa pergunta! Realmente estava faltando um artigo sobre isso. Então, vou dar o meu pitaco também.
Acho que a Costa Amalfitana é mais completa, tem um vilarejo para cada tipo de personalidade.. rs Maiori por exemplo é mais indicada para quem viaja com crianças, Positano para quem quer badalação. Aqui você encontra uma panorâmica para escolher a cidade mais indicada para o seu perfil de viajante: http://bit.ly/QualCidadeNaCostaAmalfitana
E como você falou, requer mais tempo para poder aproveitar tudo e viver sua atmosfera.
Qual escolher? Acho que depende do itinerário. Quem vai para Roma ou Nápoles pode até fazer um bate volta até a Costa Amalfitana, mas o ideal mesmo é optar por um roteiro para explorar o estado da Campania, com toda sua beleza. Dar uma passadinha em Pompéia, Herculano, Sorrento, Capri… Pode ficar 15 dias tranquilamente só nessa área.
Já Cinque Terre é mais fácil de encaixar em um roteiro de 15 dias pela Toscana, passando por Florença, Pisa, quem sabe dando uma esticadinha até Milão.
Quem quiser conhecer as duas em uma mesma viagem, eu recomendo ir primeiro a Cinque Terre e depois para a Costa Amalfitana. O contrário eu não recomendo…
Bem, é isso aí. Até mais,
Barbara
estive em 5 terre e Positano e costa amalfitana, lugares belisimos costa amalfitana um pouco mais caro, eu particularmente prefiro 5 terres voce fica menos preso mais facil de se movimentar entre cada uma das cinque terras…vale a pena hospedarse em La Spezia de ahi pegar os barcos que fazem os tours ou o trem que se comunica com cada uma das 5 terres…maravilhosso!!!!
Sou absolutamente apaixonada por Cinque Terre, difícil acreditar que outro lugar possa equiparar-se
Conheço as duas opções e vou discordar de algumas opiniões (modestamente). A Costa Amalfitana é mais bonita, com mais lugares para serem visitados e com visuais inesquecíveis. O meio de transporte (pequeninos onibus que eles chamam de “Pullmann” é fácil e barato o deslocamento. Já nas Cinque Terre as´pessoas (turistas) são tratados como boiada nos trens. Já viajei bastante de trens pela Europa e com certeza é o pior serviço de trem europeu com as pessoas se acotovelando e com enorme desconforto (um verdadeiro desrespeito pelos turistas por parte da empresa de trens). Quase dá para lembrar aqueles trens indianos que vemos nos filmes..kkkk
Oi Heloisa, quero ir em junho para Cinque Terre e Costa Amalfitana. A partir de Roma qual fica mais fácil para ir primeiro? Se eu for primeiro para a Costa de lá consigo ir para Cinque? Qual seria o melhor percurso para fazer de trem e ônibus já que não vou alugar carro. Abraços!
De Roma eh mais facil ir pra Costa Amalfitana. na costa amalfitana praticamente nao tem trem entao vc tem q usar os onibus q conectam as cidades ou pegar taxi. pra ir de la pra cinque terre, melhor vc ir pra Napoles (pegue um onibus em Sorrento) e em Napoles pegar trem para Cinque terre, mas nao sei se tem direto. talvez q vc tenha que fazer alguma troca!
Obrigada.
Oi Heloísa!
Estou pensando em ir para Cinque Terre dia 10 de março chegando por Veneza. Vc sabe qual a melhor maneira de chegar lá? bjs
de trem! compre para monterosso Al Mare
Boa tarde Heloisa! Adorei o post… mas como nao conseguirei ir para positano, gostaria de saber a sua opiniao do que é mais valido:
A) ir para Cinque Terre (saindo de Florenca), pernoitando 1 noite
B) ir para Capri (saindo de Napolis) passando somente o dia!
Viajarei com a minha mae em junho-julho/2017
Abracos
Heloísa.
Estou com uma viagem marcada pra Itália em janeiro.
A ideia é incluir as cinque terre durante o período que ficarei na Toscana. Eu estou programando ficar em La Spezia uma noite e passar apenas 1 dia nas cinque terre Como é inverno, não estou com nenhuma expectativa de praia. Só conhecer realmente o lugar. Eu li em alguns blogs que varias coisas ficam fechadas durante o inverno. Você tem alguma informação sobre isso? Você acha que vale a pena passar 1 dia lá no inverno so pra conhecer? Obrigado
Oi Heloisa, parabéns pela excelente matéria. Eu tenho uma viagem marcada para a Itália em Janeiro. Vou passar boa parte dos meus dias na Toscana. Estava pensando em ficar apenas 1 noite em La Spezia e fazer o passeio de 1 dia pela Cinque Terre sem expectativa de pegar praia, pois estarei lá em pleno inverno. Eu li em alguns blogs que muita coisa pode estar fechada por lá. Você tem alguma informação sobre isso? Você acha que vale a pena passar 1 dia lá no inverno apenas para conhecer o local? Muito obrigado
oi Tiago! nao sei se vale a pena vc se deslocar da Toscana e perder um dia de poder conhecer mais da regiao para ir a Cinque terre em um dia só… acho sim q muita coisa vai estar fechada, nao sei nao se vale a pena!
Ola ! Qual o valor de transfer de Sorrento para ROMA ? Para duas pessoas ? Você sabe ? Cotei um de 480 euros . É isso mesmo ? Cotei esse pela internet . Será que lá eu encontro mais barato ? Seria para outubro !