Os últimos 40 anos da vida do naturalista e geólogo Charles Darwin, um dos maiores nomes da ciência no século 19 e autor do famosíssimo “A Origem das Espécies”, foram vividos na Down House, no condado inglês de Kent – cerca de 40 minutos (de carro) de Londres. A casa, que é mantida pela instituição English Heritage, é aberta para visitação e proporciona uma verdadeira imersão na vida e legado de Darwin. Foi lá que passamos nossa manhã de domingo, e ficamos tão inspirados com o que vimos que eu precisava deixar essa dica aqui o mais rápido possível!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Infelizmente não é permitido fotografar o interior da casa – mas o site dá uma boa ideia do que você verá por lá. A visita é dividida basicamente em três partes: o primeiro andar, que tem uma exposição permanente sobre a vida pessoal e o trabalho de Darwin; o térreo, cujos ambientes foram montados para mostrar como a família vivia (levando em consideração desenhos, fotografia e pesquisa); e toda área externa, que conta com um jardim imenso e um orquidário – onde são feitos experimentos baseados nos estudos e teorias desenvolvidos pelo próprio Darwin.
Eu confesso que não sabia absolutamente nada sobre Darwin, apenas que ele escreveu diversos livros e teorias, inclusive “A Origem…” – mas só. Fiquei surpresa ao aprender que ele nunca foi um aluno muito aplicado ou sequer interessado nas matérias acadêmicas convencionais – o pai de Charles Darwin tentou que ele estudasse medicina, sem sucesso, já que ele tinha aversão a sangue (me identifiquei com ele!), e depois o obrigou a tirar um diploma básico que o permitisse entrar no seminário. Aliás, após tirar esse diploma foi que ele recebeu o convite para embarcar no HMS Beagle, viagem que mudou sua vida – e, por que não – deu novos rumos a história da humanidade.
Na exposição do primeiro andar você tem acesso a anotações, imagens e amostras colhidas por Darwin, além de saber mais sobre suas origens e sua vida em família. Darwin nunca teve problemas financeiros e jamais precisou trabalhar por dinheiro, já que seu pai era muito bem sucedido e o casamento com sua prima Emma – que também estava bem na fita – apenas garantiu essa estabilidade. Charles e Emma tiveram muitos filhos e ele foi um pai super presente, algo não muito comum naquela época.
No andar térreo você pode perambular pelos ambientes que um dia foram ocupados pelos Darwin, como a sala de jantar e o escritório onde muito provavelmente ele escreveu seus livros. A lojinha, banheiros e o café também ficam no térreo (aliás, achamos o café uma delícia!).
Mas não apenas o interior da casa faz parte da visita – o grandioso jardim é uma maravilha e proporciona vistas lindas – tanto do exterior da casa como do “countryside” inglês. Se estava assim bonito nesse frio, deve ser encantador na primavera/verão!
Nós fomos até lá de carro (aliás, foi a “inauguração” da carteira de motorista britânica do Martin!), mas é possível chegar de transporte público: vá até a estação de trem de Bromley South (trens a partir de London Victoria) e pegue o ônibus 146. Adultos pagam £10 e crianças £6 (nós somos membros do English Heritage então entramos de graça). Quanto aos dias e horários de abertura, sempre consulte o site, pois varia muito dependendo da época do ano.
Down House – Luxted Road, Downe, Kent BR6 7JT
Adorei, Helô. Fiquei super afim de visitar. 🙂
Adorei, Helô. Fiquei super afim de visitar.
Hi Heloisa! Vou tentar ir lá amanhã via transporte público. Obrigada pela dica.
Opa, legal! Depois me fala se deu tudo certo? Seria legal saber se funciona tudo certinho pra chegar lá de transporte público!
[…] Down House – a casa de Charles Darwin […]
[…] onde estão enterrados não apenas muitos reis e rainhas mas também cientistas como Isaac Newton e Charles Darwin, arquitetos, artistas e políticos. O interior da abadia é tão incrível quanto sua fachada, por […]
Boa tarde!
Vou para Londres em Outubro, e não me permito deixar de ir a casa de Charles Darwin, poderia me ajudar ?? Já existe um passeio montado saindo de Londres ?? Pois como não domino o inglês, acho que só de passeio de agencia !! Pode me ajudar por favor ??
Francisco, se vc não quer usar transporte publico pode contratar os serviços de um motorista brasileiro pra te levar ou então contratar uma guia brasileira pra te acompanhar. Aqui estao alguns links de posts no blog onde falei sobre isso: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/04/01/transporte-em-londres-motorista-brasileiro/ e http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2016/04/06/guia-brasileira-em-londres-descubra-cidade-com-monica/
[…] Casa de Charles Darwin […]