Cefalù nem estava no primeiro roteiro que fiz dessa viagem de duas semanas na Sicília. Acabei incluindo a cidade nessa maravilhosa viagem de férias depois de fazer alguns ajustes no orçamento, e perceber que ficaria inviável ir para as Ilhas Eólias (no nordeste da Sicília). Então, depois de uma rápida pesquisa no blog Descobrindo a Sicília, eu descobri Cefalù! Seria uma parada perfeita entre Taormina e Palermo, e rapidinho eu encontrei um B&B muito bacana e com preço ótimo no booking.com (pagamos 300 euros por 3 noites, quarto ótimo com banheiro privativo, estacionamento, café da manhã e super perto da praia).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Chegamos em Cefalù no fim da tarde, e depois de deixarmos nossas coisas no B&B partimos em direção ao centro antigo. Foi quando chegamos no calçadão da praia que vimos o por do sol maravilhoso que eu me apaixonei pela cidade! Foi uma cena digna de cartão postal, com o sol caindo na linha do horizonte e os prédios do centro antigo todos banhados num tom maravilhoso de laranja. Ali eu tive certeza da minha decisão de colocar Cefalù no roteiro, e acabei me arrependendo de não ter esticado a estadia lá!
Pra mim, Cefalú é um resumo do que eu conheci na Sicília: praia deliciosa – com mar calmo, limpo e uma larga faixa de areia -, cidade medieval, ótimos restaurantes e gente acolhedora. Ah, e pra quem não gosta de ficar a toa na praia o dia inteiro, a dica é subir até o topo da ‘Rocca’: a imensa rocha que parece proteger o centro antigo, e pode ser vista de longe. A gente preferiu não encarar (eu sou da turma que gosta de ficar a toa na praia!), ainda mais com o calor que estava fazendo! Mas pode ser uma boa opção de passeio nos meses não tão quentes.
O centro antigo de Cefalù é fácil de ser explorado, com suas vielas paralelas delimitadas por 4 ruas. Chegando pela praia você cai na Via Vittorio Emanuele, e é só seguir reto nela para chegar até a Via Carlo Ortolani di Bordonaro, que tem um restaurante do lado do outro. Vários desses restaurantes tem terraço com vista para o mar. Mas o nosso lugar preferido para jantar em Cefalù foi a Enoteca Rossorubino. É um bar super pequeno, com algumas mesinhas na calçada (do lado de dentro só tem a cozinha). A especialidade ali são os vinhos sicilianos, mas eles também servem os cocktails clássicos da Itália, como Aperol Spritz. A opção de pratos é simples, mas muito boa, pra ir petiscando enquanto você beberica seu vinho.
A Chiesa de Cefalù, que desponta no skyline da cidade, também está ali no centro antigo, e pode ser visitada. Nas ruas do centro, principalmente na Vittorio Emanuele, existem algumas agências que fazem passeios de barco nas Ilhas Eólias, pra quem faz questão de visitá-las.
Praias perto de Cefalù
Como eu falei antes, Cefalù tem uma praia ótima, e nós aproveitamos que o B&B onde nos hospedamos tem convênio com um dos beach clubs: os hóspedes não pagam pelo aluguel das cadeiras e guarda sol, mas apenas pelo que consomem. Passamos um dia inteiro lá, então no dia seguinte eu queria conhecer outro lugar, e olhando no mapa vi que havia uma praia na cidade vizinha, chamada Mazzaforno. Então resolvemos ir pra lá, pois as fotos que vi no Google me convenceram! Wstávamos de carro, colocamos no GPS o endereço ‘Via Malta’ em Mazzaforno, e chegando lá tivemos que deixar o carro na rua mesmo, e caminhar um pouco até a praia.
Foi uma delícia, depois de um ‘susto’ inicial ainda pela manhã: havia um grupo de pessoas de um hotel grande, fazendo aulas de ginástica com música muito alta na praia. Como é uma praia pequena, não tínhamos pra onde ir, apenas esperamos terminar e então conseguimos relaxar e curtir o mar calmo e vazio. Tem um restaurante/lanchonete pé na areia, onde buscamos sanduíches para o almoço. Lá em Mazzaforno também pagamos o beach club, com duas espreguiçadeiras e um guarda sol (20 euros no total).
No dia de ir embora de Cefalù conseguimos aproveitar uma outra praia ali perto, ainda menor! Foi uma dica maravilhosa do dono do B&B. Ele nos disse que o nome da praia era Blue Bay, e nos deu as instruções para chegar até lá (ir até o Hotel Kalura, parar o carro no estacionamento deles e descer as escadas até a praia). Na verdade eu acabei descobrindo que Blue Bay é o nome de um outro hotel ali do lado, e que a praia de chama Caldura (Spiaggia Caldura). Essa praia não tem estrutura nenhuma, é de pedras e super pequena. Mas eu amei, e foi uma das melhores coisas da viagem. A água é muito transparente, e se você chegar cedo não vai ter ninguém lá. Em umas das pontas da praia você verá tipo um pier, feito de cimento, com algumas cadeiras, mas essa estrutura é do hotel. Se você quiser passar o dia em Caldura, leve guarda sol e cadeiras (e comida!), porque não tem nada ali perto.
Linda as fotos, uma dúvida. Essa praia e outras da sicilia tem a água muito gelada? Fui em praias de portugal e galicia e sofri muito shaushuas
nao, eu achei as temperaturas ótimas. a sicilia fica bem no sul né, a agua ja é mais quente
Oi Helô!
Que texto mais lindo! Sorri o tempo inteiro enquanto o lia. Cefalù é um encanto e você a conheceu em um período perfeito, pouco antes dela ser tomada por hordas de turistas e banhistas! 🙂
Um abraço e mais uma bez obrigada por citar o blog.
Câmera usada nas fotos?
uma simples, point and shoot, Nikon coolpix. E algumas com o celular
Realmente muito linda! Adorei conhecer e de facil acesso de Palermo! Estive lá em abril!