Quando você visita uma grande construção religiosa na Grã Bretanha – igrejas, catedrais, abadias – certamente vai descobrir que o tal lugar é “o maior”, “mais velho” ou “mais importante” em alguma categoria. E com a Catedral de St Albans não poderia ser diferente. É o mais antigo local de adoração cristã e foi construída no terreno onde St Alban, o primeiro santo britânico, foi enterrado. O nosso guia também falou que a Catedral de St Albans tem a nave mais comprida da Grã Bretanha, mas eu não consegui confirmar essa informação em lugar nenhum (chega a ser engraçada essa “competição”, é puro marketing!).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
E também como qualquer outra construção religiosa na Grã Bretanha, a Catedral de St Albans tem muita, muita história, a qual é em parte contada pela arquitetura do lugar. É sempre muito difícil precisar datas. Afinal, são tantas construções, destruições, reconstruções e anexos, que cada parte da Catedral tem sua própria história e importância. E é bem provável que, mesmo após uma visita guiada (que foi o meu caso), a gente volte pra casa não sabendo nem metade da história do lugar.
Leia também: as minhas 6 igrejas preferidas na Europa
Apesar de provavelmente existir desde o século 8, a maior parte da construção que se vê hoje é do século 11, e tem características normandas e romanas, com várias adições feitas no século 19 em estilo gótico. Ou seja, um deleite pra quem gosta de história da arquitetura. Mas não é preciso ser um especialista pra notar todas essas influências. Sente-se em um dos bancos e observe a diferença entre os arcos centrais, e também as pinturas nos pilares que suportam os arcos. Há inclusive estátuas bem recentes (procure as figuras coloridas no altar) que representam outras fés cristãs. Pois é, apesar de ser oficialmente um estabelecimento da fé anglicana, a Catedral de St Albans também tem serviços/cultos/missas das fés católica, ortodoxa e luterana.
Eu tenho uma especial fixação por tetos e pisos antigos, e nesse quesito a Catedral de St Albans não decepciona!
Para quem visita a catedral em dezembro, vai ter a oportunidade de conhecer também o mercado de Natal, que fica no jardim logo em frente. O mercado não é muito grande, mas é super charmoso. E o mais importante: tem ótimas barracas de comida! : ) Tem até uma cabana onde acontecem apresentações de corais natalinos.
A cidade de St Albans é bem pequena, e tem uma típica “High Street” inglesa, com lojas e restaurantes. Perto da Catedral há também um parque (Verulamium Park) e um dos pubs mais antigos do país, o Ye Olde Fighting Cocks.
Catedral de St Albans: informações práticas
- A entrada na catedral é gratuita, ela fica aberta diariamente das 8:30 às 17:45
- Existem diversos tours guiados gratuitos: às 11:30 de segunda a sábado, 14:30 de domingo a sexta e às 14h também aos sábados. Mais informações no site
- Para chegar em St Albans, é preciso comprar uma passagem de trem. A viagem entre Londres e St Albans leva entre 20 e 40 minutos. Da estação de St Albans até o centrinho da cidade são 10 minutos caminhando, e mais 5 minutos até a catedral. Veja aqui como comprar sua passagem de trem
Todas as fotos são de autoria da Thaís Nascimento, do blog Sete Mil Km. Ela, a Karine e a Liliana estavam comigo nessa viagem, que fez parte do nosso projeto #OffTo (#OffToStAlbans). Já fomos também para Winchester (#OffToWinchester) e Canterbury (#OffToCanterbury)
Eu fui tem uns 2 anos e meio, fiquei encantada com a catedral, a cidade me pareceu ainda mais linda nas suas fotos com o mercado de Natal!
[…] é mais um post do projeto #OFFTO que participo junto com os blogs a Helô do Aprendiz de viajante, a Karine do Blog Brazuka e a Thais do Sete Mil […]