Na nossa viagem ao Rio em julho passado tivemos que experimentar o Botto Bar, que foi eleito pela Veja Rio como o melhor chopp da cidade em 2013. Quando aconteceu essa premiação foi uma surpresa danada para os sócios do lugar: eles tinham aberto o bar há apenas 2 meses quando receberam a notícia. Eu tinha um motivo especial pra ir até lá: um dos sócios é o Flávio Paranhos, marido da minha prima Mônica Paranhos que já escreveu aqui no Aprendiz. Marcamos numa quarta-feira a noite pra evitar o movimento do final de semana, e mesmo assim o bar estava cheio (mas não lotado, não precisamos esperar).
O Botto Bar tem 20 torneiras de chopp servindo cervejas de diversos tipos e nacionalidades. Algumas são receitas do mestre cervejeiro Leonardo Botto, que dá o nome à casa. As cervejas estão sempre mudando, então se você for lá hoje e voltar semana que vem, vai encontrar cervejas diferentes. Eu que não sou nenhuma grande conhecedora de cervejas fui logo falando pro Flávio que nem sabia o que escolher, e ele me deu a ótima dica de pedir uma degustação com 4 cervejas diferentes, que vem em copinhos menores. As que eu tomei foram: Guinness (irlandesa), Colorado Indica (americana), Delirium Tremens (belga) e Pilsner Urquell (tcheca). Das 4 eu só conhecia a Delirium, e a Guinness era uma cerveja que eu sempre quis provar. Aliás, pra minha surpresa, foi testada e aprovada. Já tinham me falado tão mal da Guinness que eu achava que não ia gostar, mas curti! As outras duas que eu não conhecia também eram boas, a tcheca foi a minha preferida.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A comida é um capítulo à parte: o cardápio traz petiscos e pratos inspirados nas escolas cervejeiras – Belga, Alemã, Inglesa e Americana, além de petiscos tradicionais brasileiros, e tem as explicações de onde veio a inspiração pra colocar cada item no menu. A Mônica já tinha pedido uma porção das Batatas Fritas Turbinadas e eu tinha lido a review na Veja Rio que falava muito bem do Croquete de Queijo, então foi a primeira coisa que eu pedi. Realmente os croquetes são deliciosos, e o molhinho é tudo de bom, pena que vem só 4! As batatas também estavam boas, mas eu não sou uma fã de batata-frita, então não foi uma das coisas que eu repetiria.
Meus outros primos chegaram e fomos pedindo um monte de petiscos – croquetes de carne cervejeiro, também ótimos, que vem com molhos de mostarda; a Carbonade, uma carne cozida na cerveja por horas, que se desmancha, pra comer com um pãozinho (tivemos que pedir duas, de tão boa!); as pataniscas de bacalhau, que são um bolinho de bacalhau sem batata, divinas; os pastéis que tem 3 recheios diferentes, incluindo um de calabresa mais picante e um frango com curry, gostosos; o Frikadellen, bolinho de carne alemão, bons. E no final eu tinha que experimentar a mousse de chocolate, porque já tinha visto um monte de fotos da minha prima comendo essa mousse no Facebook, haha. Gostei da mousse, não é muito doce, mas não curti o tal malte por cima, pra mim tem que ser sem.
Curiosidade: dependendo do tamanho do copo de cerveja que você pedir (Bota, Yard e o Metro)…você deixa um pé de sapato num cesto pendurado perto do bar, e tem o sapato devolvido quando retorna o copo! Essa brincadeira não foi inventada por eles, viram em bares tradicionais na Europa, e resolveram adotar. No dia que eu fui não vi ninguém sem sapato, mas me disseram que acaba acontecendo de alguém pedir, o pessoal que está no bar vê, pergunta pros garçons o motivo e resolve pedir também.
A decoração é sem firulas, mas tem vários toques especiais, como a tabela periódica das cervejas que fica nas mesas, o barril gigante que esconde a câmara fria na entrada e o balcão do bar decorado com as bolachas de cervejas da coleção pessoal do Leonardo Botto. Só achei um pouco escuro, podia ser um pouquinho mais claro pro meu gosto. O banheiro merece uma menção com suas paredes pretas onde todo mundo pode deixar uma mensagem com canetinhas coloridas. As paredes estão quase cheias, e depois eles vão pintar de preto por cima e começar tudo de novo! Tem lá a minha assinatura na parede, claro, e o endereço do blog 😉
Informações úteis:
Botto Bar
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 205, 20270060 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Telefone: 21-3496-7407
Horário: Terça a quinta das 17h-0h, sextas e sábados das 17h-1h, domingos das 15h-22h
Atenção: Às terças-feiras tem show ao vivo da banda Cozinha Etílica (a trilha sonora do bar é sempre de rock’n’roll e blues) e claro que o som é alto. Um telão passa jogos de futebol ao vivo, no dia que a gente foi tinha um jogo rolando, mas o nível de barulho estava aceitável.
Preços: petiscos entre R$ 15-35, as cervejas variam muito. E não, não comemos e bebemos de graça, antes que me perguntem!
Adoreeeei – o post, o bar e o nome dele. hehe
Vai pra lista do que fazer no Rio na próxima ida à cidade maravilhosa.
Beijobeijo, Lu!
Adorei! Vamos em novembro e adoramos um bom chopp e cerveja! Tá na lista! 😉
Legal, depois me conta como foi!