Antes de eu começar esse post declarando todo meu amor pelos B&B no interior da Grã Bretanha, quero deixar bem claro: eu adoro hotéis bacanudos. Amo me hospedar em hotéis boutique, afinal pra mim isso é parte importante de uma viagem. Eu sei que cada pessoa tem uma maneira própria de viajar, e um dos meus mandamentos de turista é: reservar boa parte do orçamento pra um hotel onde eu estaria feliz se precisasse passar o dia inteiro lá. Ponto.
Porém, depois que comecei a viajar pelo interior da Inglaterra, País de Gales e Escócia, me dei conta que os Bed & Breakfast são as melhores opções. Em muitos vilarejos e cidades nem há hotéis tradicionais, muito menos hotéis boutique. Os B&Bs são parte vital do turismo na Grã Bretanha, e agora toda vez que planejo uma viagem por aqui já fico animada na hora de procurar um lugar pra ficar. A experiência de se hospedar em um B&B faz a viagem ficar ainda melhor, basta você ter paciência para pesquisar. Muitos não estão em sites como o booking.com, e é preciso buscar as reviews no TripAdvisor, entrar em contato pelo site do B&B e reservar direto com eles.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Eu acabei de retornar de mais uma viagem pelo interior da Inglaterra (região de Costwolds), e me hospedei no B&B The Old Station House, no vilarejo de Broadway. Enquanto estava lá, tive a ideia de escrever esse post como uma forma de agradecimento a todos os hosts dos B&Bs onde já me hospedei, que sempre foram tão hospitaleiros e queridos. Então, aqui estão meus 5 motivos para ficar em um B&B no interior da Grã Bretanha!
Café da manhã caseiro
Olha, eu poderia fazer um post com a título “1 motivo para ficar em um B&B no interior da Grã Bretanha”, e o motivo seria o café da manhã caseiro. Todo mundo curte quando o hotel oferece café da manhã né? Vamos combinar, é um dos grandes prazeres de viagem. E o melhor é descobrir que o café da manhã é maravilhoso! Quando você se hospedar em um B&B britânico, pode ter certeza de que esse será o ponto alto da estadia. Não é como em um hotel tradicional, onde tem um buffet e você se serve a vontade. Geralmente é servido o típico café da manhã da Grã Bretanha (pode ter alguma diferença dependendo de onde você está: Inglaterra, Escócia, País de Gales…), que tem ovos, bacon, linguiça, tomate ou pepino e cogumelos, mas você tem a opção de pedir omeletes ou ovos mexidos/fritos/pochê com torrada. E é sempre muito bem servido, pra você sair para desbravar o campo de barriga cheia!
Muitos dos B&Bs onde me hospedei também oferecem cereais, iogurtes e algumas frutas. E na maioria deles eu precisei avisar no dia anterior que horas desceria pro café da manhã, assim eles se organizam pra fazer tudo na hora, fresquinho.
Dicas dos hosts
Eu sei que muitos hotéis tem seviços ótimos de concierge que prestam todo tipo de serviço: organizam transfers, reservam restaurantes e providenciam ingressos para eventos. Mas quando você se hospeda em um B&B o seu concierge é o o dono ou dona do lugar! São as mesmas pessoas que receberam notificação da sua reserva, te receberam na chegada, te mostraram o quarto e te servirão café da manhã. São pessoas que você encontrará todos os dias enquanto estiver no B&B, pessoas que sabem seu nome e estão realmente interessadas em saber sobre a sua vida e a sua viagem. O B&B, na maioria dos casos, é também a casa deles. E o que eles mais querem é que você passe uma temporada incrível, que faça propaganda (como eu estou fazendo agora) e volte lá um dia. São pessoas que dedicam suas vidas ao negócio, e que sabem tudo da cidade/região/bairro onde você está hospedado.
Se você tem alguma dúvida sobre onde jantar, onde comprar ou o que fazer, seus hosts terão a solução! Pode ter certeza: todo dia de manhã, quando eles servirem seu café da manhã, vão te perguntar o que você fez no dia anterior e o que está planejando fazer naquele dia. E é dessa conversa matinal que surgem as melhores dicas! Isso sem contar o tanto de conhecimento histórico que eles tem do local, e você vai sair de lá sabendo muito mais do que quais são as melhores atrações.
Tamanho e conforto do quarto
Pelo mesmo preço que você paga em um B&B, você não consegue um quarto com o mesmo tamanho e conforto de um hotel na Grã Bretanha. Ou seja: se você estiver disposto a pagar um pouco a mais, consegue ficar em um B&B ainda mais bacana e com mais luxos. Como já falei antes, os B&Bs britânicos por fora nem parecem que são B&Bs: são casas bem conservadas, que por dentro foram reformadas para acomodar os quartos com banheiros.
E você tem mesmo a sensação de que está na casa de alguém, porque os quartos são sempre tão confortáveis, que parecem que foram personalizados pra você. E claro, a decoração reflete o gosto pessoal dos donos, então parece mesmo que você está hospedado na casa daquele amigo que tem um gosto decorativo totalmente diferente do seu, mas que você acaba achando legal porque mostra exatamente a personalidade dele!
Em vez do minimalismo dos hotéis, você encontrará detalhes fofos, como luminárias vintage, móveis reformados e cortinas pesadas. Mas isso sem deixar de lado a praticidade: muitas tomadas, ganhos para pendurar roupas e armários espaçosos.
Socializar com os outros hóspedes
Você invariavelmente irá encontrar com os outros hóspedes no café da manhã. E como a atmosfera é bem caseira, todo mundo acaba se cumprimentando, perguntando como foi o dia anterior, quais os planos para aquele dia, etc. São ótimas oportunidades de conhecer pessoas do mundo inteiro, que estão vivenciando o local de uma forma diferente da sua. Aproveite para pegar dicas, afinal a viagem da gente nunca é igual a dos outros.
A maioria dos B&Bs tem também uma área comum, uma salinha com sofás, revistas e as vezes até lareira. Como se fosse o lobby de um hotel, só que muitos mais amigável, sem aquele vai e vem doido de pessoas. É gostoso ficar por ali no fim do dia, ler um livro, e conversar com outros hóspedes que usam o espaço também.
Mimos que não tem em hotel
Existe algo mais caro do que as bebidinhas de comidinhas do frigobar do hotel? Dá até medo de olhar. Raramente os hotéis dão alguma cortesia para os hóspedes, nem mesmo água. Mas em B&B, pelo menos na Grã Bretanha, é bem diferente. Além de café e chá a vontade no quarto, eles geralmente disponibilizam garrafinhas de água (isso porque na Grã Bretanha você pode tomar água da torneira), e se você der sorte ganha até biscoitinhos e salgadinhos!
E pode ter certeza de que se você consumir, eles irão repor no dia seguinte. Muitos B&Bs oferecem uma fatia de bolo na sua chegada. Assim que é bom né?
Fatia de bolo? Oba!
[…] Ah, e pra quem curte se hospedar em B&Bs, recomendo ler esse post aqui! […]
[…] 5 motivos para ficar em um B&B no interior da Grã Bretanha […]