Mesmo quem nunca foi a Amsterdã consegue rapidamente enumerar alguns símbolos da cidade: os canais, as bicicletas, o Red Light District e as “coffee shops” são sempre os ícones que vem a mente logo de imediato. Talvez, pra quem curte arte e história, o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum sejam mais importantes, mas pouca gente vai mencionar lojas de design na listinha de coisas imperdíveis a serem visitadas por lá.
Sim, Amsterdã e design tem tudo a ver! O design holandês vem ganhando mais e mais notoriedade e respeito nos últimos anos. Assim como o estilo escandinavo de fazer design, o estilo holandês tem características únicas e inconfundíveis, fazendo um ótimo balanço entre usabilidade e estética, porém com uma pitada lúdica, fazendo graça com objetos do nosso dia a dia e desafiando aquela nossa percepção “quadradinha” das coisas.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Vamos aos exemplos? Duas marcas grandiosas, comhecidas no mundo todo, tem seu HQ lá em Amsterdã. Nascidas e crescidas na cidade! Primeiro veio a Droog, que, apesar de fundada em 1993, veio a ter um showroom apenas em 2004. A loja é uma delícia de ser visitada, e mesmo quem não conhece o mundo do design vai curtir bastante as peças expostas lá. Da luminária 85 Lamps (desenhada em 1993 por Rody Graumans, tornando-se um dos produtos mais conhecidos da marca) a cadeira Do Hit (desenhada no ano 2000 por Marijn van der Poll), todos os produtos tem esse tom de brincadeira, que foi o que ajudou a Droog a se estabelecer nesse mercado tão competitivo. Afinal, quem não se divertiria martelando um cubo de aço para criar sua própria cadeira?
A Moooi é um pouco mais recente (foi fundada em 2001), mas já nasceu estrelada, pois Marcel Wanders, um dos grandes nomes do design holandês, é um dos fundadores. Assim como a Droog, a Moooi tem em sua coleção um grande leque de produtos assinados por criativos de diversas partes do mundo, mas sempre com aquela pegada lúdica e inovadora. Não há melhor exemplo do estilo Moooi do que a luminária Horse, lançada em 2006 (assinada pelo estúdio Front) para alegria da turma que aprecia o design provocativo – e tristeza daqueles que acreditam que o design precisa ser fiel a funcionalidades.
Amem ou odeiem, o fato é que essas duas marcas fazem parte da história do design holandês, e são hoje tão sinônimos de Amsterdã quanto os canais e as coffee shops. Ou seja: merecem uma visita!
Droog
Staalstraat 7b
1011 JJ Amsterdam
Moooi
Westerstraat 187
1015 MA Amsterdam
Amem ou odeiem? Como designer e apreciadora de arte, AMEI COM CERTEZA. Merece mesmo uma visita de quem vai até lá, ótima dica! (e acho que vai agradar mesmo quem não é da área, portanto coloquem os endereços na agenda antes de viajar) 😉
Ótimas dicas, Helo! Quando eu voltar a AMS vou dar uma passadinha por elas. 😉
Nunca estive na cidade, mas adoraria conhecer este espaço 🙂
Bjão