Um jeito super legal de explorar Londres é utilizando as bicicletas públicas, já que a cidade é relativamente plana e existem pontos de aluguel em centenas de localidades (principalmente nas zonas 1 e 2, ou seja, centro e proximidades). Você pode usá-las a qualquer hora do dia, todos os dias, basta ter um cartão de crédito ou débito (é claro, verifique antes de viajar se seu cartão está liberado para uso internacional). O procedimento para alugar uma bicleta é bem simples, basta seguir as instruções da tela na ‘estação’.
IMPORTANTE: continue lendo para entender os valores, mas basicamente você paga pelo acesso (£2 por 24 horas e £10 por 7 dias) com a condição de trocar de bicicleta a cada 30 minutos para não pagar a mais.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A tela estará assim – toque para iniciar:
Clique em ‘Hire a cycle’:
Insira seu cartão:
Você paga £2 para ter acesso às bicicletas por 24 horas ou £10 para 7 dias (Mas atenção! É preciso fazer passeios de até 30 minutos, senão você será cobrado uma taxa extra. Ou seja, pagar £10 não significa que você pode levar a bicicleta com você e devolvê-la ao fim de 7 dias). Escolha a opção:
Você também terá a opção de escolher quantos acessos precisa (se estiver com mais alguém). Confirme a escolha:
Concorde com os termos e condições – clique em ‘I accept the terms and conditions’:
A partir de agora o acesso está liberado (você poderá retirar seu cartão), e então é hora de imprimir o ticket com o código para retirar a bicleta (Atenção: você não precisa pegar a bicicleta imediatamente, o acesso – de 24 horas ou 7 dias – já está garantido a partir desse momento, e basta ir em qualquer estação e inserir o cartão que o sistema vai ‘lembrar’, e então você pode imprimir o ticket). Clique em ‘Yes’ caso queira começar sua jornada imediatamente:
Aguarde a impressão do(s) ticket(s):
Você receberá um ticket por bicicleta, cada ticket tem um código. Escolha a sua bicileta e digite o código no teclado (atenção, o teclado não faz barulho, é sensível ao toque, dá a impressão de que você não está digitando, mas siga em frente!). A partir da impressão do ticket, você tem 10 minutos para retirar a bicicleta (se não o fizer, insira o cartão novamente para imprimir um novo ticket com um novo código).
Quando a luz amarela piscar, retire sua bicicleta (precisa fazer força):
E pronto! Para devolver, basta colocar a bicicleta na doca, verifique se encaixou certinho (a luz verde acenderá)
Cada estação tem um mapinha que mostra os pontos de retirada/devolução mais próximos. Se você passar de 30 minutos com a mesma bicicleta, será descontado um valor no cartão que você utilizou para requisitar o acesso, conforme a tabela na imagem abaixo. Por exemplo, se você comprar o acesso de 24 horas e usar a mesma bicicleta por até 3 horas, pagará apenas £15. Mas, se você comprar o acesso de 7 dias e ficar com a mesma bicicleta por mais de 24 horas, será cobrado £150.
Ou seja: fique atento ao horário e tente cumprir os 30 minutos, para não ter nenhuma surpresa no cartão
Aluguel de bicicleta em Londres: informações práticas
- As bicicletas públicas são ideais para passeios curtos, de menos de 30 minutos
- O acesso as bicicletas por 24 horas (trocando de bicicleta de 30 em 30 minutos) custa £2
- O acesso as bicicletas por 27 dias (trocando de bicicleta de 30 em 30 minutos) custa £10
- Use sempre o mesmo cartão dentro do período do acesso comprado para obter um código que irá liberar a bicicleta
- Verifique em cada estação as dicas de segurança e o mapa com as estações para devolução
- Veja no site todas as informações e um vídeo explicativo (em inglês) que tem até uma simulação de quanto você gasta se usar a bicicleta por mais de meia hora.
Para quem mora em Londres é possível fazer um registro e obter uma chave, que dá acesso direto na doca, não é preciso utilizar a estação. Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para ver a nossa página de Londres, com todos os posts organizados em categorias.
Amei esse post!! Muito fácil de usar! Com certeza alugarei!!Obrigada pelas dicas! Sempre muito úteis! 🙂
Turista, ou seja nao residente na Inglaterra pode alugar livremente?? Em Paris nao consegui alugar…
Sim, qqer pessoa pode, basta ter cartão. Em Paris também, é exatamente o mesmo sistema
Alo, Heloisa
Acaso é necessário se cadastrar em algum site ANTES de se alugar uma bicicleta ?
Tive a impressão de que para alugar bicicletas do SANTANDER seria necessário…
Imagino que, de posse de um Cartão de Crédito Internacional, pode-se utilizar bikes da
BARCLAY. Há outras Empresas envolvidas neste negócio, além do SANTANDER e BARCLAY ?
Grato
Alcir Grohmann
Oi Alcir. Não, como visitante não é preciso se cadastrar em site algum. O fato dos bancos patrocinarem a iniciativa não tem nada a ver com o cartão que vc usa para alugar a bike. Você só precisa se cadastrar se for morador de Londres e quiser usa-las com mais frequencia.
[…] Essa caminhada pelo calçadão é muito agradável, fica até difícil acreditar que você está em Londres – mas é claro, os prédio de Canary Wharf já são evidentes e não deixam você esquecer onde está. Você vai até passar por um parque, e vai notar bastante gente fazendo exercício ou fazendo o mesmo passeio que você, mas com as bicicletas públicas. […]