Início America do Sul Brasil Acampando em Ilha Grande, roteiro econômico de 3 dias

Acampando em Ilha Grande, roteiro econômico de 3 dias

Acampar em Ilha Grande era um sonho, mas a gente tinha que fazer isso de forma mais econômica,  então eu, meu noivo, e dois amigos decidimos passar 3 dias em Ilha Grande, chegando no sábado e voltando na segunda. Eu sempre amei viajar e ter contato com a natureza, desse modo montamos o roteiro de um jeito a gente fosse conhecer praias lindas, sem gastar com passeios de barco. O ponto principal era começar a pesquisa de preços para saber quanto a gente ia precisar, depois disso começamos a planejar tudo!

No fim das contas um dos amigos não pode ir com a gente, e acabamos indo só em três pessoas, saímos bem cedo de casa para poder aproveitar bem o dia na ilha. Do Rio para Conceição de Jacareí fica em torno de duas horas e meia de carro, e o trajeto é super fácil.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Trajeto até Conceição de Jacareí

Ilha Grande não tem acesso por nenhum meio de transporte além dos barcos, então chegando a Conceição de Jacareí você logo é abordado por agentes de turismo. Fechamos primeiro com o estacionamento que deu 90 reais por 3 diárias. O valor do barco nas agências costuma ser padrão então vale mais a pena ir direto lá do que fechar com um agente na rua (as vezes eles podem cobrar a mais). A diferença entre os barcos é que o Flex Boat leva apenas meia hora para chegar até a ilha, enquanto a escuna leva em torno de uma hora mais ou menos só que é de 15 a 20 reais mais barata. O valor varia entre 20 e 45 reais. O primeiro horário é as 8 da manhã, e o último é as 18:30, nós optamos pelo Flex porque como a diferença de preço é pouca, ia valer mais a pena chegar mais rápido. Compramos a ida e volta juntas.

A gente chegou na Vila do Abrãao que é o ponto principal de entrada da ilha, a primeira impressão é de ser um centrinho com bastante movimento, e pessoas te oferecendo passeios a cada dois passos, nós não fizemos nenhum passeio de barco, ao invés disso escolhemos as trilhas. Você pode ver o mapa e a dificuldade da trilha na maioria dos estabelecimentos ao redor. Saímos do cais e fomos para o lado direito, nosso camping ficava muito bem localizado, mas não era dos mais hospitaleiros, então darei outras opções.

Onde ficar em Ilha Grande – Campings

  • Camping do Lucio

Endereço: Rua Gatúlio Vargas, n 206 – Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis.
Telefones:
(24) 3361-5775 / (24) 99813-3237.
E-mail:
campingdolucio@hotmail.com

  • Pousada do Bicão
Endereço: R. do Bicão, 133 – Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis 
Telefone: (24) 3361-5005
Site: http://www.pousadadobicao.com.br/
  • Camping Raio de Sol

Endereço: R. Amâncio Felicio de Souza, 8 – Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ
Telefone: (24) 3361-5744

  • Camping das Palmeiras
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 118 – Vila do Abraão – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ, 23968-000
Telefone: (24) 3361-5059
  •  Camping da Cachoeira
Endereço: Rua do Bicão 52 – Abraão – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ, 23968-970
Telefone: (24) 99988-7461
>> Veja mais opções de hospedagem em Ilha Grande

Praias em Ilha Grande

  • Abraãozinho

Assim que chegamos começamos a planejar pra quais praias a gente ia, montamos a barraca no camping, deixamos as coisas lá, e partimos. Começamos por Abraãozinho que fica para o lado esquerdo da ilha, é mais ou menos uma hora de caminhada. Todas as trilhas por lá são muito bem sinalizadas, e o melhor, você não gasta nadinha! Chegando na praia você se encanta, as águas são claras, rasas e sem ondas, a areia é fina e branquinha. Era um dia bem quente, e mesmo assim não tinham muitas pessoas por lá, é um ambiente que te deixa bem a vontade. Ficamos a maior parte do dia por nessa praia.

 

Caminho para Abraãozinho

  • Abraão

Quando resolvemos ir almoçar já era de tarde, e como compramos tudo antes de entrar na ilha só chegamos e colocamos a carne na churrasqueira! No camping você pode guardar suas compras na geladeira, e ninguém mexe desde que esteja etiquetado. Almoçamos e partimos para a praia, ficamos dessa vez na Praia do Abrãao por ser a mais próxima do camping. A água não é das mais limpas por causa da quantidade de barcos que ficam naquela área, então nos afastamos o máximo possível. O mar também é quentinho, o que é normal na ilha.

A noite eu e meu noivo já estávamos super cansados e preferimos jantar um miojinho e descansar para aproveitar o dia seguinte. Já o nosso amigo resolveu dar uma volta, e a noite na Ilha não decepciona, tem muitos restaurantes abertos, festa na praia, e bares de todos os tipos.

  • Praia da Feiticeira

No segundo dia na Ilha acordamos cedo, tomamos um café reforçado, enchemos nossas garrafas de água, e fomos para a trilha que leva a Praia da Feiticeira. E o lugar é mágico do início ao fim, vale a pena as quase dua horas de caminhada até a praia. No caminho a paisagem é estonteante, e a energia é maravilhosa, você consegue ouvir o som dos macacos e pássaros da área, e eles parecem estar bem perto.

Mais um dos encantos nessa trilha é o Aqueduto de Ilha Grande que é ponto de referência da região, impossível chegar e não tirar ao menos uma foto!

Quase no fim da trilha, tem uma placa indicando para subir para Cachoeira da Feiticeira, seguimos direto para ir a praia, e deixamos para visitar a cachoeira na volta.

Chegando na Praia da Feiticeira fiquei maravilhada, águas cristalinas num tom esverdeado, além da calmaria do lugar que estava vazio. Quando entramos a água estava quentinha, e foi possível ver peixinhos e também tartarugas que nadavam sem medo próximas a gente.  A parte da areia tem muitas árvores, o que fornece muita sombra para quem quer passar o dia. Ficamos lá até quando a maré começou a subir, o nível da água sobe até cobrir toda extensão de areia da praia.

Na volta estava quase escurecendo, então fizemos paradas mais curtas, mas as câmeras e telefones resolveram acabar a bateria todos juntos, então ficamos sem fotos, a única que temos é de um trecho onde a cachoeira passava, que entramos só para nos refrescar.

As trilhas fecham as 18:30 e guardas andam pelas trilhas para avisar as pessoas que não é permitido estar ali depois desse horário, e encaminham até a saída aqueles que insistem em ficar.

A noite saímos só para fazer um lanche, e ver a lua cheia aparecendo no horizonte. Fomos a uma lanchonete comer um hambúrguer e não achei o preço fora do normal, os lugares mais caros por lá são os da beira da praia, dá pra perceber a diferença de valor em mercados, restaurantes, ou lanchonetes.

No dia seguinte infelizmente já era hora de despedida daquele cantinho maravilhoso, a sensação de que tem muita coisa para fazer ainda por lá é gigantesca, e atualmente a saudade é maior ainda! A ilha recebe muitas pessoas que abandonam tudo para viver nesse paraíso, e eu cogito fazer isso até hoje. Não tem como não sair marcado de lá, a sensação de paz que o ambiente transmite é surreal. Quero voltar o quanto antes!

Quanto custa viajar pra Ilha Grande

Nós gastamos 100 reais por pessoa em duas noites no camping, o horário de entrada e saída é bem flexível, chegamos as 10 da manhã de sábado e saímos as 3 da tarde de segunda, a gasolina ficou em 75 reais por pessoa ida e volta, o estacionamento 90 reais em 3 diárias, de comida gastamos 180 reais para 3 pessoas, o barco para chegar na ilha ficou em 55 por pessoa (35 ida de Flex Boat, e 20 a volta de escuna). Então o total sem os extras foi de 350 reais por pessoa! Os adicionais dependem muito de cada pessoa, economizamos o máximo, lanchamos na rua apenas um dia e nosso único gasto além disso foi o açaí, não conseguimos resistir e tomamos todos os dias, e por sinal é delicioso! Tomei na Sorveteria Ally, que fica logo na saída do cais a direita. Recomendo que experimentem completo (mel, granola e banana picada), arrisco dizer que é o melhor que já provei!
Sorveteria Ally endereço: Rua da Praia, 701, Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ

Outros posts sobre Ilha Grande: Clique aqui

 

Autor da foto de capa: Alfredo J G A Borba
Link da foto de capa: commons.wikimedia.org

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do relato, a acampei 5 carnavais nessa beleza de ilha, praia de Lopes Mendes que linda!
    Gostaria muito de voltar lá após esses mais de 20anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

Sair da versão mobile