Acampar em Ilha Grande era um sonho, mas a gente tinha que fazer isso de forma mais econômica, então eu, meu noivo, e dois amigos decidimos passar 3 dias em Ilha Grande, chegando no sábado e voltando na segunda. Eu sempre amei viajar e ter contato com a natureza, desse modo montamos o roteiro de um jeito a gente fosse conhecer praias lindas, sem gastar com passeios de barco. O ponto principal era começar a pesquisa de preços para saber quanto a gente ia precisar, depois disso começamos a planejar tudo!
No fim das contas um dos amigos não pode ir com a gente, e acabamos indo só em três pessoas, saímos bem cedo de casa para poder aproveitar bem o dia na ilha. Do Rio para Conceição de Jacareí fica em torno de duas horas e meia de carro, e o trajeto é super fácil.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Ilha Grande não tem acesso por nenhum meio de transporte além dos barcos, então chegando a Conceição de Jacareí você logo é abordado por agentes de turismo. Fechamos primeiro com o estacionamento que deu 90 reais por 3 diárias. O valor do barco nas agências costuma ser padrão então vale mais a pena ir direto lá do que fechar com um agente na rua (as vezes eles podem cobrar a mais). A diferença entre os barcos é que o Flex Boat leva apenas meia hora para chegar até a ilha, enquanto a escuna leva em torno de uma hora mais ou menos só que é de 15 a 20 reais mais barata. O valor varia entre 20 e 45 reais. O primeiro horário é as 8 da manhã, e o último é as 18:30, nós optamos pelo Flex porque como a diferença de preço é pouca, ia valer mais a pena chegar mais rápido. Compramos a ida e volta juntas.
A gente chegou na Vila do Abrãao que é o ponto principal de entrada da ilha, a primeira impressão é de ser um centrinho com bastante movimento, e pessoas te oferecendo passeios a cada dois passos, nós não fizemos nenhum passeio de barco, ao invés disso escolhemos as trilhas. Você pode ver o mapa e a dificuldade da trilha na maioria dos estabelecimentos ao redor. Saímos do cais e fomos para o lado direito, nosso camping ficava muito bem localizado, mas não era dos mais hospitaleiros, então darei outras opções.
Onde ficar em Ilha Grande – Campings
- Camping do Lucio
Endereço: Rua Gatúlio Vargas, n 206 – Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis.
Telefones: (24) 3361-5775 / (24) 99813-3237.
E-mail: campingdolucio@hotmail.com
- Pousada do Bicão
- Camping Raio de Sol
Endereço: R. Amâncio Felicio de Souza, 8 – Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ
Telefone: (24) 3361-5744
- Camping das Palmeiras
- Camping da Cachoeira
Praias em Ilha Grande
-
Abraãozinho
Assim que chegamos começamos a planejar pra quais praias a gente ia, montamos a barraca no camping, deixamos as coisas lá, e partimos. Começamos por Abraãozinho que fica para o lado esquerdo da ilha, é mais ou menos uma hora de caminhada. Todas as trilhas por lá são muito bem sinalizadas, e o melhor, você não gasta nadinha! Chegando na praia você se encanta, as águas são claras, rasas e sem ondas, a areia é fina e branquinha. Era um dia bem quente, e mesmo assim não tinham muitas pessoas por lá, é um ambiente que te deixa bem a vontade. Ficamos a maior parte do dia por nessa praia.
- Abraão
Quando resolvemos ir almoçar já era de tarde, e como compramos tudo antes de entrar na ilha só chegamos e colocamos a carne na churrasqueira! No camping você pode guardar suas compras na geladeira, e ninguém mexe desde que esteja etiquetado. Almoçamos e partimos para a praia, ficamos dessa vez na Praia do Abrãao por ser a mais próxima do camping. A água não é das mais limpas por causa da quantidade de barcos que ficam naquela área, então nos afastamos o máximo possível. O mar também é quentinho, o que é normal na ilha.
A noite eu e meu noivo já estávamos super cansados e preferimos jantar um miojinho e descansar para aproveitar o dia seguinte. Já o nosso amigo resolveu dar uma volta, e a noite na Ilha não decepciona, tem muitos restaurantes abertos, festa na praia, e bares de todos os tipos.
-
Praia da Feiticeira
No segundo dia na Ilha acordamos cedo, tomamos um café reforçado, enchemos nossas garrafas de água, e fomos para a trilha que leva a Praia da Feiticeira. E o lugar é mágico do início ao fim, vale a pena as quase dua horas de caminhada até a praia. No caminho a paisagem é estonteante, e a energia é maravilhosa, você consegue ouvir o som dos macacos e pássaros da área, e eles parecem estar bem perto.
Mais um dos encantos nessa trilha é o Aqueduto de Ilha Grande que é ponto de referência da região, impossível chegar e não tirar ao menos uma foto!
Quase no fim da trilha, tem uma placa indicando para subir para Cachoeira da Feiticeira, seguimos direto para ir a praia, e deixamos para visitar a cachoeira na volta.
Chegando na Praia da Feiticeira fiquei maravilhada, águas cristalinas num tom esverdeado, além da calmaria do lugar que estava vazio. Quando entramos a água estava quentinha, e foi possível ver peixinhos e também tartarugas que nadavam sem medo próximas a gente. A parte da areia tem muitas árvores, o que fornece muita sombra para quem quer passar o dia. Ficamos lá até quando a maré começou a subir, o nível da água sobe até cobrir toda extensão de areia da praia.
Na volta estava quase escurecendo, então fizemos paradas mais curtas, mas as câmeras e telefones resolveram acabar a bateria todos juntos, então ficamos sem fotos, a única que temos é de um trecho onde a cachoeira passava, que entramos só para nos refrescar.
As trilhas fecham as 18:30 e guardas andam pelas trilhas para avisar as pessoas que não é permitido estar ali depois desse horário, e encaminham até a saída aqueles que insistem em ficar.
A noite saímos só para fazer um lanche, e ver a lua cheia aparecendo no horizonte. Fomos a uma lanchonete comer um hambúrguer e não achei o preço fora do normal, os lugares mais caros por lá são os da beira da praia, dá pra perceber a diferença de valor em mercados, restaurantes, ou lanchonetes.
No dia seguinte infelizmente já era hora de despedida daquele cantinho maravilhoso, a sensação de que tem muita coisa para fazer ainda por lá é gigantesca, e atualmente a saudade é maior ainda! A ilha recebe muitas pessoas que abandonam tudo para viver nesse paraíso, e eu cogito fazer isso até hoje. Não tem como não sair marcado de lá, a sensação de paz que o ambiente transmite é surreal. Quero voltar o quanto antes!
Quanto custa viajar pra Ilha Grande
Nós gastamos 100 reais por pessoa em duas noites no camping, o horário de entrada e saída é bem flexível, chegamos as 10 da manhã de sábado e saímos as 3 da tarde de segunda, a gasolina ficou em 75 reais por pessoa ida e volta, o estacionamento 90 reais em 3 diárias, de comida gastamos 180 reais para 3 pessoas, o barco para chegar na ilha ficou em 55 por pessoa (35 ida de Flex Boat, e 20 a volta de escuna). Então o total sem os extras foi de 350 reais por pessoa! Os adicionais dependem muito de cada pessoa, economizamos o máximo, lanchamos na rua apenas um dia e nosso único gasto além disso foi o açaí, não conseguimos resistir e tomamos todos os dias, e por sinal é delicioso! Tomei na Sorveteria Ally, que fica logo na saída do cais a direita. Recomendo que experimentem completo (mel, granola e banana picada), arrisco dizer que é o melhor que já provei!
Sorveteria Ally endereço: Rua da Praia, 701, Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ
Outros posts sobre Ilha Grande: Clique aqui
Autor da foto de capa: Alfredo J G A Borba
Link da foto de capa: commons.wikimedia.org
Me amarrei no post, gostaria que me indicasse o camping no qual ficaram e o valor. Obrigado desde ja.
Thiago, o camping em que eu fiquei não recomendo, pois não gostei do atendimento. Por isso deixei as outras opções no post. Mas o nome é Sombra dos Coqueirais!
Gostei do relato, a acampei 5 carnavais nessa beleza de ilha, praia de Lopes Mendes que linda!
Gostaria muito de voltar lá após esses mais de 20anos.
E voltar nesse paraíso não é nem opção, é necessidade!
Amei o post! Obrigada, ajudaram muito.