Zadar é uma cidade pequena, mas com um centro histórico bem cuidado e uma orla interessante cercada por uma muralha e com quatro portões. Ela é a cidade mais antiga da Croácia que foi constantemente habitada. Cheguei até ela depois de passar por Zagreb e pelo Plitvice National Park e minhas próximas foram Trogir, Split e Bol.
Como chegar em Zadar
Zadar fica no Adriático e tem um aeroporto que fica há 11 km do centro, mas normalmente quem vai pra Zadar chega de carro, ônibus ou transfer, seja vindo de Zagreb ou de Split, que fica há 112 km de Zadar. Eu peguei um ônibus no Plitvice National Park que me deixou em menos de 1:30 na pequena rodoviária de Zadar.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Quanto tempo ficar em Zadar
O ideal é ficar pelo menos dois dias em Zadar. A cidade antiga é bem animada a noite e há coisas legais para visitar, além de passeios de barco. Se chegar bem cedo e sair no outro dia bem tarde, uma noite só pode resolver a viagem em Zadar, mas o ideal seriam dormir duas noites e no dia seguinte partir para Trogir ou Plitvice, dependendo do sentido que você estiver fazendo a viagem.
Onde ficar em Zadar
Como a cidade é pequena tem poucos hotéis, mas muitas pensões, pousadas e casas de aluguel de temporada. O Bastion Heritage Hotel que é um Relais Chateaux é um dos poucos que fica na cidade velha de Zadar. O Almayr Art & Heritage Hotel é outra opção que conta inclusive com café da manhã incluído. Entre as opções de aluguel de temporada, o Apartments & Rooms Andrea é um dos mais bem localizados.
Veja aqui todas as opções de hospedagem em Zadar
Onde comer em Zadar
Há diversas opções interessantes de restaurante em Zadar. De pequenas portinhas com meia dúzia de mesas a restaurantes sofisticados. De hamburgerias e pizzarias a restaurantes com comida típica croata. Muitos restaurantes italianos que com certeza resolvem na hora que bater a fominha.
O Tramonto tem uma excelente vista para o pôr do sol a beira mar na cidade antiga.
Andando pelo centro histórico encontramos vários restaurantes com mesinhas na calçada que a noite no verão ficam super animados.
O que fazer em Zadar
Há vários portões pela cidade. O mais impressionante dos portões da cidade é o Land Gate e o Sea Gate.
Não deixe de ver o pôr do sol a beira-mar e aproveite duas atrações modernas encantadoras.
O órgão do mar (Sea Organ), foi construído em 2005, é ativado com o barulho das ondas e atrai milhares de pessoas todos os dias, que se sentam nas escadarias para ouvir a melodia composta pelas ondas do mar passando pelos tubos.
Assim que o sol se põe, as atenções se voltam para o “Greeting to the Sun“, o painel eletrônico com células solares que tem formato circular no chão, acende e pisca em cores e sequências diferentes.
Não estranhe ao ver as pessoas deitadas no chão ou fazendo malabarismos para tirar foto. Quando escurecer, caminhe pelas vielas da cidade velha e suas ruínas romanas e venezianas.
A Catedral de St Anastacia, ou catedral de Zadar, é uma linda obra em estilo romanesco e as ruínas do fórum romano no Zeleni trg Square ficam lindos iluminados à noite.
A igreja de St Donatus foi construída em cima das ruínas do fórum romano e tem ainda duas colunas preservadas.
Há passeios de barco para a praia de Sakarun beach e outras ilhas na costa, saindo da cidade velha.
Uma paradinha em Zadar é certamente recomendada no seu roteiro pela Croácia.
Leia mais sobre a Croácia
- Planejando a viagem para a Croácia
- Roteiro de carro pela Croácia
- Croácia – Istria e Zagreb com a Bibi
- Split na Croácia
- Praia de Zlatni Rat em Bol
- Parque Nacional de Plitvice
[…] você aponte a máquina fotográfica. Ela fica bem próxima de Split e foi a minha parada depois de Zadar. Trogir é uma ilhazinha pequena e se conecta a Croácia por uma ponte e também a uma outra ilha […]