Um endereço como outro qualquer em Londres. 575 Wandsworth Road. Passando em frente você certamente não daria atenção. É uma rua movimentada, ao lado de uma estação de metrô, ninguém passa ali apreciando o local ou a caminho de alguma atração turística.
Nos meus 7 anos em Londres eu jamais poderia imaginar que por trás dessa fachada estivesse uma obra de arte: um interior decorado como nenhum outro. Móveis bacanas? Não. Tecnologia de ponta? Longe disso. O que faz dessa casa um lugar especial é o trabalho de um homem que dedicou 19 anos da sua vida a arte de criar elementos decorativos em madeira, a mão, sem rascunho.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Assim que a porta abre, o queixo cai. Infelizmente, essas fotos – cedidas pelo National Trust, já que é proibido fotografar lá dentro – não chegam nem perto de proporcionar o impacto que é estar lá dentro.
Os ornamentos estão em todas as paredes, e também no teto. O olho não sabe o que vê primeiro – a vontade é de analisar casa detalhe, mas é impossível! São formas, curvas, padronagens, pássaros, perfis de bailarinas, que se repetem e se misturam e fazem você pensar: como foi que ele conseguiu fazer isso?
Khadambi Asalache, um imigrante queniano que comprou a casa em 575 Wandsworth Road em 1981, era uma pessoa ‘comum’: estudava, trabalhava, levava a vida. Até que um problema com um vazamento que estragava uma de suas paredes e nunca era solucionado fez com ele criasse um painel para disfarçar a umidade. E então ele não parou mais, até declarar a casa ‘pronta’ em 2005. Ele faleceu em 2006 e deixou a casa para o National Trust, dessa forma garantindo que seu legado ganharia os devidos cuidados e atenção.
Que sorte a nossa! O National Trust fez um belo trabalho e depois de anos preparando a casa, ela foi aberta para visitação em 2013. Como é uma construção frágil e abriga um trabalho delicadíssimo, as visitas são limitadas a grupos de 6 pessoas por vez, que precisam reservar o ingresso com antecedência. O máximo é de 54 pessoas por semana – e todas as visitas são guiadas por pessoas que conhecem bem a história de Asalache e da criação dessa obra de arte.
A casa que você visita é a mesma que ele deixou – tudo igualzinho, no seu devido lugar, como se ele ainda estivesse lá, Tem até escova de dente e sabonete no banheiro, assim como os temperos no armário da cozinha. Tem também a escada que ele usava para instalar os ornamentos nos tetos e paredes e a faquinha que ele usava pra cortar os desenhos direto na madeira. É preciso remover os sapatos e colocar meias para poder andar sem prejudicar o piso, que em algumas partes foi pintado a mão por ele.
Eu saí de 575 Wandsworth Road prometendo a mim mesma que vou voltar. Um lugar assim merece muitas visitas, afinal, até a guia que está lá todo dia falou que cada vez que ela olha para os ornamentos, ela encontra um detalhe novo.
575 Wandsworth Road: informações práticas
- Não adianta ir lá sem ter ingresso – não é um museu aberto para visitação o dia todo. Você precisa escolher um dia e horário disponível no site, fazer o pagamento e guardar seu ingresso (você receberá por email).
- O ingresso custa £6
- Compre com antecedência, não deixe para última hora. O lugar está aos poucos ‘aparecendo’ na mídia, e como há limite de pessoas para entrar por semana, você pode se decepcionar se não fizer a compra do ingresso com antecedência
- Como chegar: utilize o Overground (a linha que vai para Clapham Junction) e desça na estação Wandsworth Road. A casa fica a 100 metros da saída.
- Chegando lá, você precisa esperar do lado de fora, na porta, até a guia chamar. Portanto, não chegue antes, não vai adiantar nada!
- Para saber mais e comprar seu ingresso, clique aqui
- www.nationaltrust.org.uk/575-wandsworth-road/
ele se divertia com a serra de fita.. a serra q se usa para recortar desenhos em chapas de madeira… hoje em dia mdf…..fez um bom trabalho o Asalache… divertido e produtivo…. muito bom
na verdade ele usava uma serrinha q nem e apropriada pra madeira, e sim para gesso! vai entender!
Só você, Helô, pra fazer esses achados! A casa é praticamente do lado da minha casa e nunca tinha sequer ouvido falar! Já quero muitoooooo ir conhecer! Parabéns pelo texto e obrigada pelo carinho de dividir suas descobertas com a gente!! 🙂
Ah Ka, eu que agradeço vc por esse comentário querido <3
essa minha LOLÔ é fogo na roupa!
q orgulho ver seu trabalho apaixonado e apaixonante.
eu desejo q mais pessoas encontrem seus caminhos ao beber de suas fontes!
beijo de fã.
LEOzinho.
[…] morador ilustre morreu, ou então que possuem um acervo cultural e histórico bastante relevante. A 575 Wandsworth Road é um desses […]
Que coisa fantástica!!!!!! Adorei o post, Helô!!!! Dá vontade de morar em Londres para conhecer todos seus achados!!!! Aquele painel de tecido na sala de estar é africano, né? Temos duas pinturas destas, que foram trazidas da Costa do Marfim, na nossa sala de estar (é nosso xodó…) e fiquei toda feliz de ver uma igual nesta casa tão especial!!! Bjs