Início Europa Eslovênia 5 motivos para visitar a Eslovênia

5 motivos para visitar a Eslovênia

7

Eu já tinha ouvido falar muito bem da capital da Eslovênia (Ljubljana), mas não tinha ideia de que o país tivesse tanta coisa pra oferecer além disso. Sim, o famoso Lago Bled também faz parte da visita de muita gente que vai pra lá, mas meu conhecimento parava por aí. Voltei pra casa, depois de uma viagem de 5 dias, me sentindo inspirada e encantada por esse país. O que não faltam são motivos para retornar, e eu queria dividir aqui o que pra mim são os principais. Espero convencê-los de planejar uma viagem para lá!

eslovênia
Só pra dar um gostinho desse país lindo!

Para ver todas as imagens publicadas no Instagram, clique aqui ou procure a hashtag #advnaeslovenia

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

A minha Eslovênia!

É um país pequeno

A Eslovênia tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e está espremida entre a Itália, Croácia, Áustria e Hungria. Da capital, Ljubljana, dá pra dirigir pra qualquer lugar do país em menos de 3 horas. Ou seja, é um país ideal para fazer diversos passeios e explorar o interior. A área total da Eslovénia abrange pouco mais de 20 mil kilômetros quadrados (a Inglaterra tem pouco mais de 130 mil kilômetros quadrados, pra vocês terem uma ideia!), mas isso não significa que seja um país ‘monotemático’. A paisagem muda bastante graças as montanhas e vales, então uma viagem de carro sempre trará boas surpresas. Outra curiosidade: apesar do idioma oficial ser o esloveno, existem mais de 40 dialetos!

Eslovênia pela janela do avião da Wizzair, que conecta Londres com a capital Ljubljana

Tradição gastronômica

Você já tinha ouvido falar de culinária eslovena? Eu também não! Jamais imaginaria que um país tão pequeno tivesse alguma tradição gastronômica. Que engano! Comi muito  e muito bem em todos os lugares que fui. De restaurantes chiques a outros na beira da estrada, de cafés a hotéis fazenda onde quem faz o almoço é o dono do lugar. O mais interessante é que, apesar de haver uma certa uniformidade nos quesitos ingredientes e modo de preparação, algumas regiões tem tradições próprias. Ou seja, pratos que você experimenta em Bled não necessariamente existem em Bovec, e por aí vai. Portanto a dica é sempre perguntar no restaurante qual é o prato local.

Prato de frios e queijo de cabra
Truta defumada
Carne de cervo grelhada

No geral, há muita carne de porco, cervo, peixe (especialmente truta) e queijo de cabra. A refeição começa com um prato de queijos e frios, depois tem sopa ou ensopado (principalmente nas montanhas), depois uma salada verde, e então o prato principal (assado ou grelhado). Ah, e não posso esquecer da sobremesa: fatias imensas de bolo, como o Cream Cake de Bled.

Cream Cake de Bled
Torta feita com queijo cottage
Massa de sonho e calda de pera quente

Além da comida, eles também são bons de copo. Produzem vinhos excelentes e licores e schnapps bem fortes a base de frutas ou folhas de árvores como pinheiro. Teor alcóolico de 30%, não é para os fracos!

Natureza exuberante

Pra mim, o melhor motivo (vide a foto destaque no início do post)! Como pode um país tão pequeno ter tanta paisagem bonita? É tudo tão fotogênico, tão perfeito, tão ‘sem filtro’! Montanhas, vales, rios, lagos, cachoeiras, é a natureza no seu melhor. É o tipo de lugar que fica lindo em qualquer estação de ano. Coberto de neve no inverno, todo verde no verão, em tons de laranja no outono, florescendo na primavera. É por isso que eu insisto: tente sair da capital e conhecer um pouco do que o interior do país oferece. Ljubljana é lindinha e perfeita para um final de semana, mas se você pode dispor de um ou dois dias a mais, use essa oportunidade!

Visual da trilha para a cachoeira Savica

Esportes outdoor

Um lugar com tanta beleza natural é claro que acaba tornando-se um ‘hub’ para atividades outdoor. E a Eslovênia está explorando isso muito bem. Há muito o que fazer! Rafting, hiking, montanhismo, trilhas de bicileta, SUP nos lagos, passeios a cavalo, canioning, tirolesa e, é claro, ski e snowboard! Qualquer hotel que você fique consegue reservar esse tipo de atividades pra você, ou também dá pra fazer direto com as empresas que oferecem esses serviços. Você não precisa necessariamente reservar com antecedência, mas é sempre bom pesquisar antes de ir pra saber quais são as opções perto de onde você estará.

SUP no Lago Bled, é só chegar e alugar!

Eu recomendo a empresa SportMix, em Bovec. Fiz rafting com eles e o atendimento foi muito bom. E, pra quem curte esquiar, vale a pena ficar na região de Cerkno, que tem um centro de ski bem moderno e um resort com vários tipos de hospedagem (na montanha ou na cidade) preparado pra atender hóspedes que vão lá por causa disso.

Fazendo rafting no Rio Soča – eu sou a pessoa ‘escondida’ lá trás!
Fazendo rafting no Rio Soča

Preços de hospedagem

Tive a oportunidade de conhecer vários hotéis nessa viagem, e percebi que o preço da diária, em comparação com outros países europeus, é bastante acessível. E a variedade de opções – de cabines na floresta até hotéis de luxo – significa que todo tipo de viajante vai encontrar um lugar ideal para ficar na Eslovênia. O melhor é que a maioria dos hotéis e B&B incluem café da manhã no preço, outra coisa que não é tão comum na Europa. Alguns hotéis que eu visitei e recomendo (a maior parte deles é em Bled, que é um dos lugares mais visitados do país, portanto mais caro):

Pristava Lepena
A piscina do Pristava Lepena, bem no meio da floresta!

Pristava Lepena: um hotel fazenda dentro do Triglav National Park, em meio as montanhas e pertinho do lindíssimo Rio Soča (pronuncia ‘Sotcha’). São várias casas de madeira, algumas que são reservadas inteiras (para qyem viaja em família ou com amigos) e outras divididas em apartamentos, todas bem aconchegantes. O Pristava Lepena é gerenciado pelos donos (ele da Eslovênia e ela do Uruguai), que moram lá durante 7 meses do ano e nos outros 5 viajam o mundo (e fecham o hotel). O hotel fazenda oferece uma série de atividades lá mesmo (piscina, sauna, quadra de tênis, passeio a cavalo) e também organiza outras atividades para quem quer explorar os arredores ou fazer algum esporte mais radical. Valor da diária: a partir de 63 euros por pessoa, com café da manhã incluso (é possível pagar a mais para ter almoço e/ou jantar). Se você não quiser se hospedar lá mas gostaria de conhecer o lugar, dá pra ir fazer uma refeição no restaurante. Reservas devem ser feitas através do site deles.

Martinov Hram: esse lugar fica em Bovec (ótima cidade para usar de base se você quer explorar o Vale do Rio Soča e o Triglav National Park) é um ‘Inn’, ou seja, um restaurante com quartos (todos com banheiro privativo) no andar de cima. São 12 quartos (tem single e double) básicos, com tv a cabo e internet. Tudo simples, limpo e sem frescura! Eu inclusive jantei no restaurante e achei excelente. O valor da diária é em média 30 euros por pessoa. Para mais informações mande um email para martinov-hram@siol.net

Hotel Park Bled

Hotel Park : fiquei nesse hotel, na beira do Lago Bled, na minha primeira noite na Eslovênia. É um 4 estrelas perfeito pra quem quer conforto – como cama grande, banheiro espaçoso, café da manhã e tv a cabo – e faz questão de ter vista do lago. Na foto acima vocês podem ver um pouco da minha bagunça, mas quis mostrar assim, pra vocês terem uma ideia melhor de como o quarto é grande. O café da manhã é bem servido e a internet funciona direitinho! Diárias a partir de 75 euros (quarto duplo). Faça sua reserva pelo booking.com

Glamping Gozdne Vile
Glamping Gozdne Vile
Glamping Gozdne Vile

Glamping Gozdne Vile: pra quem tem vontade de acampar mas não quer passar perrengue de montar barraca e viajar com mil acessórios, essa opção de hospedagem em Bled é ideal. Você tem um gostinho de ‘ficar no meio do mato’ (e perto do lago) mas com todas as comodidades de um hotel. Essas cabines de madeira (que tem wifi!!!) acomodam duas pessoas, e cada uma tem seu próprio ofurô do lado de fora, que é aquecido a lenha. Além disso, cada cabine tem banheiro privativo (do lado de fora, mas é um banheiro muito bom, parece de hotel mesmo) e há uma cabine que funciona como sauna. Ah, e o café da manhã é servido em uma cesta de pic nic, deixada na porta da cabine todos os dias. Gostou? O valor da diária começa em 50 euros, informações e reservas pelo site.

Family Glamping
Family Glamping
Family Glamping

Family Glamping: também em Bled e no mesmo terreno das cabines, mas em vez de um mini chalé é uma casinha que acomoda até 4 pessoas! Tem um quarto de casal e um com beliche, além de sala e cozinha (e banheiro, que nesse caso fica lá dentro mesmo). É tudo novo e super limpo, e pra quem viaja com amigos também é uma boa opção, já que o valor da diária da casa toda começa em 80 euros. Informações e reservas pelo site.

Hotel Savica
Hotel Savica

Hotel Savica: mais um hotel em Bled (não está na beira do lago como o Hotel Park, mas a poucos metros, coisa de 3 minutos caminhando), só que esse foi pensado para quem viaja com filhos. Alguns quartos, inclusive, são pequenos apartamentos com cozinha, pra facilitar a vida de quem precisa fazer comida para as crianças. Existem várias opções de layout: com beliche no mesmo ambiente, quartos adjacentes ou cama grande com berço do lado. Enfim, se você tem filhos e quer ir com eles para Bled, fique nesse hotel. A diária começa em 70 euros (quarto duplo com café da manhã). Reservas pelo booking.com

A vista dos quartos do Grand Hotel Toplice
Grand Hotel Toplice

Grand Hotel Toplice: quero também colocar aqui uma opção de hospedagem de luxo em Bled – como eu falei, um dos lugares mais visitados, portanto mais caros, do país – para vocês terem como comparar com outros lugares. A diária nesse hotel começa em 152 euros (quarto duplo, com café da manhã), que é um preço que você paga em hotéis não tão bons em outros lugares da Europa. Ou seja, uma oportunidade de ficar num lugar bacanudo sem deixar um rim na recepção! O Toplice tem piscina de águas termais e até uma ‘praia particular’ na beira do Lago Bled.  Faça sua reserva pelo booking.com

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Acabo de chegar de lá, é sensacional o país,muito bonito, limpo e com vários atrativos.
    Em Ljubljana, vá na sorveteria Cacao, uma das melhores que já fui. O sorvete de pistache é incomparável.
    O folhado de cotage tem sabor exótico.
    O lago de Bled é um passeio bacana, somente achei muito caro a travessia de barco, 14 euros dia e volta, 10 min de viagem. Se formos comparar com outras atrações, é muito caro.
    Não deixem de visitar as cavernas, as duas. É espetacular!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

Sair da versão mobile