Canterbury foi uma das primeiras cidades que eu visitei depois que me mudei para Londres (até encontrei esse micro post no meu blog pessoal), então foi interessante voltar para lá depois de quase oito anos. Dessa vez a viagem foi em companhia das blogueiras com as quais eu já havia ido para Winchester, como parte no nosso projeto #OffTo: Liliana, do Catálogo de Viagens; Karine, do blog Brazuka; e a Thaís do blog Sete Mil Km. Aliás, na hashtag #OffToCanterbury no Instagram, vocês podem ver todas as fotos que postamos enquanto estávamos lá.
A photo posted by Karine Porto (@blogbrazuka) on
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!
CHIP de CELULAR com 15% de desconto
A ideia desse passeio bate e volta de Londres não era visitar absolutamente todos os pontos turísticos de Canterbury, mas sim aproveitar o dia com as amigas e fazer o que fosse possível durante nossas horas lá. Eu já disse muitas vezes que amo esse tipo de passeio, mas gosto de deixar bem claro que nunca é o mesmo do que se hospedar alguns dias na cidade. A gente sempre repete isso aqui no Aprendiz: um destino pode ser aproveitado de mil maneiras, tudo depende do seu estilo de viajar, seu tempo no lugar e seu orçamento.
Por isso decidi listar aqui as 5 coisas que a gente fez durante nosso dia por lá. Daria pra fazer mais? Em teoria, sim. Poderíamos ter passado menos tempo na Catedral ou então pulado o chá da tarde. Então tudo depende mesmo de como você prefere aproveitar seu dia.
Nós chegamos em Canterbury às 10:15 da manhã e retornamos às 18:20. A viagem de trem entre as estações de King’s Cross e Canterbury West levou uma hora, pois pegamos o trem de alta velocidade (quando fui pela primeira vez em 2009 levou quase 2 horas). Compramos as passagens com antecedência pelo site thetrainline.com, que é o que eu sempre uso para esse tipo de viagem.
Catedral de Canterbury
Confesso que tenho até receio de escrever sobre a Catedral de Canterbury, pois é uma contrução tão incrível, tão cheia de história e detalhes arquitetônicos, que não quero ter a pretensão de falar para vocês que em uma ou duas visitas dá pra ver tudo e aprender sobre seu passado complexo. A Catedral é Patrimônio Mundial da Humanidade, foi fundada no ano 597 d.C. e já sofreu diversas alterações. Como qualquer outra construção assim tão antiga, ela está em constante manutenção, então há sempre a possibilidade de alguma parte estar fechada para visitação.
Nós tivemos o privilégio de fazer um tour guiado de aproximadamente uma hora e meia pela Catedral, o que é uma ótima pedida para quem gosta de saber detalhes e curiosidades não apenas sobre a arquitetura, como também sobre as pessoas que passaram por ali. Acredito que o personagem mais conhecido da história da Catedral de Canterbury seja Thomas Becket, Arcebispo que foi assassinado lá dentro no ano de 1170. Há quem visite Canterbury apenas para ver o exato local onde ele foi morto e também prestar homenagens junto ao seu suposto túmulo.
A entrada na Catedral custa £12, e o tour guiado custa £10. Todas as informações sobre horários, possíveis fechamentos para reformas e cerimônias estão no site.
***** Leia também: As minhas 6 igrejas preferidas na Europa *****
Passeio de barco
O passeio de barco (quer dizer, praticamente uma canoa) não é tão icônico quanto o de Cambridge, por exemplo, mas foi algo que eu não havia feito na minha primeira vez em Canterbury e achei super legal nessa segunda vez. O passeio pelo “Great Stour” (nome do rio) leva cerca de 40 minutos e custa £9.50. O barco acomoda cerca de 10 pessoas, e o remador conta algumas curiosidades sobre as pontes e construções na beira do rio e também sobre a história da cidade.
Pra fazer esse passeio, basta falar com as pessoas que ficam na High Street (a rua principal da cidade), bem quando a rua passa sobre o rio. Eles vestem uma blusa azul marinho e você tambem verá os cartazes com os dizeres “Historic River Tours“. No site há mais informações sobre a empresa e o passeio.
Canterbury Pottery
Eu adoro artesanato local (confesso que fico um pouco decepcionada quando viajo pra algum lugar e me dou conta que não há nenhum souvenir produzido lá, ou bem típico do lugar), então amei achar essa loja de cerâmica que fica bem na pracinha onde tem o portão de entrada para a Catedral de Canterbury. A loja é também o atelier do casal que faz todas as peças que estão a venda, Richard e Jan Chapman. Eles estão ali desde 1963 e é possível vê-los trabalhando – o atelier fica logo atrás do balcão do caixa.
Eu não resisti e acabei comprando um suporte para velas, mas tive que me segurar para não sair com outras coisas! Tem pratos, xícaras, vasos e utensílios de cozinha. É uma graça!
Chá da tarde
O chá da tarde é um ícone da gastronomia britânica, e a gente resolveu descansar um pouco (e comer também, claro!), no Tiny Tim’s Tearoom, que nos havia sido recomendado. O lugar é uma graça e fica em uma construção bem antiga. O chá da tarde custa £18.50 por pessoa, mas dá pra ir lá só pra tomar um café e comer uma fatia de bolo também. Ou então chegar em Canterbury mais cedo e tomar café da manhã!
Caminhar pela High Street e ruas adjacentes
Acho que uma das melhores coisas quando visitamos cidades charmosas como Canterbury é simplesmente caminhar sem ficar olhando mapa. Pra mim isso é muito difícil, mas sempre acho que vale a pena quando consigo me desligar. Durante o passeio de barco a gente passou por umas áreas menos cheias, e então decidimos caminhar um pouco por ali a tarde. Claro que a rua principal (High Street) é uma delícia de ser explorada, cheia de cafés e lojas bacanas.
Ou seja: bom pra quem curte o burburinho das pessoas indo e vindo, e bom também pra quem gosta de sossego. Canterbury é um charme de qualquer jeito!
Nós 4 fomos para Winchester pelo projeto #OffTo, de nossa autoria. Contamos com o apoio do Visit Kent, que nos ofereceu o tour guiado pela Catedrak,e o passeio de barco pelo rio.
Que charme de cidade!
[…] Aprendiz de viajante […]
[…] do nosso projeto #OffTo (#OffToStAlbans). Já fomos também para Winchester (#OffToWinchester) e Canterbury […]
[…] contei no post sobre minha visita a cidade de Canterbury, tenho até receio de escrever sobre a Catedral de Canterbury, pois é uma contrução tão […]