Quando estava preparando a viagem que fizemos do Texas à Flórida com as crianças li muita coisa interessante (e umas bem exageradas!) sobre o que levar no carro, como empacotar, o que ter a mão. Tem gente que leva coisa demais, gente que quer fazer a viagem como se fosse 1970, enfim, uma variedade enorme de conselhos. Depois de testar várias dessas dicas, aqui vai a minha lista do que deu certo pra gente.
1) Separe roupas pro tempo de estrada das roupas pra usar no destino. No nosso caso, levamos 3 dias pra ir e 4 dias pra voltar, então eu separei as mudas de roupa por dia de viagem de cada pessoa da família e coloquei numa malinha de mão, assim a gente deixava a mala grande no carro e só entrava no hotel pra passar a noite com a mala pequena. Se você não vai ficar dias na estrada como a gente, separe pelo menos uma muda de roupa pra cada pessoa da família, pro caso de alguém se sujar no caminho – tipo virar um copo de café ou suco na roupa. Você pode colocar numa mala de mão como a gente ou numa bolsa qualquer, o que for prático e de tamanho adequado pra quantidade de roupas e pro carro que você vai usar na viagem. Não esqueça de separar também escovas de dente, pasta, pente, e o que mais você precisar em uma nécessaire e deixe junto com as roupas da estrada.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
2) Separe um kit de limpeza. Coloque vários sacos plásticos nele, pra usar caso alguém derrube alguma comida ou bebida no carro, vomite, ou algo do tipo. Assim você para o carro, limpa a sujeira na hora, coloca qualquer roupa suja num saco, lixo num outro saco, e fecha logo. A gente tinha papel toalha, pano de prato, água (de beber mesmo), detergente e esponja (que era pra lavar mamadeira no caminho) e um spray desses multi-uso. Tudo dentro de um saco plástico com um monte de outros sacos dentro. Não precisamos usar no caminho, felizmente. Esse kit pode ir na mala se você não tiver espaço dentro do carro, porque é o tipo de situação que você deve parar o carro pra limpar mesmo.
3) Tenha comida e bebida prontas e com fácil acesso. No nosso caso a gente levou um cooler pequeno com gelo, bebidas pra todos e frutas cortadas em vasilhas plásticas fechadas. Levamos numa vasilha bem grande vários sacos de biscoitos, cereal, barrinhas de cereal. E também uma caixinha de talheres descartáveis, pra comer as frutas no carro (mas não precisam ser descartáveis, você pode levar talheres comuns, colocar depois de usados num saco, pra lavar). Tanto o cooler quando a vasilha com os biscoitos estavam dentro do carro, e não na mala, vale lembrar.
4) Monte um kit de higiene. Guardanapos, lenços umedecidos, gel de limpeza, babador pros bebês, tenha tudo isso a mão, já que certamente você vai precisar depois que as crianças comerem alguma coisa. Dependendo de onde você está, é uma boa idéia levar papel higiênico também, pra eventuais paradas em banheiros que não tenham papel.
5) Pense no entretenimento, principalmente pras crianças pequenas. Brinquedinhos preferidos, livros (cuidado se as crianças que já sabem ler vão enjoar lendo no carro!), minha filha adora desenhar mesmo no carro, e se você usa eletrônicos pra distrair as crianças, DVD, ipod, videogame portátil, o que elas estão acostumadas a usar. Não esqueça de levar pilhas ou baterias extras pro percurso, ou então um transformador portátil pra ligar no carro. E claro, os bons e velhos jogos de placas, o que você vê lá fora que tem a cor “X”, o que você vê lá fora que começa com a letra “Z”, e por aí vai. Cantar também é uma boa, com ou sem as músicas acompanhando – leve CDs ou coloque a seleção de músicas da família no mp3 player de sua escolha. Cuidado com os eletrônicos ao estacionar o carro, leve sempre com você, por questão de segurança e também por causa da temperatura quando o carro está desligado e fechado.
6) Separe os remédios do dia-a-dia e um kit de primeiros socorros, e deixe em local de fácil acesso – mas cuidado com o calor! Talvez você precise colocar dentro do cooler quando estiver com o carro estacionado e desligado, ou levar a bolsinha de remédios com você. A gente levou remédio pra febre, alergia, band-aids, pomada pra corte, e o remédio que o Eric toma pra refluxo. Não esqueça filtro solar e repelente, dependendo de onde você vai.
7) Planeje as suas paradas com cuidado, principalmente se está viajando com crianças pequenas. Mesmo com todo o entretenimento dentro do carro, crianças pequenas vão ficar de saco cheio de ficar muitas horas na estrada. É bom olhar o seu trajeto e ver onde você pode parar pra que elas corram um pouco, melhor ainda se tiver um playground ou alguma atração interessante pra elas. No nosso caso, tinham vários Museus de Criança no nosso caminho, que foram perfeitos pra isso. Pra quem viaja pelos EUA os Museus de Criança são bastante comuns, é só procurar no google children’s museum + nome da cidade. No roteiro que fizemos eu coloquei paradas a cada 2h, no máximo 3h. E dirigimos no máximo 5h por dia. Mas isso porque as nossas crianças são pequenas, a Julia tinha 4 anos e o Eric 8 meses. Crianças mais velhas tem mais tolerância. Planeje de acordo com o temperamento dos seus filhos.
8) Prepare as crianças psicologicamente: fale muito da viagem, que vai ser bem longe, que elas vão ficar no carro muito tempo, que vão brincar, dormir e comer no carro, e parar pra fazer determinadas atividades. Se forem mais velhas pode-se combinar horários pras paradas e tenha um mapa pra ir mostrando o percurso pra elas.
9) Se informe sobre as leis de cadeirinha, principalmente se a viagem for em um país estrangeiro. A lei da cadeirinha nos EUA é nacional mas até que idade e peso tem que usar que tipo de cadeira varia por estado. Você pode alugar cadeirinhas com as locadoras de carro com antecedência, mas é bom verificar que eles estão oferecendo a cadeira certa pra idade, tamanho e peso do seu filho. Já me ofereceram cadeirinha de criança acima de um ano pro meu bebê na época com 6 meses no México, por exemplo, e só faltaram me chamar de louca porque eu falei que aquela cadeira não era correta pra idade e tamanho dele.
10) Esteja preparado pra imprevistos e mudanças de roteiro. As crianças podem estar dormindo numa parada que você quis fazer, ou vão precisar ir ao banheiro (se já forem maiorzinhas) em lugares que você não planejou. Você pode achar um restaurante legal, uma cidade interessante, uma paisagem bonita em um lugar que não tinha imaginado. Não se estresse e aproveite as oportunidades!
E você, tem alguma dica que não está listada aqui, que funciona para a sua família?
Adorei!
Tem uma dica que eu sempre dou: nunca dê comidas muito coloridas ou com cheiros artificias para as crianças. Elas podem deixar as crianças enjoadas!
beijos
Pati
Eu acho que isso é verdade em qualquer situação, dentro ou fora do carro, hehe 😉 Mas com certeza é bom não testar dentro do carro!
É bem assim mesmo…exatamente como descrito. Viajo com meus filhos desde pequenos, hoje estão com 8 e 13 anos e sempre foi bem tranquilo. Observando sempre as paradas. Hoje levamos além dos eletrônicos, baralho para jogarem durante o percurso.
Que legal que eles jogam baralho no carro! Uma hora tudo cansa né, até os eletrônicos que eles tanto amam…
Temos que ir inovando à medida que crescem…rsss. No meu blog temos algumas viagens feitas de carro também. Será uma honra receber sua visita.
http://www.viagemsimplesmente.blogspot.com.br
Já fiz uma visitinha por lá, bacana!
Ótimas dicas! Além do cooler ainda levo comida quente num thermos para as meninas, nunca sabemos o que vamos encontrar pelo caminho e elas não comem fast food
Brigada Livi! Sabe que pelo menos nesse trajeto que nós fizemos tinham vários restaurantes que não eram fast food pelo caminho, fiquei até bem impressionada com as opções!
Oi Luciana,
Ainda nao tinha tido oportunidade de escrever para te dar parabéns pela entrada no Aprendiz. Estou adorando os seus posts. Guardo todos para uso em alguma viagem com os meninos. bjs.
Obrigada Celia! 🙂 Que idade eles tem?
LU, eu combino de antemao umas paradas pra sorvete, se eles se comportarem direitinho. E levo várias ssurpresinhas que vou distribuindo aos poucos, como faço em aviao também. Ajuda bastante a passar o tempo.
Hahaha boa essa do sorvete! Também levo surpresinhas no meio dos brinquedos que eles já conhecem, funciona bem mesmo!
Olá Lu…
Vou viajar pela Florida em novembro, meu bebê vai estar com 8 meses, qual a cadeirinha ideal??
Beijos
Patricia, depende do tamanho e peso do seu bebê. Ele pode estar ainda usando um bebê conforto do tipo cestinha que encaixa no carro ou já estar em uma cadeirinha maior, mas se você for comprar, mesmo que ele ainda caiba em uma, não compre do tipo cestinha porque vai durar pouco. O meu filho está usando uma Britax Roundabout 55, que eu acho muito boa, e vai durar alguns anos. Mas tem inúmeros modelos de vários tamanhos e preços disponíveis. Bjs!
Adorei as dicas! O post ficou super completinho, digno de alguém com bastante experiência em viagens! Luciana, poderia me tirar uma dúvida? Vocês usam GPS? Eu gostaria de comprar, por que vou começar a fazer viagens mais longas de carro, só que estou com bastante dúvida sobre o modelo. Eu vi vários na connect parts, mas nem sei por onde começar =/
Abração! Parabéns pelo blog!
Rafael, obrigada! Uso GPS sim, mas os nossos carros já vieram com o GPS de fábrica e quando estou num carro que não tem GPS, eu uso o celular. A app do Map Quest por exemplo vai falando as direções exatamente como um GPS portátil ou de carro faz. Não sei indicar um modelo de GPS portátil porque realmente não uso.
Olha, me indicaram esses posts sobre diferentes GPS e aplicativos pra te ajudar a encontrar um: http://sundaycooks.com/category/tecnologia-e-viagens/gps/
Olá, Luciana! Muito obrigado pela indicação, vou ler o post! Valeu mesmo.
Abração!
[…] […]
Bom dia Luciana.
Voce ainda mora no Texas? Sou do Brasil e gostaria de fazer essa viagem com meu filho de um ano e meio, do Texas para a Flórida! Voce tem um guia com lugares interessantes para parar e conhecer? Obrigada. ALine
Aline, sim, ainda moro no Texas. Todos os meus posts da viagem do Texas para a Flórida incluindo o roteiro com as paradas que a gente fez estão aqui http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/tag/roadtrip-texas-florida/
boa noite, vou fazer uma viagem de carro que dura 4 dias, e nessa viagem vai minha filha de 7 meses e meu filho de 6 anos, gostaria de saber como faço com a comidinha dela, pois, na viagem não tem como fazer as papinhas, como seria o melhor conforto pra ela?
[…] Fontes: Aprendiz de Viajante, Viajando de Carro, Vo Ali. […]
[…] Uma das coisas que eu mais curto nessas roadtrips são as estradas que são excelentes. Eu adorava viajar de carro no Brasil, mas era sempre uma loucura, com as estradas esburacadas, perigos de furar pneu, engarrafamentos gigantescos(principalmente no carnaval ou feriados), a gente nunca sabia o que ia encontrar pela frente. Aqui é bem raro pegar alguma estrada que esteja ruim, então dá pra fazer planos e dirigir sem se preocupar com isso. Tem estados em que elas são melhores que outras, mas é só deixar o carro em boas condições e dirigir, se preparar para sentir o vento no rosto e aproveitar. Nos casos em que você vai pegar um retão, como a I-95, é botar uma boa música, ligar o piloto automático e curtir! Se for viajar com crianças, veja esse post com 10 dicas para viajar de carro com elas. […]