Se você pensa em fazer um cruzeiro mas não sabe nem por onde começar, esta lista vai ajudar no processo de decisão e compra do seu primeiro cruzeiro. Se você vai comprar sozinho ou com um agente de viagens, é bom checar cada um desses itens antes de fechar negócio.
1 – A empresa
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Embora as companhias de cruzeiro tentem atender a todas as idades, existem empresas que são mais focadas em públicos específicos, como famílias, jovens, idosos, luxo, e cada uma tem um deles que considera mais importante. A Disney por exemplo foca nas famílias com crianças, enquanto empresas como a Holland tem um público de mais idade, que quer paz e sossego. A Carnival é conhecidamente uma empresa que atrai gente jovem e festeira, com cruzeiros baratos. A Royal Caribbean está de olho em famílias, principalmente adolescentes. A Norwegian Cruise Line também foca em famílias e jovens, sendo uma alternativa mais econômica à Royal ou à Disney. As companhias italianas Costa e MSC tem navios mais tradicionais, sendo a Costa tipicamente italiana. Dentro de cada empresa existem várias opções de navios, alguns mais antigos, outros novíssimos, então quando escolher a empresa, não deixe de prestar atenção no navio e se ele oferece as atrações que te interessam.
2 – A cabine certa
Os decks mais altos tem vista melhor e são mais caros, mas os decks baixos são as melhores opções para quem enjoa ou tem medo de enjoar. Quanto mais alto, mais você vai sentir o balanço do navio. A frente do navio e a parte traseira também são lugares onde se sente mais o movimento, enquanto o meio é o lugar mais estável do navio. Então para quem tem medo de enjoar, uma cabine em deck baixo no meio é uma opção melhor do que uma cabine em deck alto nas pontas por exemplo.
3 – Tempo de duração
O roteiro do cruzeiro é provavelmente a decisão mais importante junto com a empresa e a cabine. São muitas possibilidades e quem nunca fez um cruzeiro pode ficar na dúvida se vai ter o que fazer a bordo por muitos dias. É importante checar quantos dias o navio vai parar em portos e quantos dias de navegação o cruzeiro vai ter. Existem roteiros de sete dias que o navio faz paradas todos os dias e roteiros de sete dias que o navio faz paradas somente duas vezes, os outros quatro dias são de navegação, por exemplo. Para quem nunca fez cruzeiro, é bom começar com mais dias de porto do que dias de mar. Assim você não entra no navio preocupado se vai ter coisa suficiente pra fazer, e futuramente pode escolher roteiros que tenham menos paradas se essa for a sua preferência. Também é importante saber os requerimentos de cada porto, se precisam de algum visto, vacinação, e os horários que o navio vai chegar e sair.
4 – O que está incluso
Confira o que o preço do cruzeiro inclui – e o que não inclui. Isso varia de acordo com cada empresa de cruzeiro. Todas incluem a comida, mas nem todas incluem as bebidas, e todas oferecem alternativas de restaurantes pagos à parte, se quiser reservar. Quase todas oferecem shows, sendo que algumas empresas cobram por isso e outras não. Acesso a internet é sempre cobrado, salvo raras exceções como para cabines VIP ou promoções com pacote de internet grátis. Os passeios nos portos são sempre pagos à parte, você pode contratar com o navio ou por sua conta. O importante é perguntar sempre tudo o que está incluído e o que não está, pra você poder comparar os gastos extras e ver o que vale a pena.
5 – Opções de refeições
Antigamente todos os navios operavam com horário fixo para o jantar, mas isso vem mudando há vários anos. A Norwegian Cruise Line foi uma que inovou e acabou com o horário fixo em todos os seus navios, que não tem formalidades. Outras empresas tem opção de horário fixo ou qualquer hora, você escolhe como prefere, como a Royal. Tem navios que tem buffet 24h por dia, outros não. Algumas empresas têm serviço de quarto gratuito como a Disney, enquanto outras cobram por esse serviço.
6 – Pagamento de gorjetas
7 – Reservas online
Nesses tempos onde todo mundo faz tudo online, várias empresas de cruzeiro disponibilizaram em seus sites um check in online, onde você já coloca todos os seus dados e documentos para agilizar o check in no porto. Na maioria das empresas de cruzeiro você pode reservar passeios pelo site também, e marcar atividades no navio. Algumas cobram os passeios no momento da reserva, outras só cobram a bordo do navio. Saiba como vai ser cobrado antes de reservar.
8 – Época do ano
O clima é sempre imprevisível, mas saiba que de 1º de junho a 30 de novembro é a temporada de furacões no Atlântico e Pacífico (área do Caribe, Bahamas e Havaí). O pico da temporada de furacão são os meses de agosto e setembro, mas podem ocorrer em qualquer um dos meses da temporada. Em 2016 por exemplo o furacão Matthew foi na primeira semana de outubro, e desviou a rota de vários navios no Caribe e Bahamas, cancelando algumas saídas. As companhias de cruzeiro só procedem com segurança, se tiver alguma furacão no caminho, eles desviam a rota ou cancelam o cruzeiro.
9 – Seguro viagem
Sempre que for fazer um cruzeiro, verifique se o seguro viagem do seu cartão de crédito cobre o navio, se cobre cancelamento ou interrupção da viagem e em que situações. Também é bom perguntar se o seguro cobre atendimento médico a bordo e remoção para tratamento em terra.
10 – Restrições
Se você tem filhos pequenos, verifique se a companhia tem uma idade mínima, pois algumas empresas não aceitam bebês com menos de 6 meses, e certos roteiros tem idade mínima de 1 ano. Dependendo do lugar e da empresa, podem existir restrições para crianças pequenas usarem as piscinas do navio. Veja se o navio tem clube infantil ou creche que atenda crianças da idade dos seus filhos, se são cobradas à parte e que horários são oferecidos. Veja quais são as opções de alimentação oferecidas e se tem que ser pedidas com antecedência. Mulheres grávidas precisam saber até quantas semanas a empresa permite viajar, pois muitas aceitam grávidas com no máximo 24 semanas de gestação.
Leia Mais
- Com que roupa eu vou em um cruzeiro de 7 dias
- 10 motivos para fazer um cruzeiro da Disney
- 25 coisas que eu amei em no cruzeiro Disney Fantasy
- Cruzeiro com voluntariado
- 7 novidades no Disney Wonder que valem a viagem