Munique é uma cidade tão linda que deve fazer parte do roteiro de quem estiver passeando pela Alemanha.
Conheço a cidade muito bem porque tinha que passar um mês durante todos os verões fazendo curso de alemão. Após várias visitas à cidade, não fico repetindo museus, pois prefiro mesmo é ficar andando pela cidade e revendo alguns monumentos históricos, igrejas, restaurantes, lojas e amigos.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Cito aqui algumas experiências que não devem faltar no roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez.
1- Ver a apresentação da Torre do Relógio, da Prefeitura, na Marienplatz.
2- Ver os surfistas fazendo acrobacias no rio Isar.
3- Comer uma autêntica comida alemã e ver flores lindas no Viktualienmarkt.
O Viktualienmarkt é um dos meus lugares favoritos em Munique. Existem várias tendinhas vendendo de tudo. É só comprar e se sentar lá, como fazem os alemães. Um restaurante que amo se chama NORDSEE. Esse local é especializado em peixes e frutos do mar. Pode comprar o prato e se sentar do lado de fora ou ser servido dentro do restaurante.
4- Ir até o Olympiapark.
O Olympiapark foi a sede dos Jogos Olímpicos de 1972, é um lugar para passar uma manhã inteira. Ao lado está a sede da BMW com seu lindo museu.
5- Tomar uma cerveja em uma das mais antigas cervejarias do mundo
6- Fazer compras na Theatinerstrasse ou na Maximilianstrasse
7- Ver duas igrejas lindas.
8- Comprar o chocolate Mozartkugeln na sessão de chocolates na loja de departamento Kaufhof.
Apesar de ser austríaco, super recomendo. Os chocolates recheados com licor são deliciosos também. E por falar em doces, não se esqueça de comprar a famosa torta de maçã, Apfelstrudel, na loja Rischart, que fica bem na Marienplatz.
9- Comer uma torta e tomar um café
Uma boa pedida em Munique é comer uma tortinha e tomar café em um dos mais antigos estabelecimentos da Europa, a loja Alois Dallmayr. É possível almoçar por lá também, onde a alta sociedade alemã faz compras de supermercado.
10- Passar algumas horas no Deutsches Museum
Dois museus que recomendo: o maior museu de ciência e tecnologia do mundo e também o Spielzeugmuseum, o Museu dos Brinquedos.
Onde ficar em Munique
Hotel Vier Jahreszeiten Kempinski, München
Esse hotel é um verdadeiro sonho. Em 1858 abriu as portas uma das mais belas construções da época, pois necessitava-se de um hotel que pudesse abrigar as pessoas mais aristocráticas e poderosas que vinham visitar a cidade. Foi então que o rei da Baviera, Maximilian II, pensou em construir “o mais bonito hotel da cidade”. A Alemanha de hoje não era ainda unificada e era formada por vários reinos, ducados e principados. Esse hotel teria que ter todas as amenidades que, na época, eram consideradas modernas como água corrente, eletricidade e elevador.
O hotel desde então vem passando por grandes transformações. Em 2016 foram gastos 30 milhões de euros para renovar algumas áreas comuns e as acomodações. E pensar que de 2008 até 2016, o hotel já tinha gasto 35 milhões de euros. Isso significa que o hotel continua sempre investindo e renovando para que os hóspedes tenham uma estadia mais do que excelente.
A suíte onde me hospedei tinha vista direta para a Maximilianstrasse. Essa avenida é a mais famosa com vários restaurantes, teatros, a Ópera e lojas de artigos de luxo desde Chanel, Valentino, Cartier, Giorgio Armani, Hermès, entre outros.
Já a entrada e o lobby são triunfais. O lobby é o local de encontro da sociedade e de todos aqueles que queiram se repousar antes, durante ou após as compras. O teto do lobby é lindo com um belíssimo mosaico representando as quatros estações: Inverno, Primavera, Verão e o Outono. Nesse mesmo ambiente é possível tomar vários drinques e bebidas e comer pratos de pequena porção ou ainda tomar um chá com tortas maravilhosas.
Cada acomodação no hotel é única quando se refere à decoração e reflete a combinação perfeita do tradicional com o moderno. Madeira de lei escura e vidro se associam perfeitamente às cadeiras de plexiglass do arquiteto de interiores Philippe Starck. A parede principal de cada acomodação é revestida em papel de parede com fotos de quadros importantes da coleção da Antiga Pinacoteca. Sendo assim, o hóspede se imagina ter seu próprio quadro de Van Gogh ou de Gauguin.
O banheiro é a parte que mais me fascina em um hotel. No Vier Jahreszeiten Kempinski, o chão do banheiro é em mármore, as paredes são em mosaico e existe até uma televisão dentro do espelho aquecido. Com pias separadas e uma ducha com água que cai como se fosse uma chuva torrencial, o banheiro é o lugar para ficar horas.
A refeição principal do dia é feita no restaurante Schwarzreiter, que abre durante o almoço e jantar. Precisa reservar com antecedência, pois domingo à noite e segunda-feira, o restaurante está fechado para jantar. Já me hospedei em vários hotéis ao redor do mundo, mas um buffet tão completo só vi em alguns lugares. Uma seção de queijos e frios, outra só de pães e tortas, outra de mel ainda no favo e geléias feitas no hotel, uma outra seção de comidas típicas da Baviera, uma outra só de comida asiática e indiana e uma seção wellness com vários sucos naturais frescos, frutas, cereais, leites de todos os tipos e ainda vários tipos de grãos e sementes. Além disso, o hóspede pode pedir à la carte diferentes tipos de omeletes. É uma verdadeira indulgência ao paladar. A escolha é bem diversificada e não tem como sair de lá insatisfeito/a.
Para gastar todas as calorias, o hotel tem um Spa com piscina com água aquecida e um centro de esportes com aparelhos de última geração.
Restaurante Schwarzreiter
O nome é derivado de um prato de peixe favorito do rei Ludwig II, filho do rei Maximilian II. Com uma entrada direta da Maximilianstrasse, o ambiente foi completamente reestruturado e o resultado foi maravilhoso. Cores como o marrom claro, o dourado e o cinza claro predominam no salão enquanto se aprecia uma excelente refeição embaixo de luminárias que dão um ar bem aconchegante.
Logo que cheguei à mesa fui oferecido diferentes tipos de águas e me deixaram a carta com vinhos do mundo inteiro. Logo veio o cardápio e pude escolher entre o menú de quatro ou seis pratos. Quem quiser pode comer só um prato também. Escolhi o primeiro. Posso dizer que foi, para mim, suficiente.
De entrada pedi salada de batata com nabo, em seguida Truta e Hamachi com uma salada de agrião e algas, depois Badejo com trufas do Périgord e para terminar Crème Anglaise com sorbet de maracujá. Tudo estava perfeito acompanhado de um serviço impecável.
O restaurante serve comida tradicional da região da Baviera, porém revisitados, com acentos modernos e bem diferente da típica comida da Baviera conhecida pelas salsichas e repolho fermentado (chucrute). Segundo o chefe de cozinha Sven Büttner, tudo é orquestrado de modo que cada cliente tenha uma excelente experiência gastronômica.
Esse hotel é o lugar ideal para celebrar qualquer ocasião, pois não só é um lugar de contos de fadas, mas também o local com um serviço hoteleiro espetacular.
Reserve o Hotel Vier Jahreszeiten Kempinski no Booking.com
Informações adicionais
Para visitar a cidade, compre o ticket que dura 24 horas. Custa bem pouquinho e super recomendo. Pode entrar no ônibus, bonde ou ainda no metrô sem pagar, pois ninguém pede comprovante. Se for pego sem ticket a multa é de 50 euros.
Para quem tiver tempo, recomendo visitar o campo de concentração em Dachau. Não fica muito distante da cidade e dá para ir com o S-Bahn. Outra recomendação é visitar o Palácio de Nymphenburg ou mais distante ainda, o castelo de Neuschwanstein, que serviu como inspiração para o castelo da Disney ou ainda o outro lindo castelo de Füssen. A viagem até lá é fantástica.
Enfim, aproveite a sua viagem pela Baviera, uma das mais belas regiões da Alemanha. Boa viagem!