Hamburgo é uma cidade portuária na Alemanha que me surpreendeu. Eu fui visitá-la durante o Social Travel Summit, um seminário anual com blogueiros do mundo todo e tive alguns dias para curtir a cidade. A cidade é a segunda maior da Alemanha e fica as margens do Rio Elba. Com seus quase 1 milhão de habitantes é uma cidade viva e surpreendente. Para quem vai passar alguns dias da cidade, não deixe de comprar o Hamburg Card, no aeroporto, nas estações ou em diversos locais pela cidade. O Hamburg Card dá direito a transporte gratuito pela cidade(incluindo as ferries que é um passeio muito legal que eu recomendo abaixo), descontos em teatros, atrações e até restaurantes. A cidade é facílima de andar a pé e eu adorei o usar o transporte público.
1. Fazer um passeio de barco, ou de ferries
A cidade vive as margens do rio e a atmosfera é ligada as aguas que a cercam. Fazer um passeio de barco, almoçar nos barcos que ficam atracados no porto ou mesmo dar uma voltinha nas ferries é uma ótima maneira de ver a cidade por um ângulo diferente. Se você tiver o Hamburg Card que mencionei acima você pode andar nas ferries(barcas) que fazem parte do transporte público gratuitamente.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
2. Andar pelo porto
Andar pela extensão do porto, que está sendo revitalizado é um programa delicioso. Há várias áreas onde a gente pode parar, sentar nas escadarias e ficar observando o movimento dos barcos. No fim de tarde a área é bem movimentada já que o por do sol é lindíssimo no porto.
3. Fotografar o novo music hall e quando ele ficar pronto, ir lá visitar.
Esse prédio que parecem ondas é o novo Music Hall que é bem controverso, já que tinha sua inauguração prevista para 2012 e a última notícia é que vai ser aberto em 2017. Ele tem a pretensão de ser o novo símbolo da cidade e não dá pra negar que é mesmo impressionante e chama atenção. Quando ficar pronto vai abrigar shows e concertos e está sendo construído para ter uma acústica perto da perfeição.
4. Visitar o mercado de peixe em St. Pauli
O mercado do peixe em St. Pauli é uma área que ganha vida aos domingos. Ele funciona apenas de 4:30 da manhã as 9:00 da manhã e é ponto de encontro depois da noitada no bairro, onde os locais adoram o sanduíche de peixe que chega fresquinho no barco dos pescadores e é servido em jornais. O horário é uma tradição, já que os pescadores precisam estar prontos para o serviço na igreja aos domingos.
5. City Hall (Rathaus)
O City Hall de Hamburgo fica no coração da cidade e numa região muito interessante para se andar a pé e explorar. Em volta dele há lojinhas e restaurantes e toda a vida econômica da cidade. O City Hall é um prédio belíssimo com detalhes. É aqui que ficam o prefeito de Hamburgo e o parlamento. É possível fazer visitas guiadas (custa 4 euros, mas tem desconto com o Hamburg Card) e ele é tão lindo por dentro quanto por fora.
6. St Michaels Church
A igreja de St Michaels é um dos símbolos da cidade e é belíssima por dentro e por fora. É difícil fotografá-la inteira, porque a sua torre é altíssima, mas isto garante a melhor vista da cidade. Sim, a vista do topo é maravilhosa, custa 5 Euros (ou tem desconto com o Hamburg Card) e pode ficar despreocupado, dá para subir de elevador. Para quem quiser fazer um exercício e ver algumas informações valiosas nas exibições, desça de escada. A torre da St Michaels pode ser vista de vários lugares da cidade e inclusive da área do porto, o que eu achei excelente para dar um senso de direção quando a gente está andando e explorando a cidade.
7. Warehouse Distrikt
A área do porto com seus armazéns é um belíssimo passeio em Hamburgo. Por toda parte estão os canais e as mais de 2500 pontes – segundo os locais, mais pontes que em Veneza! Andar pelas ruas e pontes, ver a igreja de St. Catherine, uma das igrejas luteranas mais importantes de Hamburgo que data do século 13.
8. Ver o por do sol no lago Alster
O Alster é o segundo rio mais importante de Hamburgo, atrás do Rio Elba, mas ele é parte do cenário da cidade. O Alster é dividido em Upper Course e Lower course, que originou a criação de dois lagos artificiais – Outer Alster e Inner Alster que é o que passa por dentro de Hamburgo dando esse visual incrível à cidade. Em partes do lago dá para ver cisnes brancos lindooos (que eu não capturei em fotos!) que são patrimônio da cidade e muito bem cuidados.
9. Beatles Tour
Para os fãs de música e dos Beatles, um dos tours imperdíveis na cidade é o dos Beatles, que mostra um pouco dos lugares onde eles tocaram antes de explodirem com seus sucessos pelo mundo. Há vários tours , mas um dos mais populares é o Beatles-Tour que tem um guia que nasceu na área e acompanhou a trajetório dos Beatles e outras bandas. Os tours acontecem de quinta a domingo as 17 horas, dura cerca de 1 hora e 15 minutos e custa US$19.50 por pessoa. Eles fazem também tours especiais com grupos(foi o que o nosso grupo fez) a noite ou em outros dias da semana para um mínimo de 15 pessoas. O Beatles Tour passa pelo Star-Club, pela famosa porta que está na capa de um dos álbuns do John Lennon e outros locais significativos para a banda em Hamburgo.
10. Miniatur Wonderland
A Miniatur Wonderland começou como uma exibição de trens, mas hoje em dia tem miniaturas de cidades, vilas e o aeroporto é uma das áreas mais apreciadas pelos visitantes(crianças e adultos!). Sim, ela é um ótimo programa para crianças e adultos e fica bem próximo do City Hall / Rathaus. Para chegar lá a estação de trem/ônibus mais próxima é Hauptbahnhof, e a estação de metrô mais próxima (U-Bahn) é Baumwall. Pegue a U-Bahn linha U3 (yellow/amarela) na direção de Rathaus/Barmbek. A entrada custa 13.00 Euros (mas de vez em quando tem promoções por 9.90 Euros) e crianças com menos de 1 metro não pagam e até 16 anos pagam 6.50 . Compre neste site online.
Hamburgo certamente tem muito mais. Eu adorei andar pelas ruas sem rumo e ir descobrindo detalhes da arquitetura e cantinhos escondidos na cidade. Para se inspirar um pouquinho mais e ver mais imagens de Hamburgo, veja esse vídeo lindo, produzido por dois amigos blogueiros e videógrafos sensacionais: Mike Corey e Caspar Diederik. Aperte o play!
Hamburg, meine Perle!!
ótimo post! 🙂
Gostei de visitar
[…] A cidade portuária de Hamburgo na Alemanha tem mais pontes que Veneza (são 2500) e ó, vale muito a visita, pois a cidade é surpreendente. Pra quem ama os Beatles, foi […]
Iumy Nayara
Vou ver o q ja fiz haha
Faltou o passeio de barco, o beatles tour, entrar no fishmarket.
Andreas Sietz
Fernanda Teixeira amiga nem sei se é perto mas é na Alemanha! Hahahahaha