O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, mais conhecido pelo apelido de CCBB é uma jóia na cidade maravilhosa que eu sempre recomendo pra moradores e visitantes. Ele é um centro cultural valiosíssimo porque permite que pessoas de todas as classes sociais tenham acesso gratuito a obras de arte originais importantes. Há outros CCBB pelo país: Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, mas vou falar aqui apenas do que fica no Rio de Janeiro.
O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro tem uma arquitetura lindíssima. Ele fica na esquina da rua 1a de março, quase em frente a Candelária. São três andares que tem no seu centro uma cúpula, que pode ser admirada dos vários andares.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Quando fomos (Junho de 2014) algumas exposições temporárias fascinantes estavam em cartaz: Salvador Dalí e Visões na Coleção Ludwig que tem um Picasso e aqui falo um pouco delas.
Exposição do Salvador Dalí
Aproveitando minha passagem pelo Rio, eu fui levar o Dylan e a minha mãe para verem a exposição do Salvador Dalí que fica em cartaz até o dia 22 de Setembro de 2014. Durante esta época de exposições concorridas é preciso chegar cedo nos fins de semana para pegar senha ou tentar horários alternativos durante a semana. Como ele funciona até as da noite é sempre uma boa opção para depois do trabalho. Fomos durante a tarde na segunda-feira e estava cheio, mas com tempo de espera bem razoável: levamos cerca de 15 minutos na fila para entrar. As obras expostas aqui vieram de vários museus, incluindo o museu Dalí em St Petersburg na Flórida, que nós visitamos e postamos aqui no blog.
A primeira parada é num cenário montado a partir de peças do Dalí para fotos. O sofá em formato de boca, o nariz e os quadros formam uma face.
Depois da foto, é enfrentar uma filinha para pegar a senha e subir ao 2o andar para a exposição. Só é permitido um número limitado de pessoas ao mesmo tempo nas salas de exibição que são dividas em fases. Não estão em ordem cronológica, mas é possível ver muitos artefatos do Dalí como quadros, desenhos, fotos, trechos de filme do Hitchcock onde ele compôs o cenário e também dirigiu umas cenas.
Visões na Coleção Ludwig
Além da exposição do Dalí, até dia 21 de julho a exposição visões traz obras de Pablo Picasso, Andy Warhol, Roy LichtensteinJean-Michel Basquiat e outros, que fazem parte da Coleção Ludwig do sediada no Museu Estatal Russo de São Petersburgo.
Nós adoramos e recomendamos muito a visita!
Informações Úteis
Website: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Metrô: Uruguaiana
Telefone: (21) 3808-2020
Horário de Funcionamento: de Quarta a segunda de 9:00 as 21:00. Fecha as terças-feiras.
As exposições que visitamos podiam ser fotografadas sem flash. Verifique sempre antes de entrar na exposição.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem





[…] Visitando o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro […]