Atenção! Não confunda Tate Britain com Tate Modern – a Britain é a irmã mais velha, que fica do lado norte do Rio Tâmisa na região de Pimlico (mais precisamente em Millbank, entre as pontes Lambeth Bridge e Vauxhall Bridge), e possui uma das coleções mais lindas e completas de obras de arte feitas por britânicos do mundo, englobando 500 anos de história.
Infelizmente, a Tate Britain raramente entra no roteiro dos turistas que vem pra Londres pela primeira vez – sim, são muitos museus incríveis para conhecer e geralmente pouco tempo para dedicar a eles, mas eu acredito que a maioria das pessoas nem sabe da existência da Tate Britain, ou se ouvem falar no nome acabam assumindo que é a mesma coisa que a Tate Modern. Claro que é ótimo ter a Tate Modern sempre cheia e vale sim muito a pena visitá-la, mas seu sucesso de certa forma deu uma ofuscada na sua irmã mais velha.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Ok, lamentações feitas – desde que me mudei pra Londres acabei conhecendo muito mais sobre arte britânica e por isso me tornei uma grande fã do acervo da Tate Britain. E cabe a mim então tentar te convencer a ir lá também, certo?
O prédio da Tate Britain é lindo, foi aberto em 1897 mas desde então ganhou várias extensões – e inclusive está passando por uma reforma gigantesca que acontecerá em várias fases e deve levar 20 anos pra ficar completa. Atualmente a entrada principal, de frente pro rio, está fechada justamente devido a essa reforma.
Bom, como falei lá no começo do post, a coleção da Tate Britain é formada por 500 anos de arte britânica: pinturas, esculturas, desenhos, instalações – tem de tudo um pouco. E o mais legal é que através do acervo você acaba aprendendo um pouco mais sobre a história da Grã Bretanha também – são muitas guerras, batalhas e invasões!
Não tem como não se deparar com algum tipo de pintura que você goste: retrato? Tem John Singer Sargent. Paisagem? Tem Constable. Tem Turner e sua luz maravilhosa (aliás, tem uma galeria inteira dedicada a Turner, é de babar). Pré-Rafaelismo? Tem Millais e John William Waterhouse. Prefere arte moderna? Então você vai pirar nas obras de David Hockney e Francis Bacon. E Lucian Freud.
Além dessa coleção incrível, a Tate Britain organiza também exposições temporárias. Algumas recentes que eu visitei e amei foram a dos Pré-Rafaelitas e a Picasso & Modern British Art. Fique de olho pra saber qual exposição estará rolando!
Deu pra perceber como é bom né?
Caso você não tenha horas suficientes no seu dia pra ir até a Tate Britain, uma boa ideia é visitar o museu em uma das sextas feiras que rolam o “Late at Tate“: rola sempre alguma atração, pode ser música ou exibição de filme ou painel de discussão, e o museu fica aberto até mais tarde, 9 da noite. Eles montam um bar e a turma fica por lá, passeando pelo museum num clima mais descontraído. O Late at Tate tem datas certinhas, não é toda semana hein? Por isso o ideal é consultar o site.
Ah, outra dica legal é pegar o Tate Boat, que conecta a Tate Britain com a Tate Modern. A frequência é de 40 minutos durante todo o horário de funcionamento das duas Tates , é só comprar o ticket (£5,50 para adultos), no próprio pier em frente a uma das Tates.
Informações:
- Dias e horários de abertura: todos os dias das 10 às 18h
- É permitido fotografar (sem flash e sem tripé)
- Entrada gratuita para a coleção, mas as exposições temporárias são pagas (custam em torno de £12 mas realmente depende da exposição)
- Localização: Millbank, próximo a estação Vauxhall. É possível ir caminhando de Westminster ou Victoria(15/20 minutos).
Clique para ler outros posts de museus em Londres
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Eu amo os dois Tates. Sobre o Britain, so acho legal acrescentar que a maioria das obras Pre Rafaelitas estão participando de exposições em outros museus do mundo, e devem demorar um pouco até que voltem a Londres. Uma pena para nos que moramos na cidade 🙂 , mas justo com o resto do planeta. Bju!
Nossa! Moro tão perto, mas nunca fui lá! Shame! Mais um item para minha lista. Valeu pela dica!! 🙂
[…] para quem gosta do trabalho de William Morris. Além do seu trabalho poder ser visto em museus como Tate Britain e Victoria & Albert, existem lugares inteiramente dedicados a conservar o legado deixado por […]
[…] quero morrer quando alguém fala que a Tate Britain ‘não é tão legal quanto a Tate Modern’ ou ‘não tem trabalhos de artistas […]