O Freud Museum é uma espécie de santuário para estudantes e profissionais da psicanálise, pois foi aqui que Sigmund Freud morou e trabalhou em seu último ano de vida, entre 1938 e 1939. Apesar de ter passado a maior parte de sua vida em Viena, Freud mudou-se para Londres em decorrência do nazismo, e mesmo em condições precárias de saúde, continuou a clinicar e pesquisar em sua casa londrina, na região de Hampstead.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Apesar da mudança para Londres sob condições no mínimo estressantes (muitos de seus livros já haviam sido banidos e queimados, e sua saída de Viena ocorreu após muita negociação e pagamentos de taxas), Sigmund Freud conseguiu levar muitos de seus pertences. E o mais conhecido deles, o divã onde seus pacientes deitavam-se durante as consultas, é um deles (uma pena que fotos não são permitidas lá dentro). Só isso vale a visita ao Freud Museum, e mesmo que você não conheça nada do campo de trabalho de Freud, estar sob o mesmo teto desse gênio da humanidade é emocionante.
Além de contar a história de Freud e sua família, o Freud Museum mostra também muitos dos pertences dele, como sua coleção de antiguidades (ele era apaixonado por arqueologia e comprou muitos artefatos vindos da Grécia, Roma e Egito) e sua extensa biblioteca (feita não apenas de livros de psicologia e afins, mas também arte, literatura, filosofia e história).
Uma das filhas dele, Anna Freud, também dedicou sua vida a psicanálise, e tornou-se referência no tratamento de crianças. Ela morou na casa até sua morte em 1982, e foi desejo dela que a casa se tornasse um museum em homenagem a seu pai. É por causa dela que o Freud Museum existe, e um dos quartos no primeiro andar é dedicado ao legado que ela deixou.
Freud Museum: informações práticas
- 20 Maresfield Gardens, NW3 5SX
- Estação mais próxima: Finchley Road (Jubilee line e Metropolitan line)
- Aberto de quarta a domingo das 12 às 17h
- Ingresso: £7
- www.freud.org.uk
- Fotos não são permitidas dentro do museu
Veja todos os posts sobre museus em Londres
Dicas e cupons para economizar na sua viagem





[…] A exibição inclui itens originais pertencentes a Freud, sala de espera da clínica e partes da extensa coleção de antiguidades. No entanto seu famoso sofá está agora no Museu Freud em Londres, junto com a maioria do mobiliário original, levados por ele quando deixou a Áustria. (Veja o relato da Heloisa Righetto, do blog Aprendiz de Viajante, sobre o Museu Freud em Londres). […]
Oi Helo, adorei o post! Linkei no meu que conta sobre a visita que fizemos ao Museu Freud em Viena (http://www.casalcalifornia.com.br/austria-museu-freud-o-pai-da-psicanalise-em-viena/). Espero conhecer o museu em Londres em breve!
Abraços
opa, muito bacana!!!! obrigada : )