Booking.com

Dicas para montar um roteiro para Tailândia e Camboja

Date:

Share post:

Pedi para os meus amigos Paula e Filipe contarem aqui no blog como foi que eles montaram o roteiro para Tailândia e Camboja, viagem que eles fizeram em janeiro de 2016. Eu tenho muita vontade de ir para o sudeste asiático mas confesso que não sei por onde começar! São tantos países com tantas atrações maravilhosas e praias paradisíacas, que dá aquele desespero de querer ver tudo mas não ter tempo suficiente.

As dicas da Paula e do Filipe já me deixaram animada a começar a planejar uma viagem para Tailândia e Camboja – e essas fotos então? Todas de autoria do Filipe, que é fotógrafo e faz um trabalho incrível em Paris. Espero que vocês gostem das dicas e também comecem a pensar em um roteiro para Tailândia e Camboja. Vamos?

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

(foto destaque: Wat Pho, Tailândia)

*****

A Ásia sempre teve um lugar especial no meu coração depois que eu tive a oportunidade de conhecer a Índia numa viagem a trabalho. Desde então eu passei por Taiwan, Singapura e Indonésia, e fazia tempo que estava ensaiando o planejamento de uma viagem de férias com o meu marido (Filipe Xavier) pelo sudeste asiático. No final do ano passado ele me deu um empurrãozinho e eu decidi concretizar este sonho em janeiro de 2016!

roteiro para Tailândia e Camboja
Maya Bay, Ko Phi Phi, Tailândia

Não é fácil programar uma viagem nesta região: há tantos lugares lindos e de culturas tão ricas para visitar que é quase um sacrifício cortar um país ou parte dele do seu roteiro, mas acredite, você vai precisar fazê-lo! Nós tínhamos praticamente 3 semanas de férias, e depois de muuuito pesquisar e testar várias alternativas de roteiro, o nosso trajeto se definiu e os países escolhidos foram a Tailândia e o Camboja. Tentei de todo jeito encaixar o Laos mas infelizmente não deu, pois a viagem ficaria muito corrida (assim teremos desculpa para voltar pros lados de lá 😉 ).

Resolvi escrever este post a convite do Aprendiz para dar algumas dicas de como planejei a nossa viagem, e assim facilitar a vida de quem queira fazer o mesmo.

Dica #1: O Sudeste Asiático não é tão pequeno assim…

Ok, esse na verdade é um fato e não uma dica, mas na empolgação do planejamento podemos ficar tentados a fazer roteiros mirabolantes e praticamente descer de um avião para entrar em outro. Segure a onda e pense nas suas prioridades: que lugares você realmente não abre mão de conhecer? Será que vale a pena fazer um deslocamento que vai matar boa parte do seu tempo e orçamento só para encaixar uma atração de um dia? O que você pode deixar para outra vez? (e que feche num segundo roteiro – essa é para os maníacos por planejamento de viagens como eu! Hehe!)

Dica #2: Condições meteorológicas

Se você pretende pegar praia é imprescindível pesquisar o período das monções no seu destino. Obviamente que as passagens e hospedagens são mais baratas nesta época, mas imagina o perrengue de pegar chuva todo dia ou talvez nem chegar ao seu destino porque as balsas foram canceladas…
Na Tailândia fomos para Railay e Ko Phi Phi, e ali a época boa é de outubro a março. Pegamos um tempo excelente por lá!

Quando estive em Singapura a trabalho era o mês de agosto, então decidi emendar uma semaninha em Bali, em que o período seco é de junho a setembro. Não peguei nem uma gota de chuva!

Dica #3: Definindo quantos dias ficar em cada cidade base

Uma vez escolhidos os destinos da viagem, é hora de definir quantos dias devemos dedicar a cada cidade que servirá como base no roteiro.
Eu considero que esta viagem não deve ser feita com pressa. Você está indo para o outro lado do planeta, vai chegar cansado, com o fuso bagunçado, vai ter uma alimentação bem diferente de casa… Além de que é importante ter tempo de realmente curtir o passeio e não apenas fotografar e sair correndo, e ver direito por onde passou somente quando voltar para casa! Em geral eu evito passar menos de 3 dias em cada base, e isso funcionou muito bem no nosso roteiro.

roteiro para Tailândia e Camboja
Palácio Bang Pa In, Tailândia

Dica #4: Definindo a ordem do roteiro

Sabendo quantos dias passaríamos em cada lugar, a estratégia que usei foi a seguinte: a partir da cidade por onde chegaríamos e voltaríamos da Ásia, testei vários trajetos diferentes passando por todas as cidades que iríamos visitar e escolhi o melhor custo benefício (mais barato, porém também evitando ao máximo conexões desnecessárias e voos em horários inconvenientes). Você pode fazer isso facilmente através de sites de busca de passagens (eu uso o Skyscanner).

Não tenha medo das low cost asiáticas. Claro que tem de tudo, mas pesquisando um pouquinho dá para saber quais são confiáveis. Eu já viajei várias vezes de Air Asia e sobrevivi. Quanto aos trechos de barco usei o site da Pukhet Ferry para verificar os horários disponíveis, porém comprei os bilhetes por lá mesmo, na véspera dos deslocamentos.

Pronto! A parte mais difícil já passou! Agora só falta reservar os hotéis e os passeios que quiser!

Dica #5: Siga o seu coração

Não deixe de fazer alguma coisa que tem vontade ou curiosidade somente porque não faz parte do principal circuito turístico da região que você vai visitar. Inversamente, sinta-se à vontade de pular alguns passeios que não combinam com você: em Bangkok, não fomos na Khao San Road a noite e nem no mercado flutuante, e não nos arrependemos nem por um minuto.

roteiro para Tailândia e Camboja
Templo Bayon, Camboja

Roteiro para Tailândia e Camboja (3 semanas):

Dia 1: Saída de Paris de manhã com destino a Bangkok, com escala de 3h em Dubai (Emirates Airlines)
Dia 2-5: Bangkok
Dia 6: Voo de Bangkok a Krabi de manhã (Bangkok Airways), depois taxi + barco para Railay
Dia 7-8: Railay
Dia 9: Balsa de Railay a Ko Phi Phi de manhã
Dia 10-11: Ko Phi Phi
Dia 12: Balsa de Ko Phi Phi a Krabi no final da tarde + voo para Chiang Mai (Air Asia)
Dia 13-14: Chiang Mai
Dia 15: Voo de Chiang Mai a Siem Reap no final da tarde, com escala em Bangkok (Air Asia)
Dia 16-17: Siem Reap
Dia 18: Voo Siem Reap a Bangkok a noite (Air Asia)
Dia 19: Voo de Bangkok a Paris a noite
Dia 20: Chegada em Paris

Espero que este relato ajude quem está sonhando com o Sudeste Asiático a tirar a viagem do papel! Já estou com vontade de voltar!

roteiro para Tailândia e Camboja
Templo Ta Phrom, Camboja

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

8 COMENTÁRIOS

  1. Roteiro com muitos dias em Bangkok…. não tem muita coisa interessante para fazer…muito programa enrola turista… e poucos dias em Phi Phi
    Ideal 1 dia e 01 noite em Bangkok …minimo 4 dias em Phi Phi.. la sim tem muita coisa para fazer… muitas ilhas, passeios, mergulhos e atividades alem de festas.

    • Fiquei 4 dias em Bangkok e achei pouco para conhecer tudo que a cidade proporciona ( já que um dia gastei pra ir na cidade pertinho, Ayutthaya, que aliás, é imperdível).
      Todos os passeios fizemos por conta própria, com a ajuda da internet, que lá funciona muito bem!
      Já os cinco dias que passamos em phi phi, na minha opinião foram muitos..
      Chiang Mai e Chiang Raí são cidades muito peculiares que me arrependi muito ter ficado apenas três dias nas duas..
      O que posso concluir é que, só vamos acertar os dias corretamente, quando vamos pra lá e vemos o que nos agrada.

  2. Muito legal a matéria sobre como planejar, e o roteiro, mas como sempre queremos mais e mais detalhes, gostaria de saber os hoteis que se hospedou e os passeios em qual praias foi alem da PHiPHI e de onde fez ou passeio se de Phi Phi ou Maya Bai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...