O Deserto do Atacama no Chile é um lugar que está definitivamente na minha lista de lugares pra visitar e convidei o Rafa Leick do blog Viagem Primata (facebook, instagram, twitter) que é um “promotor voluntário” hehe do Atacama. Ele quer que todo mundo vá conhecer esse paraíso e tem se esforçado pra isso e a gente viaja nesse post com ele.
Com a alta do Dólar, Euro e Libra, o que resta pro brasileiro é viajar pela América do Sul. Mas nem de longe pense que isso é pior. Nosso continente tem coisas incríveis e inesquecíveis pra se ver. Uma das maravilhas que a Mãe Terra nos oferta aqui no nosso vizinho Chile é o Deserto do Atacama, o deserto mais árido do planeta e que eu já tive o prazer de visitar duas vezes.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Mas chega de churumelas. Prepare seu mochilão ou mala de rodinhas e bora embarcar pra San Pedro de Atacama pra explorar tudo por lá!
Como chegar
Tá, antes de ir, temos que saber pra onde ir né? O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama é o de Calama. Pra chegar lá, enquanto não recebe voos diretos, é necessário fazer uma escala em Santiago, a encantadora capital chilena.
E você pode comprar vôo desse jeito que falei ou comprar pra Santiago e lá no aeroporto comprar sua outra perna pra Calama. Às vezes sai mais barato. Fique de olho no site chileno da LAN e da Sky Airlines pra ver como estão os preços pros peruanos, que é o que você vai pagar se comprar lá. O site brasileiro da LAN e da TAM (agora LATAM), normalmente tá bem mais caro.
De Santiago também da pra chegar por uma longa viagem de ônibus, se você estiver com tempo e num esquema mais roots.
Esses são os modos mais comuns de chegar a Calama. E de lá, você pode pegar um dos transfers oferecidos no aeroporto até a cidade, num trajeto de 1h30, 2h. Achou que ia ser fácil ver um dos lugares mais lindos do mundo, é?
Onde ficar
Essa é a pergunta de um milhão, né? Mas olha, tem tudo quanto é tipo de hospedagem em San Pedro. Desde hostel bem basicão até hotel 5 estrelas! E todos me parecem incríveis a cada foto que vejo das acomodações por lá, que num geral seguem um estilo mais rústico.
A dica é escolher sua hospedagem perto das ruas principais do centro (Caracoles e Toconao) porque os mais afastados caminham muito. Alguns só de carro.
O que tem para fazer
Nossa, agora senta porque vai demorar. Quando pensei a primeira vez em visitar um deserto, achei que iria chegar lá e ver areia, terra, céu e sol. E só! Mas não é qualquer deserto. É o Atacama, cara!
7 dias ainda é pouco pra que você possa esgotar todos os passeios que tem pra fazer por lá. Juro!
Os passeios mais legais na minha opinião são as Lagunas Altiplânicas, que normalmente é um passeio casado com as Piedras Rojas, os Geysers El Tatio, Valle de la Luna e Valle de la Muerte, ver os flamingos no Salar de Atacama e no Salar de Tara e também subir até a cratera do Vulcão Lascar.
Mas além desses tem muitos outros, como o tour arqueológico na Aldeia de Tulor e Pukará de Quitor, a super salgada Laguna Cejar que não te deixa afundar e é combinada com os Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.
Tour Astronômico num céu mais limpo que minha conta bancária, ou os banhos quentes nas piscinas naturais das Termas de Puritama que ainda podem ser desfrutadas depois do trekking pelo Valle de los Cactus (tem cactos de até 12m que crescem só 1cm por ano), ver as inscrições rupestres nos Pietroglifos Hierbas Buenas e conferir de perto a formação do Valle del Arcoiris através de uma caldeira magmática de um vulcão gigante que explodiu milhões de anos atrás.
Se você quiser esticar ainda tem passeio de 4 dias (ida e volta) pro Salar de Uyuni, na Bolívia. É um passeio mais roots em que você deve levar seu próprio papel higiênico, mas você dorme num hotel feito todo de sal na segunda noite. Vale MUITO a pena. Esse recomendo deixar pro final porque é ainda mais emocionante e lindo.
Mas todos os passeios que citei valem a pena. É impressionante!
Mas com quem faço esses passeios, Rafa?
Agência de tours é o que não falta no Atacama. A principal dica é chegar lá, reservar a primeira manhã ou tarde pra bater perna e pechinchar.
Mas recomendo ler reviews de algumas agências na Internet antes de ir e chegar só pras pré-selecionadas. Temos que lembrar que os passeios são por terrenos mais inóspitos, então se acontecer algum problema como um carro quebrar, como aconteceu comigo, vale a pena ter uma agência preparada.
Eu fiz os passeios nas duas vezes com a Ayllu e consegui até desconto pros meus leitores agora! 🙂 Achei que eles são uma agência super bem preparada e com foco no público brasileiro, com atendimento em português. Outras agências que já ouvi serem bem recomendadas depois da Ayllu são a FlaviaBia Expediciones e a Grado10.
Mas diz aí, sai cara a brincadeira?
Depende. Se você comparar com um final de semana na praia sai. Se comparar com alguns dias na Europa, não.
Fiz um cálculo mais detalhado no post guia sobre o Deserto do Atacama que fiz lá no meu blog, então lá tem tudo detalhado pros aprendizes mais curiosos e que amam uma economia, como eu, mas calculei uma média de R$ 7 mil pra 7 dias, incluindo passagem e chutando um pouco pra mais.
Tá valendo, né?
Bom, aprendizes, se até aqui ainda não convenci você a viajar pro Atacama, te desafio a falar comigo porque posso te dar mais inúmeras razões pra ir pra lá! 🙂
Valeu, Aprendiz de Viajante, pelo espaço pra promover esse destino tão capaz de mudar nossas vidas.
E pros meus novos aprendizes primatas, qualquer dúvida, grita pra mim que tento ajudar vocês, ok?
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Eba, valeu pelo espaço, Claudia.
Tá sucesso! 🙂
Bjks
Uau!!! Amei!!! Com certeza será a próxima aventura! Me diz ai: dá pra fazer de moto?? O que vc acha? Obrigada! Bjss
Oi, Ana.
Nas duas vezes que fui ao Atacama vi gente de moto. E já ouvi de gente que foi do Brasil até lá de moto, tipo expedição mesmo. 😉
bjs
Gostei muito de suas dicas Rafa, dos sites que até agora, o seu foi um dos mais detalhados. Viajo em novembro para o Deserto do Atacama e quero muito desfrutar desse lugar.
Roseny, muito obrigado pelo feedback! Eu amei o Atacama e fico feliz que tenha curtido as dicas. Agradeço o elogio! E espero você tanto no Viagem Primata quanto no Viaja Bi!, ok?
Passa lá pra me contar como foi sua viagem em novembro? =)
Que legal dar de cara com essa matéria justo hoje! Estou fechando minha viagem para o Atacama em Serembro!
Obrigada pelas dicas!
Ainda tem como conseguir desconto pros leitores com a Ayllu? rs!
Oi, Luciana, tudo bem?
Obrigado pelo elogio e comentários. Como foi sua viagem?
Passa lá no meu blog também pra me contar, ok?
A Ayllu me disse que teria os descontos, então me diz se conseguiu, tá?
bjs
Comprei o trecho Santiago-calama no site da Latam chileno, mas tive que insistir pois o sistema reconhecia que eu estava no Brasil e me enviava para o site brasileiro. De repente, do nada, consegui. Entao sugiro insistencia, porque a diferença foi de 40%!
Alguma indicação de hospedagem mais simples e em conta nesses lugares? Pode ser hostel tambem.
Oi, Carolina, tudo bem?
Indiquei o hostel Campo Base. Ele mudou de endereço desde que fui lá, mas o atendimento e estrutura eram ótimos, então duvido que tenha mudado muito. Veja aí:
http://viagemprimata.com.br/hostel-em-san-pedro-de-atacama-no-chile-campo-base-hostel/
Espero ter ajudado. bjs
Olá,eu e meu namorado estamos planejando ir em novembro para o Chile,só que temos um outro roteiro…Santiago,Atacama e Patagônia.
15 dias é o que temos…É possível?
Tem alguma dica pra mim além dessa que já ajudou bastante!
Desde já agradeço Rafael!
Oi, Mônica, tudo bem?
15 dias fica bastante corrido. Não conheço a Patagônia ainda, mas acho que tem que ser aproveitada com mais tempo. Se não tiver outra possibilidade, acho que vale. Mas se conseguir, tente dedica mais tempo a esses destinos. Só o Atacama deve ir metade desse tempo.
Se precisar de mais dicas, entre em contato comigo. 😉 Demorei pra ver sua mensagem aqui… rs
Beijos
Com 7 mil eu viajei 20 dias incluindo Santiago e Atacama, fazendo os principais passeios e dormindo em hostels bons (Che lagarto em Santiago e Ayni no Atacama) e ainda trouxe lembrancinha pra casa.
Tudo depende do estilo da viagem. Como comentei, chutei pra mais e esse valor inclui o aéreo, que é o mais caro aí. A viagem pode sair mais cara que isso mas, provavelmente, sairá mais barato. =)
Beijos!
[…] Deserto do Atacama: tudo que você precisa saber pra viajar pra esse destino no Chile […]
[…] Veja aqui Deserto do Atacama: tudo que você precisa saber pra viajar pra esse destino no Chile […]
Não sei o que escolher Porém começamos bem separando o primeiro dia pra pesquisar kkkkk
Esse lugar euu volto faciilll amor Danilo Janini atacama!!!!
Silvane Denise Juliana Dallagrana 2018 é noixxx.
Se Deus quiser
Projeto de vida. ❤
para quem vai, comam no Picadal Indio na Caracoles.
Quero muito
Eu ja estou ansioso
Mayara Gomes Aragao uauuuu
Eh mto lindo Verônica Oliveira, já fui duas vezes!!
Natalia Amaral Karla Lira Martins é pouco dinheiro pra mts planos de viagens
Mas vai chegar o dia que iremos pra todas e não vamos nos preocupar com restrição orçamentária… Compraremos itens de luxo e faremos escolhas pelo efeito renda e não pelo substituição… Eheheh
Karla Lira Martins essa menina é mt economista
Amo esse lugar! Amo! ❤
Fabiana… olha isso!
Animadíssima
Beto Deotti…
Tá animada?
Vamos?
Aí Marco Aurélio Franchello Ortiz, lembrei das suas fotos!!! Kkkkkk
Olá pessoal,
Irei para o Atacama em novembro e tenho uma pergunta:
Sei que no passeio dos Geysers Tatio, o frio é “punk”… mas em Novembro, como é essa questão?
Pq para ser sincero eu não estou muito a fim de gastar uma grana com roupas pesadas só para usar uma ou duas vezes… Alguém tem algum comentário que possa me nortear nesse assunto? Gracias…
Oi, gostaria de saber se dá fazer Santiago, Deserto do Atacama e Lagos Andinos numa mesma viagem? Quantos dias seriam necessários e final de Janeiro até meados de Fevereiro é uma boa época?