A Catedral de St Paul em Londres não é apenas um dos ícones arquitetônicos da cidade – obra do arquiteto Sir Christopher Wren, responsável pelo projeto de dezenas de prédios na cidade, principalmente após o Grande Incêndio de 1666 – mas também a principal igreja da Diocese de Londres. A Catedral de St Paul divide com a Abadia de Westminster alguns eventos emblemáticos na história da cidade, da monarquia e política britânicas. Foi aqui o casamento do Príncipe Charles com a Diana, o funeral de Winston Churchill e os serviços de acão de graças que celebraram o Jubileu de Diamantes da Rainha Elisabeth assim como seu aniversário de 80 anos.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A construção que vemos hoje data de 1710 e sobreviveu a Blitz durante a Segunda Guerra Mundial (ainda que tenha sofrido ataques e destruição de algumas partes), mas nesse local já existia uma igreja antes, destruída pelo incêndio de 1666. E, antes disso, outras igrejas ocuparam a área. Não há indícios fortes o suficiente para determinar uma data exata, mas é sabido que em 1087, também após um incêndio, a antiga Catedral de St Paul começou a ser construída ali.
O interior da Catedral de St Paul é imenso e impressionante. Como em várias catedrais na Inglaterra, ela tem a nave principal, o setor do coral e capelas adjacentes. Os mosaicos, pinturas e detalhes arquitetônicos são maravilhosos e estão em execelente estado, muito bem conservados. Eu não vou me atrever a escrever aqui a descrição exata de cada um dos setores da catedral, pois são tantos detalhes que jamais saberia reportar de maneira fiel e original. Aconselho utilizar o áudio guia caso você se interesse em saber mais durante a sua visita.
A cripta Catedral de St Paul guarda os restos mortais de Lord Nelson (comandante da Batalha de Trafalgar, é sua a estátua na Trafalgar Square) e outras personalidades britânicas, além de memoriais que prestam homenagem a militares, monarcas, religiosos e pessoas que de alguma forma deixaram um legado importante para a sociedade, como no caso de Florence Nightingale.
Outra grande atração da Catedral de St Paul é a vista de Londres lá do alto. Aliás, essa é umas das principais razões que levam os turistas e moradores até lá, pois ver a cidade do alto é sempre um prazer. É uma subida difícil, são cerca de 550 degraus (mas que você faz em ‘fases’). A primeira parte da subida é a mais longa, com pouco mais de 200 degraus, e que te leva até a Whispering Gallery (‘Galeria do Sussurro’). A partir dessa galeria você vê o átrio principal da Catedral abaixo, mas o que é mais bacana aqui é o ‘efeito sonoro’ dela. Se alguém fala baixinho, junto a parede, a partir de uma ponta da galeria, outra pessoa escuta na outra ponta. Por isso o nome!
Depois, mais um lance de escadas par alcançar o primeiro patamar já na parte externa, de onde já dá pra ver Londres, porém com a restrição da mureta, que é bem alta. Eu honestamente acho que nem é preciso parar ali (a não ser que você precise descansar), pois mais pra cima a vista é muito melhor e não tem um muro alto que dificulta a fotografia. Então, prepare as pernas para a última parte da subida! Lá no topo a vista é beeeem bacana, 360 graus! Dá pra ver não apenas os prédios do centro financeiro mas também o rio e até a London Eye. Outros prédios de onde se tem também vistas maravilhosas da cidade (como Sky Garden e The Shard) ficam perfeitos na foto.
Comprando o ingresso você pode ficar dentro da Catedral quanto tempo quiser, mas eu acho que duas horas são suficientes. Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro (algo que me irritou bastante, pois o ingresso é caro). É possível assistir as missas e você não paga nada por isso, mas é claro que não dá pra ficar passeando lá dentro durante o serviço. E você também não pode subir ou visitar a cripta se entrar lá para a missa sem pagar ingresso.
Catedral de St Paul: informações práticas
- A Catedral está aberta para visitação de segunda a sábado das 8:30 às 16:15 (a subida é permitida a partir das 9:30)
- O ingresso custa £18. Compre o ingresso na hora ou com antecedência por aqui
- É possível entrar sem pagar ingresso para assistir as missas, veja os horários no site
- A Catedral de St Paul realiza também eventos musicais, bastante disputados (principalmente o concerto de Natal), veja toda a programação no site
- Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a St Paul, na Central Line (vermelha), mas é possível ir caminhando de diversos pontos da cidade
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
[…] Catedral de St Paul em Londres não é apenas um dos ícones arquitetônicos da cidade mas também a principal igreja da Diocese […]