Quando viajei para a Isle of Skye em abril de 2018 fiquei supresa com a quantidade de perguntas e comentários que recebi por causa das postagens que fiz no Instagram. Muita gente maravilhada com as paisagens que eu mostrei me perguntou detalhes da viagem: como ir, como se locomover, como é o clima, quanto tempo ficar… esse post servirá então como um apanhado geral – dicas práticas! – para você organizar uma viagem para a Isle of Skye. Lembrando que todas essas dicas são baseadas na minha experiência (e já escrevi sobre onde me hospedei, post aqui).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como chegar até lá?
A Isle of Skye não tem aeroporto e foi apenas no século 21 que ganhou uma ponte que faz a ligação com a Escócia. Antigamente você só entrava lá de ferry (ainda é possível fazer isso, mas nem cogitei portanto não tenho informação de preços e horários), mas agora fica fácil ir de carro de qualquer lugar que tenha aeroporto. Nós escolhemos Inverness (pegamos vôo no aeroporto de Gatwick em Londres), pois achamos vôo em um horário bom e com preço razoável (voamos de EasyJet).
Alugamos carro (reservamos com antecedência, usando a oferta da própria EasyJet no momento que estava comprando a passagem) no aeroporto de Inverness (devolvemos lá também) e dirigimos para Isle of Skye. Foram quase 3 horas de viagem, com a vantagem de passar por paisagens espetaculares no caminho, e por um bom tempo margeamos o Lago Ness. Fizemos algumas paradas para fotos e para babar na paisagem.
Como se locomover lá na ilha?
O transporte público em Skye é praticamente inexistente. Não tem trens, apenas alguns ônibus que passam em horas pré determinadas, mas que vimos pouquíssimas vezes enquanto dirigíamos por lá. Sem carro ou sem estar em um passeio organizado por agência, suas opções são bem limitadas. Recomendo fortemente ter um carro a sua disposição. As estradas não são super boas (bem esburacadas), mas o GPS no celular pegou super bem e todos os pontos de referência que eu tinha anotado nos levaram para onde queríamos. Aliás, a dica é: antes de ir, procure no Google Maps um postal code (CEP), ou alguma outra referência (como endereço de algum restaurante, hotel ou estacionamento), já que quase não há ‘cidades’ na ilha. Você vai pegar muita estrada, passar por casas no meio nada e vilarejos minúsculos.
O que fazer por lá?
Eu fui para Isle of Skye com o objetivo de fazer algumas trilhas (esse site é ótimo para isso). A natureza lá é maravilhosa, e eu acho que a melhor forma de conhecer Skye é andar e andar e andar. Vi algumas excursões fazendo paradas em pontos estratégicos, como cachoeiras, castelos, destilarias de whiskey, lagos e inícios de trilha, mas isso dá só um gostinho. Claro, se você não é do tipo que gosta de fazer trilhas mas quer ver Skye mesmo assim, faça desse jeito mesmo.
A ‘capital’ de Skye é Portree, mas além dos poucos restaurantes e hotéis (e das destilarias), não há nenhuma grande atração. Skye é natureza mesmo! Se voc6e não quer organizar nada, então procure agências que oferecem passeios na natureza e organizam tudo pra você, inclusive com guias (não posso recomendar nenhuma porque não usei nenhum serviço desse tipo).
Qual a melhor época?
Acho que essa é a pergunta que qualquer blogueiro mais recebe independente do destino sobre o qual ele escreve! É uma pergunta muito difícil de responder, afinal, se eu fui em abril, como posso dizer quando é ‘melhor’ ir pra lá? Não acho que exista melhor ou pior, acho que existe preparação. Basta uma rápida busca no Google para saber sobre o clima do lugar, e então nivelar suas expectativas e preparar sua mala. Skye fica na Escócia, portanto a gente já sabe que o risco de fazer frio, chover e ventar até mesmo nos meses de verão é muito alto. Fui em abril e ainda pegamos um pouco de neve no primeiro dia (as montanhas estavam com os topos todos nevados), muito frio e vento. Mas a gente estava vestido de acordo e isso não atrapalhou. Nos outros dias o tempo foi melhorando, chegamos a pegar sol e deixar o casaco impermeável na mochila.
Se você também vai fazer trilha, tem que ter muito cuidado não apenas com a roupa e equipamento, mas com a sua segurança como um todo. No inverno anoitece muito cedo, então não dá pra fazer trilha longa e arriscar voltar no escuro ou nem achar o caminho de volta. Considere que tipo de viagem você quer fazer. A melhor época de qualquer destino é a época que você está curtindo de acordo com as suas expectativas!
Quanto tempo ficar?
De novo, uma pergunta impossível de responder precisamente. Eu te devolvo com outra pergunta: quanto tempo você tem? Nivele suas expectativas novamente! Você só vai passar um dia lá? Então saiba que será impossível contornar a ilha (que é super recortada), melhor concentrar em uma região só (a mesma coisa para dois ou três dias). Eu fiquei cinco dias e ainda assim deixei toda uma parte da ilha de fora. Simplesmente não deu tempo. Eu preferi aproveitar bem o que estava ao meu alcance. Meu roteiro resumido foi assim:
- Dia 1: chegada em Inverness, dirigir até Skye, check in no B&B, jantar em Portree
- Dia 2: trilha de manhã, trilha a tarde, volta para o hotel para descansar, sair para jantar
- Dia 3: trilha de manhã, trilha a tarde, volta para o hotel para descansar, sair para jantar
- Dia 4: visita a destilaria (Talisker), trilhas, volta para o hotel para descansar, sair para jantar
- Dia 5: check out do hotel, dirigir de volta para Inverness (com parada no catelo Eilean Donan), volta para Londres
Quero mais uma vez enfatizar que pra mim o segredo de uma viagem bem sucedida é nivelar suas expectativas. Aconselho fortemente ler esse post que escrevi sobre a gente estar sempre frustrado porque deixou de conhecer um lugar em vez de estarmos felizes porque conhecemos tantos outros. Na Isle of Skye isso é ainda mais forte. Por ser uma ilha, a gente fica achando que dá pra ver muita coisa, sendo que não é bem assim. A ilha é imensa, bem recortada e com muita coisa pra ver. Se você tem uma viagem programada para as Highlands, não vá até lá apenas para falar que foi. Você corre o risco do que eu gosto de chamar ‘frustração viajística ao quadrado’: não apenas não vai ver quase nada do destino que foi visitar (por exemplo, você vai até Portree, não vai achar nada de mais, e terá impressão de que a Isle of Skye não tem nada pra ver), como vai perder a oportunidade de ter passado um dia conhecendo mais a fundo um lugar muito mais perto de onde você está baseado. É o tipo de resposta que eu dou pra quem quer fazer bate e volta de Paris a Londres ou vice versa.
Skye é maravilhosa? É! É mágica, é remota, é realmente especial. Dê para essa ilha o tempo e a atenção que ela merece! E se vista de acordo ; ) depois não diz que eu não avisei!
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Oi Heloisa, parabéns pelo ótimo post! Onde vc recomendaria a base de hospedagem para quem só tem 2 dias para explorar a Ilha de Skye? Vou sair de Lisboa. Obrigada!
boa noite!
legal o post! Fiquei com uma dúvida: qual o nome da praia da foto acima?
Abs,
oi Boa tarde
é preciso reservar para ir na destilaria da Talisker? obrigada Mariane