Eu sei que esse será um post polêmico, afinal sempre que a gente lista nossas preferências acabamos ‘magoando’ as preferências alheias! Sei que ainda faltam muitas – muitas mesmo – cidades (e consequentemente, igrejas) pra eu conhecer na Europa, mas me dei conta de que já vi algumas emblemáticas. E o melhor: bem diferentes umas das outras!
Fiz o meu melhor para criar uma lista eclética, tanto geograficamente quanto arquitetonicamente falando. Lembre-se: esse post é resultado das minhas viagens e experiências pessoais, portanto certamente suas escolhas seriam diferentes. Vamos aproveitar então essa oportunidade: escreva nos comentários quais as suas igrejas preferidas na Europa. Tanto as que você já conheceu como aquelas que estão na sua lista.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Igrejas na Europa – as minhas preferidas:
Ishavskatedralen em Tromsø, Noruega
Também conhecida como ‘Arctic Cathedral’ (Catedral do Ártico), essa igreja não é tão grandiosa, antiga ou cheia de detalhes arquitetônicos com as outras dessa lista. Mas acho que justamente essa simplicidade e contemporaneidade (ela foi inaugurada em 1965) que fazem dela especial. Isso é claro sem contar sua localização, no Círculo Polar Ártico.
Eu particularmente achei super bonito a maneira que a cruz ficou integrada na fachada triangular. E por sua vez, a estrutura triangular da igreja encaixa-se perfeitamente na paisagem de Tromsø. Por dentro eu não achei que ela tem nada de especial, é arejada e bem iluminada. Mas o mais bacana é que durante o verão a igreja serve de palco para concertos, celebrando o sol da meia noite.
A entrada na Ishavskatedralen custa NOK 40 (cerca de 5 dólares), e os concertos NOK 70 (cerca de 8.50 dólares). O horário de funcionamento muda de acordo com a época do ano, então consulte o site antes de ir. Endereço: Hans Nilsens vei 41, 9020 Tromsdalen
Leia aqui o post sobre nossa caça a Aurora Boreal em Tromsø.
Saint John’s Co-Cathedral em Valletta, Malta
Quando você chega na frente da Co-Catedral na capital de Malta, Valletta, pode até pensar: ‘mas por que essa é considerada uma das igrejas mais lindas do mundo?’. Bom, entre pra ter sua resposta. É, literalmente, de cair o queixo. Quando escrevi o post sobre o meu dia em Valletta, falei que essa não é apenas uma das construções mais bonitas entre todas as catedrais, basílicas e afins que já vi, mas como um todo. Mais bonita que diversos palácios, castelos… qualquer coisa!
Ela foi erguida entre 1572 e 1577 (o que acho bastante rápido para a época) pela ordem de St John, e no século 17 seu interior foi redecorado em estilo Barroco. Por isso ela é um dos mais importantes exemplos de arquitetura barroca na Europa.
Não há um pedaço do piso, paredes ou teto que não seja decorado com pintura, mármore ou detalhes dourados. São muitos, muitos detalhes, fica difícil imaginar como alguém conseguiu fazer um trabalho tão perfeito e que continua tão bem conservado. Além dos detalhes decorativos, nessa Catedral há também uma pintura de Caravaggio (The Beheading of St John the Baptist, 1608), pois essa igreja foi construída em homenagem a São João Batista.
Não deixe de entrar em nenhuma das capelas – não tenha pressa para visitar essa igreja.
A entrada custa 10 euros. Ela está aberta para visitação de segunda a sexta das 9:30 às 16:30h e sábado das 9:30 às 12:30h. Endereço: St John Street, VLT 1156. Consulte o site para mais informações.
Leia aqui todos os posts sobre Malta.
Sagrada Família em Barcelona, Espanha
Você nunca verá nada igual na sua vida, garanto. Então, se você tiver a oportunidade de visitar Barcelona, compre o ingresso para ver a Sagrada Família por dentro. Sim, por fora ela já é maravilhosa e completamente diferente de qualquer outra construção religiosa existente. Mas por dentro…ah! Os vitrais filtram a luz do sol e banham a ‘floresta’ de cores fortes e vibrantes.
Essa obra prima de Gaudí ainda está em construção, a qual está prevista para terminar em 2026. Não consigo imaginar todos os detalhes que ainda estão por vir! Ela já é tão linda como está, que realmente é difícil pensar que ainda falta tanto.
Não é a toa que a Sagrada Família é a atração mais visitada de toda a Espanha. Acho que além da beleza do projeto desse arquiteto visionário, o fato da gente acompanhar sua construção acaba sendo um atrativo também. Eu explico: ela começou a ser construída em 1882 (Gaudí assumiu o projeto no ano seguinte, e chegou a mudar seu escritório e sua casa para lá, para se dedicar integralmente a ela nos últimos 15 anos de vida) e será terminada apenas em 2026. Ou seja, a Sagrada Família ‘testemunhou’ todos os acontecimentos do século 20.
A gente costuma ler a história de grandes catedrais e abadias européias, construídas na Idade Média. Sabemos que algumas levaram mais de 100 anos para ficarem prontas. Mas essa… está passando por isso agora! Não precisamos ler em lugar nenhum, podemos ir até lá ver com os nossos prórpios olhos! Incrível, não?
A Cris, que é guia turística na cidade e escreve o blog Sol de Barcelona, tem dois posts ótimos sobre a Sagrada Família: um com 11 curiosidades e outro um guia prático para facilitar a visita.
O ingresso mais básico para entrar na Sagrada Família custa 15 euros, é recomendável comprar com antecedência pelo site para evitar filas. Ela abre diariamente, porém os horários mudam de acordo com a época do ano, consulte o site antes de ir. Endereço: Carrer de Mallorca, 401, 08013
Veja todos os nossos posts sobre Barcelona para programar sua viagem para a cidade.
Kölner Dom em Colônia, Alemanha
A Catedral de Colônia é o tipo de construção com o qual estamos mais acostumados na Europa, tanto por causa de sua arquitetura (Gótica) quanto sua história (ela começou a ser construída em 1248 e só foi terminada em 1880!!). Essa igreja é tão grande que é bem difícil encaixá-la em uma foto. Para quem chega em Colônia de trem, a Catedral será a primeira coisa que você verá saindo da estação. É um baque!
Essa catedral entrou na lista porque minha primeira viagem a Colônia foi muito marcante. Eu estava indo para lá, em janeiro de 2010 (fui muitas vezes depois…), na minha primeira viagem a trabalho depois que mudei para Londres. Lembro de chegar na estação e dar de cara com a catedral. Estava frio, era noite, ela é escura… foi um impacto dramático! Parecia coisa de filme.
Dentro da catedral, procure o vitral pixelado, obra do artista alemão Gerhard Richter. Esse vitral foi instalado em 2007, para substituir um que foi pedido na Segunda Guerra Mundial (desde então havia um vidro liso no lugar).
É impossível não parar pelo menos alguns segundos toda vez que você passa em frente a ela, seja de dia ou de noite. A entrada na Catedral de Colônia é gratuita, mas cheque os horários das missas no site. Quem quiser subir até o topo de uma das torres (são 533 degraus!!) precisa pagar ingresso, custa 5 euros – a entrada é pelo lado de fora da Catedral! Endereço: Domkloster 4, 50667
Veja aqui nossos posts sobre Colônia.
Christ Church Cathedral, Oxford
Essa igreja tem uma dupla função: é a Catedral da Diocese de Oxford e também a Capela da Chirst Church College (parte da Universidade de Oxford), algo único na Igreja Anglicana. A Christ Church College é uma das principais atrações de Oxford, e a visita a Catedral está inclusa no tour da College. Eu já visitei muitas igrejas em toda a Inglaterra, e essa pra mim é a mais bonita de todas.
A construção original data do século 12, e foi feito por monges augustinianos. O monastério foi abolido em 1524, e em 1525 o Cardinal Wolseley fundou a Cardinal’s College no mesmo local. Em 1546 foi que ela se tornou uma catedral, juntamente quando a college passou a ser chamada de Christ Church. Porém, a maior parte do que vemos hoje data da reforma que foi feita entre 1870 e 1876, pelo arquiteto Sir Gilbert Scott.
A foto de destaque desse post é de um pedaço do teto dela. Esse rendilhado é exuberante, mas há muitos outros detalhes lindos lá dentro, como os vitrais e a parte onde fica o coral (foto abaixo).
O ingresso para a visita a Christ Church College custa £9, e os horários de abertura mudam de acordo com a época do ano (e também de acordo com eventos agendados), por isso o ideal é consultar o site antes de comprar sua passagem de trem para Oxford. Endereço: St Aldates, OX11 DP
Leia esse post para saber mais sobre um passeio bate e volta de Londres para Oxford.
Basilica di Santa Croce em Florença, Itália
Quando visitei Florença não tinha colocado essa igreja no roteiro, acabamos entrando nela por acaso. Que sorte! Por fora ela já é linda, mas a supresa estava mesmo lá dentro – nenhum de nós sabia que ali estão enterrados Michelângelo e Galileo Galilei, entre outros nomes tão importantes da história da humanidade.
A Basílica esta de pé desde 1385 e mistura arquitetura Gótica e Renascentista. Ela é imensa, são dezesseis capelas lá dentro, além é claro do átrio principal. O chão é tomado por túmulo esculpidos de mármore (muitos já bem castigados pelo tempo e pisadas de milhões de visitantes), e as capelas são cobertas de pinturas nos tetos e paredes.
Mais do que uma igreja, a Santa Croce é um complexo, pois abriga um jardim lateral e também um museu que conta mais toda a história do local. Outra coisa bacana é que lá dentro funciona a “Scuola del Cuoio” (Escola do Couro), onde, como o próprio nome diz, é ensinado o ofício de fazer objetos em couro legítimo. Há uma lojinha cheia de produtos fabricados lá mesmo.
Preciso dizer que estar em frente ao túmulo de Michelângelo foi super emocionante, ainda mais porque eu não tinha ideia de que ele estava enterrado lá. No jardim lateral há uma estátua em homenagem a Florence Nightingale, a “mãe” da enfermagem moderna.
O ingresso custa 6 euros (vale a pena!), e a Santa Croce fica aberta de segunda a sábado das 9:30 às 17:30 e aos domingos das 14 às 17:30 – confirme os horários no site antes de ir, já que pode haver alteração nos feriados religiosos. Endereço: Piazza di Santa Croce 16, 50122
Veja nossos posts sobre Florença e Itália para programar a sua viagem.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Caramba, eu nunca tinha pensado nas minhas igrejas preferidas da Europa. É uma eleição difícil. Com certeza, no top da minha lista estará a Sagrada Família.
Adorei o post. Adoro visitar catedrais, amo arquitetura e essa sua lista é muito inspiradora. Sagrada Família é um sonho de vida. Barça está no top 5 cidades pra conhecer e a Sagrada Família number 1 na cidade. A de Colônia e de Malta tb são incríveis. Acho que nunca li a respeito antes de vc postar. Acho que posso citar uma só do que já visitei. Queria tanto conhecer, me encantei e ainda me encanta quando revejo minhas fotos e vejo postagens no instagram: St. Paul´s Cathedral. Histórica, marco de Londres e sou apaixonada por ela, hahaha
Helo,
Que desafio eleger as preferidas! Mas amei porque a lista nao é nada obvia, muitas delas eu nao conheço. Entre as minhas, fiquei muito impressionada com a Martorana, em Palermo, St.Stephen, em Budapeste e claro, Sao Marcos.
Bjos
Sem dúvida a Sagrada Família figura no topo de qualquer lista das igrejas mais lindas do mundo, mas eu destacaria também uma outra igreja que conheci ainda esse mês. Trata-se da Catedral do Sangue Derramado, ou Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derrramado, em São Petersburgo, na parte Europeia da Rússia. Ela foi construída no local onde o Czar Alexander II foi assassinado.
É uma Igreja ortodoxa simplesmente maravilhosa, além de ter seu exterior no estilo de arquitetura russa tradicional, com diversas torres e cúpulas, seu interior é totalmente (parede de forros) recoberto por mosaicos em cores intensas e motivos religiosos. Fica até difícil de explicar o impacto e a emoção de entrar nessa igreja.
Bem difícil escolher, mas realmente um seleção excelente, Helô! Ah, aquela igrejinha em Tromso é uma graça, né?
[…] interior da Catedral de St Paul é imenso e impressionante. Como em várias catedrais na Inglaterra, ela tem a nave principal, o setor do coral e capelas adjacentes. Os mosaicos, […]
Eu não deixaria de fora a Duomo em Milão e nem a Sacré Coer em Paris.
Amei a Duomo, tanto é que voltamos a visitá-la. A San Stephen em Viena é lindíssima. A principal pra mim foi a do Vaticano. Em muitas outras não entramos porque estavam fechadas, como a de Malta. Gostamos muito também da Catedral de Marselha. Abraço!
Essas são realmente incríveis, mas incluiria a Sacre Coeur, de Paris, que é um charme total.
[…] Leia também: As minhas 6 igrejas preferidas na Europa […]
[…] Leia também: as minhas 6 igrejas preferidas na Europa […]
A Sagrada Família é realmente imbatível! Mas a Duomo, em Milão; a Basílica de São Pedro, no Vaticano; e a Catedral de Berlin estão entre as minhas preferidas… todas elas são impressionantes! Espero poder conhecer as outras um dia. A de Florença e a de Colônia só consegui ver por fora, e ela realmente não cabe na foto hehehe parabéns pelo blog!
Obrigada! Realmente o Duomo é sensacional!
Todas lindas! Mas, ouso acrescentar algumas muito belas também, tais como: a imponência e beleza da catedral de Viena (Stephansdom), a catedral de S, Vito em Praga (com o maravilhoso castelo), a catedral de Salzburgo (Salzburger Dom) (com sua maravilhosa cúpula). Imperdíveis!
boas adições!
Olá!
Adicionaria a Asamkirche, em Munique, a Catedral de Milão, Catedral de Toledo.
Puxa, tem outras, mas agora estou lembrando dessas.
Obrigado e Parabéns,
Vladimir.
[…] As minhas 6 igrejas preferidas na Europa […]
Eu incluiria a Igreja de São Nicolau em Praga, lindíssima, mas não tenho uma preferida, ainda quero conhecer outras.
Saint Chapele em Paris, simples e maravilhosaaa com seus vitrais de tirar o fôlego !!!