Claro que uma cidade tão popular com turistas como Praga hoje em dia tem restaurante de tudo quanto é tipo. Você realmente acaba comendo o que quiser, se não gostar da gastronomia local. Existem estabelecimentos ultra tradicionais e outros com menu mais amplo, que permitem que pessoas com gosto completamente diferentes saiam super satisfeitas.
Eu já tinha lido que a turma lá é carnívora, e realmente isso fica bem óbvio no primeiro restaurante que você vai. Carne de porco, principalmente. Sopas são também populares, principalmente de alho, legumes e batata.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
No dia que chegamos, deixamos as coisas no hotel e fomos em busca de um lugar pra jantar, e acabamos entrando no U Bubeníčků, que tinha um menu bem típico – várias opções com carne de porco. Resolvemos encarar e experimentar as especialidades da casa:
O interessante é que, mesmo com o cardápio traduzido, a gente não tinha muita certeza de como seria a cara do prato. Por exemplo, como seriam esses dumplings de pão? Ou as panquequinhas de batata? Ou seja, não apenas a carne e sua maneira de preparo são bem particulares, como também esses acompanhamentos.
O dumpling de pão parece ser feito com miolo prensado, e apareceu em quase todos os pratos que comemos em Praga, é bem gostoso. Pelo que eu percebi, eles capricham no molho, o que faz a carne (seja que tipo de carne for) ficar bem macia e suculenta.
No dia seguinte almoçamos no Café Imperial (fiz um post exclusivo sobre esse lugar) e mais uma vez fomos de especialidades da casa, mas fugimos da carne de porco e tentamos mais uma vez pedir pratos diferentes. Olha só:
Dá pra ter ideia, pelas fotos, de como as carnes são macias né? E viram que sempre tem um vegetal ou legume? Eles capricham mesmo nos acompanhamentos.
Em uma das noites fomos jantar em um lugar recomendado por um conhecido do meu marido, e foi uma experiência, digamos assim, peculiar – o restaurante chama-se U Fleků e é uma espécie de túnel do tempo. Por alguns instantes você acha que está numa daquelas tavernas da idade média: mesas de madeira escura, cheiro forte de comida (e cigarro), pessoas falando alto e todo mundo com caneca de cerveja na mão.
O engraçado é que o guia de bolso que levei comigo pra Praga dizia que esse lugar era um “tourist trap” (roubada). Taí mais um prova de que esses guias impressos não são donos da verdade e que na hora de viajar a gente precisa se desgarrar de preconceitos. Adoramos ter ido lá!
Além de restaurante, eles produzem a própria cerveja – a única que você vai beber lá. E os garçons vão trazendo a medida que você termina, tem que ficar esperto! Eu não tomo cerveja, mas meu marido disse que é boa! Apesar de ser escura como uma stout (tipo a Guiness), ela não é uma stout, ou seja, não é forte como a Guiness, por exemplo. E cai bem com o menu da casa.
Ah, enquanto estávamos jantando, entrou um sanfoneiro pra animar a galera, e teve uma turma que requisitou música e até cantou, foi super divertido – fiz um filminho (inho mesmo, bem curto):
Mas olha, deixei o melhor pro final. O que eu mais gostei de comer lá foi um pão doce com um furo no meio, pois a massa é enrolada num tubo e assa assim. O nome é Trdelník, é uma massa fininha deliciosa coberta com açúcar e canela – mas existem variações, dá pra achar coberto com coco ralado e amêndoas, por exemplo. Viciei nesse pãozinho, tanto que quando fomos pra Bratislava, menos de 1 mês depois, e vi o pãozinho lá, tratei de garantir o meu!
Também já contei aqui no blog do Café Louvre, no post que fiz sobre a Praga de Franz Kafka – mais um lugar muito bacana pra fazer uma refeição.
Clique para ver todos os posts de Praga no Aprendiz de Viajante
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Talvez a gente tenha dado azar, mas as duas tentativas que fizemos com o tal do Trdelník (que achei lindo, é verdade!) foram fracassadas. Sabe por quê? Tinha gosto da luva de tirar do forno que os caras estavam usando. Sério. MUITO ruim. Fiquei com noxiiiinho. hahaha
nao acredito!!! mega azar! eu comprei numa barraquinha numa das pontas da onte carlos (do lado “esquerdo”) – tava booooommmmmm
Gente, estava escrevendo um post sobre a Romenia e nao conseguia lembrar o nome desse pao furado nem a pau – nem o marido (o nome eh outro, claro, traduzido)! Tem no noroeste da Romenia (vende em lojinhas, mas em feiras de praca publica tb), mas por influencia dos hungaros que la habitam.
Varias das comidas do seu post tem na Hungria (eu sempre achei que Goulash era hungaro) e Romenia (principalmente as carnes de porco), o que me fez pensar (bem envergonhada) que os paises do leste europeu sao bem parecidos. Pronto, pode me mandar pro paredao.
Me deu uma fome louca soh de olhar as fotos…
Chris, mas acho que tem muita coisa parecida sim, não conheçoi quase nada da região, mas acho que é natural né? muita história complicada, muita coisa de um que era de outro etc etc etc! eu até achei meio parente da comida alemã tbém viu? ; )
Ah! O Schnitzel tem na Áustria tb! Quando fui esquiar, era o prato mais vendido! Uma delícia 🙂
Helô, esse post me deu até fome 🙂
Cláu, ttambém tentei comer o tal Trdelník, mas desisti: um empregado da casa havia chegado da feira, de bicicleta e trouxe um daqueles caixotes de plástico cheios de legumes. Sem nenhuma cerimonia, largou o tal caixote no chão da loja, foi pro outro lado do balcão e enfiou a mão na massa! Putzzzz, eu sou muito nojenta pra comida, ainda mais depois de assistir essa cena. Quase vomito, rsrsrs…. Nos EUA, os manipuladores de alimentos são tão cuidadosos, pelo menos a maioria! O povo da Europa não tem higiene nenhuma nos restaurantes…..
Ops, Helô, pensei q fosse a Cláudia quem tinha escrito esse post, rsrsrs… Sorry!
Helo,
Estive em Praga em 2011 e adorei esse paozinho também!
Bjs
Irei pra Praga em março. Qual moeda levar? Me viro bem com euro ou dólar?
nenhuma das duas, vc tem q trocar por coroas tchecas.
[…] Gastronomia e restaurantes em Praga […]
A culinária tcheca é sensacional, não dá pra parar de comer. É cada prato melhor que o outro. E esse U Fleku? Não consegui sair de lá sem beber umas 8 canecas rsrsrs. Excelente post.