Em um domingo de sol e céu azul fomos visitar o Desert Botanical Gardens, literalmente o Jardim Botânico do Deserto. Esse Jardim Botânico muito diferente de outros jardins que conhecemos fica na cidade de Phoenix, já quase em Scottsdale, na área do Papago Park, onde também está localizado o Phoenix Zoo. Só o Desert Botanical Gardens tem 65 acres de área cultivada e mais de 50 mil plantas. É uma paisagem fantástica, a coleção de plantas é super diferente de tudo que eu já tinha visto antes.
Na entrada, vários tipos de cactos de tamanhos variados e esculturas em vidro do artista Chihuly (que por acaso nós tínhamos visto na nossa visita ao lindo Dallas Arboretum) já mostram o que está por vir.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Assim que entramos, de mapa em mãos, um senhor muito simpático que trabalha para o Jardim Botânico veio nos mostrar uma cobra típica da região, a King Snake. Ele tinha um filhotinho que estava mostrando pras crianças, e disse que esta espécie não é venenosa e pode ficar bem grande. Julia não quis mexer na cobra, eu peguei na minha mão pra ver se ela tomava coragem mas não adiantou. Eric ficou olhando curiosíssimo mas também não botou a mão não! Uma outra funcionária deu pra Julia uma folhinha com “tarefas”, pra ela brincar de detetive: localizar uma flor com um inseto pousado nela, localizar um cacto com uma mordida de animal, um ninho de passarinho, uma pena de pássaro, um buraco na terra…de um lado tinham as tarefas com as fotos do que ela estava procurando e do outro as explicações de cada uma das coisas. Ela adorou, ficou procurando (e achou) quase tudo.
Julia ficou logo fascinada pela quantidade de cactos diferentes, incluindo um cacto chamado Santa Rita Prickly Pear que muda de cor de verde pra rosa ou roxo dependendo das condições climáticas (frio e seco = mais rosa/roxo). Nós já tínhamos visto esse cacto na nossa viagem ao Arizona em 2005 e fui logo mostrando pra ela porque sabia que ela ia gostar. As flores são amarelas mas só aparecem na primavera, então dessa vez não vimos nenhum florido.
Passeamos pela trilha Desert Discovery, fomos vendo uma infinidade de cactus e outras plantas nativas, Muitos dos cactos tem flores, algumas só abrem no final do dia; e outros tem flores que parecem umas frutas, como a Prickly Pear, dos cactos de mesmo nome e que é usada na culinária local (inclusive em um outro hotel que ficamos eles oferecem uma margarita de Prickly Pear aos hóspedes no check-in!). Dizem que o suco da Prickly Pear é muito refrescante, mas deve ser misturado a outros sucos.
O cacto mais visto nessa região e protegido pela legislação do Arizona é o Saguaro. Altíssimo como uma árvore, está por todo lado, abriga vários animais e o primeiro “braço” pode levar até 75 anos pra nascer. As flores amarelas e brancas abrem à noite e essa é a flor-símbolo do Arizona.
Visitamos a parte do jardim de ervas, cheio de plantas comestíveis, Julia gostou de ver tomates, pimentões e pimentas crescendo e o relógio solar ali do lado. Encontramos com nossos amigos Flávia, Paul e Victoria que mudaram de Londres pra Phoenix no início do ano e Julia adorou rever a amiga (elas tem a mesma idade). As meninas continuaram a brincadeira de detetive e exploraram bastante o jardim. Almoçamos todos no simpático Patio Café, com mesinhas ao ar livre, comida gostosinha e leve, e com o dia perfeito que estava fazendo, a gente nem queria sair de lá.
Passamos no Butterfly Pavillion, que é uma estufa fechada com as borboletas. Centenas de borboletas voavam lá dentro, as crianças adoraram. Uma funcionária deu a dica que na primavera se você for e vestir uma roupa branca, elas vem pousar em você. Ela explicou que as espécies que eles tem na primavera são mais “amigáveis” do que as espécies que eles tem agora no outono.
Passamos pela Floresta de Agave Yucca…
…e seguimos para a trilha do Sonoran Desert, que mostra a vegetação do deserto dessa área, com ótimas placas explicativas. A trilha vai subindo um pouco e tem uma vista bonita do ponto mais alto, do jardim e de algumas das montanhas nas imediações.
Interessante que os buracos que a gente vê muitas vezes nos cactos Saguaro são feitos por pica-paus, que fazem seus ninhos lá dentro, protegidos do calor e do frio pelo cacto.
Acabamos saindo de lá já no meio da tarde e nem chegamos a fazer a trilha maior, Plants & People of the Sonoran Desert. Adoramos o lugar, vale muito a pena fazer essa visita!
Agora no final de novembro começa a iluminação noturna especial, Las Noches de las Luminarias: centenas de lanternas são espalhadas pelos jardins. Consulte a página pra saber mais detalhes porque os dias, horários e preços são específicos para o evento.
Obrigada ao Visit Phoenix e Desert Botanical Gardens que ofereceram os ingressos para a nossa visita.
Informações úteis:
Desert Botanical Gardens
Endereço: 1201 N. Galvin Parkway Phoenix, AZ 85008 Telefone: 480-941-1225
Horários: Outubro a abril das 8h-20h e de maio-setembro das 7h-20h. Veja no site oficial em que feriados o jardim fecha.
Preços: Adultos $18.00 dólares por pessoa, Idosos (acima de 60 anos) $15.00 dólares por pessoa, Estudantes (de 12-18 anos e universitários com identificação) $10.00 por pessoa, Crianças (3-12 anos) $8.00 cada e crianças com menos de 3 anos, grátis. Consulte sempre o site oficial antes de ir, esses preços são de novembro de 2012.
Dicas: o verão é escaldante, vá cedo ou no finalzinho do dia. Beba muita água porque o clima é muito seco e você pode desidratar sem perceber, principalmente as crianças. Use sapatos confortáveis, nem todas as trilhas tem calçamento. Carrinhos de bebê e cadeiras de roda conseguem circular pelas trilhas.
(para ver tweets e fotos dessa viagem ao Arizona que eu fui colocando em tempo real, procure pela hashtag #advinarizona no Twitter e no Instagram)
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Que demais Lu! O marido que ama cactos e deserto já falou que temos que botar na lista. E muito legal você ter encontrado a Flávia! 🙂 Muito fofa a Victoria e a Julia juntas. 🙂
A gente poderia ter passado o dia inteirinho lá facilmente, vocês vão amar! Encontramos com eles duas vezes, na South Mountain (no sábado) e no Desert Botanical Gardens no domingo, pena que não tivemos mais tempo, as meninas se dão super bem! 🙂
[…] jantado ainda e achei que a margarita ia me derrubar (não sabe o que é Prickly Pear? Então leia esse post depois) O Hyatt Regency Scottsdale Resort and Spa at Gainey Ranch a noite, todo […]
[…] tem paisagens mais interessantes do que a de uma área semi-urbana. Vimos muitos cactos Saguaro (já falei deles aqui) floridos (as flores duram apenas 24 horas), ovelhas, vacas e até alguns coyotes pelo caminho! Tem […]
[…] Desert Botanical Gardens: um jardim botânico diferente de todos que você já viu, com centenas de espécies de cactos de todos os tamanhos, cores e flores. São várias trilhas por entre a vegetação nativa cheias de placas interessantes falando sobre as plantas e cactos, fauna e clima da região. As crianças ganham um folhetinho com várias fotos de plantas e bichos pra eles localizarem no jardim. O restaurante é uma gracinha e serve comida leve no pátio charmoso. Leia o meu post completo sobre o Desert Botanical Gardens. […]
[…] do Arizona no excelente Heard Museum e aprender sobre o deserto e a vegetação da região no lindo Desert Botanical Garden, ambos em Phoenix. Se o seu sonho é fazer um passeio de balão, Scottsdale oferece várias […]
[…] muitos museus legais, como o Herd museum que conta a história das tribos indígenas do Arizona. O Jardim Botânico do Deserto é super legal e diferente, pois você aprende muito sobre as plantas locais. O Zoológico é […]